Diferentemente do que muitos podem pensar as simpatias com Palo Santo utilizam a madeira de uma árvore nativa da América do Sul e não uma erva. Fazer simpatias com o Palo Santo pode te ajudar em diversos aspectos da sua vida, já que esse incenso natural te ajuda na purificação energética e em outras coisas que deseja para a sua vida.
O processo de retirada da árvore é feito de uma forma natural para não agredir a natureza, já que é uma árvore sagrada para os povos nativos da região. Para tirar o óleo essencial do Palo Santo a destilação a vapor é o método mais eficaz, mas isso só acontece depois que a árvore está morta e seca tendo ficado desse modo por mais de 30 anos.
O que tem no Palo Santo?
Índice do Conteúdo
O Palo Santo possui limoneno, que ajuda a estimular a mente para que a criatividade possa se aflorar, além disso, essa substância é capaz de reduzir o estresse e fazer a limpeza de todos os ambientes e do corpo. Também possui terpineol, uma substância capaz de melhorar a imunidade por ter um efeito tônico, ajuda a equilibrar as energias da mente, do corpo e combate a proliferação de bactérias e fungos. O Palo Santo também possui o menthofuran, que auxilia na purificação e clareza da mente, dos pensamentos e das ideias.
Formas
O Palo Santo pode ser encontrado de diferentes formas:
– Madeira: A madeira da árvore fica disponível em pequenos gravetos ou cascalhos. Usualmente são pedaços da madeira compostas 100% por galhos das árvores. A madeira é queimada como incenso. À medida que queima, ele libera fumaça aromática no ar. Os cascalhos e o pó da Palo santo são usados da mesma maneira.
– Resina: o Palo Santo possui uma resina aromática que pode ser extraída e usada de forma separada. Assim como a madeira de Palo Santo, a resina é usada como incenso. É colocado em um disco de carvão aquecido em um incensário de resina, que libera o aroma.
– Óleo: o óleo essencial do Palo Santo é derivado de madeira e frutas. Normalmente, o óleo de Palo Santo é inalado durante a aromaterapia. Este método é freqüentemente usado ao fazer ioga, meditar ou realizar outras atividades para aliviar o estresse. O óleo também pode ser aplicado na pele. Essa técnica geralmente é usada para tratar a dor.
Como utilizar?
Repelir mosquitos
Tradicionalmente, o Palo Santo é amplamente utilizado para repelir mosquitos. Também é dito que detém formigas, cupins e moscas.
Seu óleo essencial é composto principalmente de limoneno que tem propriedades inseticidas, por isso é usado em repelentes naturais de insetos.
Reduz a dor
Outro suposto benefício é o alívio da dor. As pessoas usam Palo Santo para tratar diferentes tipos de dor, incluindo:
- artrite
- dor de cabeça
- dor de garganta
Novamente, esse efeito pode estar relacionado ao limoneno que também tem propriedades analgésicas (analgésicas) e anti-inflamatórias inibir certas vias neuronais.
Melhorar a resposta ao estresse
Muitas pessoas acham o aroma de Palo Santo relaxante, por isso é comumente usado para aliviar o estresse. Acredita-se que ele tenha um efeito purificador no corpo e na mente.
Algumas pesquisas afirmam que o limoneno inalado é capaz de trazer propriedades anti-estresse e anti-ansiedade.
Simpatias com Palo Santo
Com a madeira
Para queimar palitos de madeira de palo santo:
- Acenda um palo santo com uma vela, isqueiro ou fósforo.
- Deixe a vara queimar por 30 segundos.
- Apague a chama. Coloque o palito em um prato refratário para deixar queimar.
- Ao usar lascas de madeira ou pó, coloque-os em um prato resistente ao calor. Acenda-os com um isqueiro ou fósforo e apague-os após 30 segundos.
Após aceso, caminhe pela casa e sopre a fumaça liberada pela madeira por todos os cantos dizendo:
- Com essa madeira sagrada e pela força dos ancestrais.
- Que essa energia purifique o meu lar e todos os que aqui habitam.
- Que essa fumaça possa penetrar nas paredes da casa e limpá-la de todas as energias ruins.
Em seguida, sopre o incenso para você ou faça uma concha com as mãos levando a fumaça até o seu corpo e diga:
- Eu purifico o meu corpo, por dentro e por fora.
- Que ele esteja livre de doenças e de más energias.
- Que ele possa ser um receptáculo de cura, luz e poder.
Com a resina
Para este método, você precisará de um incensário de resina, disco de carvão e areia. Você também pode usar cascalho ou outro material não combustível no lugar da areia.
- Encha o queimador de resina com areia.
- Pegue o disco de carvão com uma pinça. Aqueça um lado do disco com um isqueiro ou fósforo. Repita do outro lado.
- Coloque o carvão na areia. Espere até que uma fina camada de cinzas se forme por cima.
- Adicione a resina por cima do carvão. Conforme a resina derrete, ela libera seu aroma.
- Mergulhe o carvão na água quando terminar.
Você também pode adicionar resina e um óleo carreador a um aromatizador de óleo essencial.
- Passe por todos os cômodos da casa com o óleo fazendo com que o seu aroma penetre em todos os lugares.
Fixe o aroma nos cantos das paredes de toda a casa. Repita esse procedimento por três vezes. Você deve começar no cômodo mais fundo da casa e ir carregando a energia “suja” até a porta principal onde você deverá fazer menção de arremessa-la para fora de casa.
Confira outros artigos: