Afinal, como praticar a espiritualidade e o autoconhecimento? Todos nós sabemos que nos agarrar aos próprios desejos não é uma tarefa fácil, já que o dia a dia tende a exigir demais e, além disso, pode ser muito difícil admitir para nós mesmos algumas vontades e, então, correr atrás delas. Porém, os nossos impulsos e sonhos nos direcionam a um caminho cada vez mais empoderado, de acordo com nossos interesses e estilos de vida.
Então, a partir do momento em que entramos em contato com quem verdadeiramente somos, torna-se possível viver de forma mais alinhada à nossa essência e propósito de vida, nos sentindo mais realizados.
Índice do Conteúdo
O autoconhecimento pode ser buscado de diversas formas, como por exemplo, na terapia, fazendo seu Mapa Astral, ou até buscando entender mais sobre o assunto. Além disso, os hobbies ou hábitos que cultivamos também nos ajudam a desvendar o “eu” interior.
O autoconhecimento também é associado à autoimagem, que diz respeito à visão que cada um tem de si. Apesar de sermos influenciados pelo meio social, é imprescindível para cada um de nós estabelecer uma autoimagem centrada em nossos valores, para que sejamos mais leais a nós mesmos.
Confie no poder dos oráculos e receba uma resposta para aquela dúvida que está no seu coração. Clique no link abaixo:
Faça uma consulta do Tarot e receba esclarecimento para a sua vida!
Existem múltiplas formas de autoconhecimento, e apenas através da experiência podemos saber qual se aplica à nossa vida.
Ainda assim, todos esses métodos pretendem algo em comum: a busca pelo entendimento sobre si. Mas não basta apenas entender racionalmente, trata-se de um acolhimento até das características mais desafiadoras da personalidade.
Estarmos abertos a novas experiências é um dos primeiros passos para o autoconhecimento. Afinal, apenas quando experimentamos determinada situação, conseguimos identificar o que ela nos causa, se gostamos ou não.
O protagonismo se refere a ideia de “papel mais importante”, como é usado no teatro e no cinema. Nas histórias, o protagonista é aquele o personagem principal, é quem corre riscos, que sofre mas que supera desafios.
No sentido figurado, então, entendemos que somos protagonistas das nossas vidas quando agimos com consciência de que são nossas próprias escolhas e sensações diárias que estão direcionando a nossa vida.
Em outras palavras, o protagonismo é a percepção de que o indivíduo tem controle sobre a própria vida. Então, ainda que não possa controlar o contexto e as adversidades, tem o poder de decisão para reagir.
Para que possamos tomar decisões ativas e assertivas em nossas vidas, é necessário, em primeiro lugar, desenvolver o autoconhecimento.
Sendo assim, ser protagonista da própria vida significa que precisamos conhecer aquilo que estamos fazendo, o porquê estamos fazendo, quais são as manobras que devemos tomar diante de determinadas situações, considerando nossas próprias habilidades e dificuldades.
Aprenda a assumir de vez o controle das situações na sua vida, com a ajuda dos oráculos você pode ganhar luz e entendimento para tomar suas decisões, clique no link abaixo:
Faça uma consulta do Tarot e receba direcionamento para tomar decisões!
Atualmente, a necessidade de parecer que estamos bem o tempo vem sendo fortalecida, criando o que foi chamado de positividade tóxica. Esse esforço feito para manter as aparências passa a se tornar uma uma obrigação ilusória, nos levando a agir de forma diferente daquilo que realmente queremos para agradar as outras pessoas.
Dessa forma, podemos perceber a importância do autoconhecimento para reger nossas ações diárias, já que se tornou algo quase automático ser aquilo que é esperado, deixando nosso verdadeiro modo de ser, agir e pensar em segundo plano.
Sendo assim, aprender a dizer Não para algumas coisas e pessoas é algo fundamental. Não se trata de pensar só em si próprio, mas sim de estabelecer limites, para que você alcance relações mais saudáveis e promissoras.
Apenas desse modo, é possível construir relacionamentos em que nos sentimos verdadeiramente realizados.
Isso não quer dizer que não teremos alguns conflitos, mas sim que, diante deles, será possível dialogar melhor, expondo o que nos incomoda, como isso poderia ser resolvido, sem que isso se torne uma grande briga.
Quando temos consciência de nós mesmos e do que gostamos, conseguimos fazer o nosso pequeno universo mais compatível com nossas crenças e percepções. Assim, conseguimos agir no mundo de forma mais segura, é por isso que o protagonismo está diretamente ligado com o autoconhecimento e a autoconfiança.
Quando não temos uma noção tão vasta do que somos ou gostamos, é necessário, muitas vezes, entrar em contato com determinadas experiências, para perceber o que somos e o que queremos. Porém, isso nem sempre é uma tarefa fácil!
O autoconhecimento acontece apenas quando saímos da zona de conforto. Dessa forma, podemos encontrar, por meio de outras perspectivas, aquilo que realmente faz sentido para nós, nossa “essência” e o nosso entendimento do mundo.
O problema é que o desconhecido tende a ser muito temido e até evitado, porque requer uma perda de controle que nos deixa vulneráveis às frustrações.
No entanto, perder o controle e enfrentar o novo faz com que entremos em contato com múltiplas formas de vivências. Somente assim é possível elaborar novas ideias, dar novos sentidos e encontrar o que faz sua alma feliz.
Para que seja possível construir relacionamentos saudáveis, devemos nos aproximar cada vez mais daquilo que somos e do que queremos. Consequentemente, nossas relações se tornam mais próximas das nossas maiores qualidades e dos nossos principais valores.
É visto, portanto, que investir na individualização faz com que a vivência na sociedade seja mais leve. A individualização, neste caso, trata-se da diferenciação que fazemos de nós mesmas, nos considerando seres únicos, diferentes dos outros.
Sendo assim, nós somos os maiores beneficiados quando investimos no processo de autoconhecimento. Como a noção de si mesmo é o que determina a maior parte dos seus comportamentos, é preciso se abrir a esse processo para encontrar seu lugar no mundo!
Todos enfrentamos problemas, mas continuar empurrando a situação com a barriga não dá, né? Quer saber o que as cartas do Tarot tem reservado para você? Clique no link abaixo:
Espiritualidade e autoconhecimento – receba direcionamentos do Tarot!
O Tarot das Luas é uma vertente encantadora e mística do tarot, que conecta a…
Novembro: O Mês da Celebração do Seu Poder Querido(a) leitor(a), esta semana lunar oferece um…
Deixe seu comentário