Quantas vezes você realmente esteva no presente, concentrado no agora? Já ficou por um momento sem pensar nos erros do passado ou o que fará no futuro? Se essa preocupação exacerbada acontece em sua vida, a meditação ativa será muito eficiente na busca da paz e tranquilidade da sua mente e espírito. Quem sofre ansiedade por exemplo, pode tê-la como uma grande aliada ao tratamento.
Através de muitos movimentos, técnicas de respiração, sons, e envolvimento, se forma um período de intensas atividades na meditação ativa que são capazes de dissipar o caos interior, tornando possível a paz, o equilíbrio, bem-estar e harmonia pessoal.
O que é meditação ativa?
Índice do Conteúdo
Se você não consegue se concentrar na meditação sem movimentos e considera a concentração um grande desafio, a meditação ativa é uma ótima alternativa. Com ela você poderá se movimentar enquanto acalma sua mente, e o melhor é que as regras você é quem faz.
A meditação em geral – inclusive a meditação guiada –, serve para silenciar, acalmar e harmonizar a mente, por isso quando estamos falando da ativa, a diferença vem da maneira com que você fará isso, que é através de movimentos e técnicas de meditação, tudo depende do motivo pelo qual se está praticando: ansiedade, estresse ou emoções descontroladas.
Por meio desses movimentos é possível eliminar qualquer tensão ou ansiedade, possibilitando diversos benefícios tanto para mente, como também segurança nas mais diversas situações do dia a dia.
E o que é a meditação passiva?
A meditação passiva é aquela que apenas observa os pensamentos, imagens que vêm e vão embora de nossas cabeças e principalmente a respiração. Geralmente são feitas em posição sentada, deitada, com mantras, mas lembrando que elas não utilizam dos movimentos livres como a meditação ativa.
Tipos de meditação ativa
- Meditação Caminhando: é realizada percebendo a cada passo os movimentos, as sensações. De preferência praticá-la em um local tranquilo, que se pode ficar descalço e sem interrupções;
- Meditação Osho: acontece em 4 estágios simples, e trabalha tanto com a respiração quanto ao expressar todo o sentimento que está reprimido, através de gritos, choros mas também do silêncio, esta é uma maneira de prestar atenção no corpo e por fim: celebrar;
- Nataraj: realizada através da dança livre, com análise profunda de si e de qualquer movimento que surge de repente;
Há ainda muitas outras como: kundalini, chackra breathing, nadabrahma, no dimensions, etc.
Vantagens e benefícios da Meditação Ativa
- Aumento moderado da energia;
- mais disposição;
- melhora a depressão;
- diminui as dores;
- diminui a frequência cardíaca;
- melhora o sono;
- aumenta a criatividade;
- desenvolve a intuição;
- autoconhecimento;
- melhora as relações pessoais;
- mantém o corpo e mente em atividade;
- traz sensação de bem-estar e vitalidade;
- diminuição da ansiedade;
- trabalha confiança;
- estimula o otimismo;
- clareza da mente.
A vantagem da meditação ativa é que ela pode ser praticada em qualquer lugar, não precisando de uma música ou um momento completo de respiração e concentração.
Independentemente de qual meditação é praticada ou de que forma, através de aulas de yoga, ou outros modos, sendo ativa ou passiva, os benefícios são sempre notáveis e duradouros, principalmente quando se combate o estresse, trazendo benefícios como o aumento da disposição, sono tranquilo, entre outros.