Início Outros Estrela de Davi – O que é? Para que serve?

Estrela de Davi – O que é? Para que serve?

0
3649
Estrela de davi

A estrela de Davi de seis pontas é um símbolo comum tanto para o Judaísmo quanto para Israel. Conhecido em hebraico como Magen David (escudo de David), geometricamente é composto por dois triângulos sobrepostos, formando um hexagrama.

História da Estrela de Davi

Índice do Conteúdo

Embora hoje o símbolo comunique popularmente o judaísmo, suas associações com o ele são mais recentes do que se possa imaginar. Alguns historiadores remontam às comunidades judaicas da Idade Média, mas essas afirmações não são totalmente fundamentadas nem amplamente aceitas.

O que sabemos é que no século 17, o bairro judeu de Viena foi marcado com um hexagrama, para distingui-lo do resto da cidade. Por volta dessa época, a estrela também passou a fazer parte da arquitetura de sinagogas na Europa e no Oriente Médio e Norte da África.

Após o Caso Dreyfus no século 19, a estrela foi adotada pelo movimento sionista em seu Congresso de 1897, e isso deu ao símbolo mais destaque internacional. No século 20, a estrela tornou-se ainda mais evocativa do judaísmo quando foi usada pelos nazistas para marcar judeus para perseguição. E depois do Holocausto, a mesma estrela passou a fazer parte da bandeira do nascente Estado de Israel.

Estrela de Davi: significado

O que exatamente isso simboliza? Muitas explicações foram sugeridas, mas nenhuma é universalmente aceita. De acordo com o Zohar um livro medieval de misticismo judaico, as seis pontas da estrela representam as seis sefirot masculinas (atributos de Deus), em união com a sétima sefirah da fêmea (o centro da forma).

Um comentário existencialista mais moderno sobre a Estrela de David foi apresentado pelo filósofo Franz Rosenzweig  na Estrela da Redenção , que ele escreveu em cartões postais durante a Primeira Guerra Mundial. Rosenzweig descreveu dois triângulos entrelaçados – os cantos de um representando a criação, revelação e redenção; os cantos do outro representando o Homem, o Mundo e Deus.

Selo de Salomão

O rei Salomão, filho do rei Davi, estabeleceu Jerusalém como a cidade da justiça e da paz. Seu nome reflete o nome original da cidade, Shalem . Diz-se que Salomão recebeu “sabedoria e conhecimento”, o que geralmente significa um governo sábio, a capacidade de distinguir moralmente entre o bem e o mal e uma compreensão completa do universo.

A lenda do Selo do Rei Salomão, do maravilhoso anel de sinete que ele recebeu do céu, é comum ao Judaísmo, ao Cristianismo e ao Islã. O Selo do Rei Salomão, cuja base está no chão e cuja ponta atinge o céu, simboliza uma harmonia de opostos, cujo significado é múltiplo tanto quanto multicultural. Ele reflete a ordem cósmica, os céus, o movimento das estrelas em suas esferas e o fluxo perpétuo entre o céu e a terra, entre os elementos do ar e do fogo. O Selo, portanto, simboliza a sabedoria sobre-humana e governa pela graça divina.

Faça uma consulta com os melhores esotéricos e tenha orientações assertivas e esclarecedoras!

A estrela de seis pontas

Em 1536 dC, o sultão Suleiman, o Magnífico, ordenou extensas restaurações no Monte do Templo e converteu a igreja que havia sido construída no Monte Sião durante a conquista dos Cruzados em uma mesquita. Ao construir essa mesquita, Suleiman se ligou tanto a Salomão, filho de Davi, quanto ao Messias davídico que, segundo a crença cristã, é Jesus. Foi a consciência messiânica do sultão Suleiman que o levou a desenvolver o vínculo entre ele e o rei Salomão. Nas paredes que serão construídas ao redor de Jerusalém estão decorações de pedra na forma de dois triângulos entrelaçados Estrelas de Davi, conhecidas pelos muçulmanos como Khatam Suleiman e pelos judeus como Khatam Shlomo(Selo do Rei Salomão) cuja função era proteger a cidade.

O símbolo do hexagrama, a figura em forma de estrela formada por dois triângulos, tem muitas conotações, especialmente quando está dentro de um círculo; poderes sobrenaturais têm sido atribuídos a ele em muitas partes do mundo desde os tempos antigos. Além das associações nacionais judaicas que só se tornaram ligadas a ela nos últimos cem anos, o elemento abstrato da figura (que está conectada às estrelas celestiais) e sua completude geométrica a tornam um símbolo universal. Junto com a estrela de cinco pontas (o pentagrama, que é de origem muito anterior), o hexagrama representa o desenvolvimento da matemática e da geometria pelos gregos e seus sucessores em todo o Mediterrâneo.

Através da geometria, na qual os pitagóricos e seus seguidores viam o simbolismo cósmico, o hexagrama e o pentagrama tornaram-se uma expressão do céu e seu reflexo na terra, o divino e seu reflexo na criação e da conexão entre o céu e a terra, entre o macrocosmo e o microcosmo e entre o espírito e a matéria.

A civilização islâmica foi uma vibrante encruzilhada de cultura através da qual as conquistas do mundo antigo fluíram para a Europa moderna, através da qual as informações passaram de leste para oeste e vice-versa, e na qual vários grupos étnicos de diferentes línguas e religiões viveram lado a lado e contribuiu para o avanço cultural.

O hexagrama sagrado – Estrela de Davi

O Selo do Rei Salomão combina força e beleza, simbolismo e qualidade ilustrativa e tudo dentro de uma figura geométrica, a característica mais importante da arte islâmica.

A verdadeira essência do Selo do Rei Salomão é um símbolo da conexão entre os dois mundos seja expressa; neste contexto, simboliza a ligação entre ciência, beleza e metafísica, com elementos da medicina e magia, astronomia e astrologia, a arte da irrigação e sua influência no jardim, e a conexão simbólica entre os jardins do prazer e o Jardim do Éden, entre o céu e as cúpulas arquitetônicas e na cosmologia tradicional e sua conexão com a religião.

Hoje, o hexagrama é conhecido como “Estrela de David” e é visto como o símbolo definitivo do Judaísmo; o termo é usado até mesmo em países islâmicos. Existe uma certa confusão sobre suas origens, nome e associações. Na Europa, o pentagrama é geralmente conhecido como Selo do Rei Salomão, enquanto o hexagrama é conhecido como Estrela de Davi; e freqüentemente se presume que sempre foi assim.

No entanto, a evidência aponta para a evolução gradual do hexagrama de um símbolo cosmológico romano para um símbolo religioso e mágico que não estava especificamente conectado a uma religião ou povo. A pesquisa sugere que ambos os motivos foram usados ​​por religiões diferentes e que o significado mais claro do hexagrama está associado a técnicas mágicas para afastar as forças do mal. Professor Gershom Scholem, o notável estudioso da Cabala(Escritos místicos judaicos) estudaram a função protetora do hexagrama e sua entrada no judaísmo a partir das tradições islâmicas.

Você pode conhecer também o templo de Salomão, aqui!

Faça uma consulta com os melhores esotéricos e tenha orientações assertivas e esclarecedoras!

5/5 - (1 voto)

Estamos Online