Ao longo de nossa vida nos deparamos com pessoas de várias personalidades diferentes, mas você sabia que elas podem ser divididas entre quatro temperamentos? É isso mesmo, eles são: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico.
Mas como identificar os quatro temperamentos?
É isso que veremos hoje, então continue comigo e aprenda as características de cada um deles e como acalmar cada temperamento.
Nesse texto você vai ver:
- Quais são os temperamentos: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico (existe um quinto temperamento chamado supina, mas ele é extremamente raro).
- O que define um temperamento: características como valores, maneira de agir, forma de pensamento, como lidar com os sentimentos e inclinações.
- Como saber meu temperamento: existe um teste chamado DISC, que avalia seu temperamento com base em quatro características básicas: dominância, influência, estabilidade e conformidade.
- Características dos quatro temperamentos principais e como lidar com eles.
Colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico.
Índice do Conteúdo
Conforme vamos crescendo e nos desenvolvendo, algumas características de nossa personalidade podem ficar mais acentuadas do que outras, e isso também acontece com o temperamento.
Porém, de acordo com estudos que vêm desde a Grécia Antiga, as pessoas se encaixam em quatro temperamentos com características específicas, são eles: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico.
Cada um deles possui suas peculiaridades como:
- maneira de ver a vida;
- valores;
- interesses;
- habilidades;
- inclinações.
Entretanto, é possível que alguma pessoa tenha características de dois temperamentos, mas, um deles sempre será o dominante.
Então, se você quer saber se é possível ser sanguíneo e melancólico, a resposta é sim, porém você terá mais características de um do que do outro.
E como saber quem é colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico?
Para que você saiba quais são os quatro temperamentos há um teste que você pode fazer, chamado DISC. Ele foi criado a partir da teoria do psicólogo William Marston, e tem esse nome pois avalia quatro traços básicos do comportamento:
- Dominância;
- Influência;
- eStabilidade;
- Conformidade.
Com ele, além de descobrir em qual dos quatro temperamentos você se encaixa, é possível compreender mais sobre os detalhes da sua personalidade e seus pontos fortes e fracos.
Então, vamos conhecer um pouco mais sobre as características do colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico.
Conheça seus pontos fortes e fracos e saiba como desenvolver seu autoconhecimento!
Características do temperamento colérico
Você já ouviu a frase ‘tal pessoa tem um temperamento forte’? Se sim, provavelmente estavam se referindo a um colérico, pois as pessoas coléricas tendem a ser um tanto explosivas e determinadas.
Além disso elas também são:
- extrovertidas;
- práticas;
- persistentes;
- líderes natos.
Igualmente, pessoas com temperamento colérico são muito intensas em relação aos seus sentimentos, em outras palavras, ou ela ama ou ela odeia. Por isso, as pessoas coléricas são muito associadas às pessoas com características do elemento fogo.
Como lidar com um colérico?
Entre os quatro temperamentos (colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico), os coléricos são os mais ativos, porém isso pode ser algo ruim se não souberem controlar.
Por exemplo, em algum jogo ou esporte, a competitividade do momento pode deixar o colérico com raiva, e acabar resultando em uma situação desagradável.
Da mesma forma, seu modo de falar e agir podem parecer intimidadores para algumas pessoas, principalmente se estiverem em um posto de liderança.
Mas se você é colérica e quer saber como controlar tais impulsos, fique tranquila, pois existem algumas coisas que você pode fazer.
- Meditação: com a meditação e técnicas de respiração você consegue controlar suas reações mais “fortes”.
- Yoga: você pode se manter ativa sem precisar da competitividade dos esportes.
- Aromaterapia: ajuda a controlar os impulsos e acalmar a mente.
Características do temperamento sanguíneo
Assim como as pessoas coléricas, as sanguíneas também tendem a ser extrovertidas e impulsivas, contudo, elas possuem uma habilidade maior com as palavras. Além disso também são:
- otimistas;
- calorosas;
- esperançosas;
- sensíveis.
Porém, as pessoas com esse temperamento tendem a perder o foco facilmente, principalmente se estão em conversas que não consideram interessantes. Assim, elas tendem a ser comparadas às pessoas com características do elemento ar.
Como lidar com um sanguíneo?
Embora sejam cheias de empatia e não escondam seus sentimentos, as pessoas sanguíneas podem ser um tanto inconstantes em relação a isso, ou seja, em um momento estão amando alguém, e no outro já não sentem a mesma coisa.
Por se adaptarem facilmente às situações, elas não perdem a paciência com qualquer coisa, e muito menos guardam rancor, mas não abuse da sua bondade.
Então, se você é sanguínea e quer melhorar em alguns pontos, pode tentar:
- Banhos energéticos: existem muitos banhos que podem te ajudar a melhorar o foco.
- Meditação: é ótima para trabalhar o seu foco e a sua concentração.
- Cristais: você pode usar a energia dos cristais para te ajudar a organizar seus pensamentos e sentimentos.
Descubra a melhor maneira de lidar com seus sentimentos com a ajuda do Tarot!
Características do temperamento fleumático
Assim como as pessoas com características do elemento água, os fleumáticos são, sensíveis e pacíficos, e estão sempre tentando evitar confrontos. Além disso, elas também são:
- sonhadoras;
- positivas;
- calmas;
- intuitivas.
Entretanto, pessoas fleumáticas podem ser indecisas, e às vezes o medo de tomar uma decisão errada acaba as levando a não tomar decisão nenhuma. Mas, se você precisar de ajuda, são as primeiras a oferecer, e lidam pacientemente com a situação.
Ademais, se você quer saber o que irrita um fleumático, coloque-o para trabalhar em um ambiente barulhento. Ele perderá a paciência rapidinho.
Como lidar com um fleumático?
Apesar de serem sensíveis, as pessoas fleumáticas não demonstram muito os seus sentimentos, e tendem a falar pouco, apesar de suas habilidades diplomáticas. Além disso, podem ser um pouco acomodados, precisando de ajuda para sair da sua zona de conforto.
Para que haja equilíbrio na vida do fleumático você pode usar:
- Banhos energéticos: existem banhos que podem renovar suas energias e te dar mais ânimo.
- Cristais: você pode usar cristais que te dão uma energia mais ativa e controle seus sentimentos.
- Aromaterapia: pode te ajudar a se conectar com seus pensamentos e entender seus sentimentos.
Características do temperamento melancólico
Os mais quietos entre os quatro temperamentos, os melancólicos são extremamente sensíveis e dedicados, contudo não gostam nenhum pouco de falar sobre os seus sentimentos. Além disso elas são:
- detalhistas;
- disciplinadas;
- leais;
- racionais.
Assim como as pessoas com características do elemento terra, as melancólicas não fazem nada por impulso, e não deixam os sentimentos dominarem na hora de tomar uma decisão. Por isso, elas podem parecer frias e mal-humoradas, mas só até você conhecê-las direito.
Como lidar com um melancólico?
Apesar do nome, não vá achando que o melancólico vai se abrir com você sempre que tiver um problema. Pelo contrário, quanto menos ele falar dos seus sentimentos melhor.
Mas, se você quiser falar sobre os seus, ele estará pronto para ouvir e, se precisar, te dará as melhores soluções para os seus problemas.
Para equilibrar as características dos melancólicos podemos usar:
- Meditação: ajuda a entrar em contato e entender os próprios sentimentos.
- Cristais: os melancólicos adoram acessórios, sendo assim, cristais para ajudar a relaxar e tranquilizar a mente são ótimos nessa situação.
- Aromaterapia: assim como os cristais e a meditação, podem ajudar a entrar em contato com você mesmo e se abrir mais em relação aos seus sentimentos.
Contudo, você sabe qual o temperamento mais raro do mundo?
Apesar do colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico serem os dominantes, existe mais um temperamento, que é extremamente raro, o supina. Suas característica principais são:
- compaixão;
- sabedoria;
- sensibilidade.
Dessa forma, quem tem esse temperamento costuma ser um grande líder, principalmente no aspecto religioso, como a Madre Tereza, por exemplo.
Mas, entre colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, existem muitas características que podem convergir, fazendo com que você tenha uma combinação de temperamentos. Mas, se ainda assim você estiver em dúvida sobre suas características dominantes, pode sempre tentar a ajuda da astrologia.
Até a próxima!
Descubra mais sobre sua personalidade fazendo o seu Mapa Astral completo!
Saiba como o poder dos incensos pode te ajudar na aromaterapia.