Se você está lendo esta matéria é porque desconfia que esteja em um relacionamento com uma pessoa narcisista. Não só desconfia, como anda sofrendo e tendo problemas, não é mesmo?
Antes de mais nada, respire fundo. Não deixe o desespero tomar conta e saiba que estamos aqui para informar você e também para acolher e orientar da melhor forma possível.
O amor foi feito para trazer paz, conforto e felicidade. Se ele causar dor, tristeza e te faz chorar, pode ter certeza de que “algo de errado não está certo”. Portanto, vamos entender um pouco sobre como é se relacionar com uma pessoa narcisista, os danos e como melhorar.
Índice do Conteúdo
Primeiramente, vamos entender um pouco mais da origem do termo. Você se surpreenderá com algumas similaridades com a vida real.
De acordo com o mito, Narciso era um belo rapaz, forte, atraente e exímio caçador. Apesar de tantas qualidades marcantes, Narciso tinha um vazio em seu coração.
Ele queria um amor que o completasse o tanto que necessitava. Não eram poucas as pessoas que tentaram conquistá-lo e que se encantavam com tantos talentos. Inclusive, diversas ninfas tentaram cativar o rapaz.
Para quem não lembra, as ninfas são divindades belíssimas que eram ligadas a aspectos divinos e da natureza. Entre as beldades, estava a amaldiçoada Eco. Essa ninfa tagarela tinha um dom peculiar de falar muito e enrolava as pessoas com conversas intermináveis.
Tentando proteger as irmãs que se divertiam com o marido de Juno (equivalente de Hera), Júpiter, Eco distraiu a deusa com suas curiosas e longas conversas. Percebendo que havia sido distraída, Juno amaldiçoa Eco a apenas repetir o que os outros falam.
Em uma bela e ensolarada tarde, Eco avista Narciso e como sua maldição não permitia que estabelecesse uma conversa, ela o segue em silêncio. Percebendo que havia mais alguém, ele grita “há alguém aqui?”, Eco responde “aqui”. Eles se encontram, mas as exigências de Narciso não poderiam ser supridas pela ninfa e ele a afasta com violência.
Entristecida, Eco se esconde em uma gruta, definha e seu corpo se junta às pedras, restando apenas a voz que espreita Narciso.
Enquanto isso, Narciso procura o amor e o encontra em um lago. Ele se apaixona pelo próprio reflexo. Doente de amor, lá ele permanece a se observar até encontrar a morte.
Apenas ele mesmo poderia cumprir com as exigências impostas. Só ele era o melhor.
Eles são sedutores, sabem falar e são articulados de uma forma fascinante. A pessoa narcisista irá conquistar você para conseguir algo e depois irá descartar. Esse processo ilusório é de muito sofrimento e muita gente não consegue reconhecer que o relacionamento é doentio.
O transtorno de personalidade narcísica é uma patologia psiquiátrica que acomete muitas pessoas. As características de uma pessoa narcisista são:
Uau! Como aquela pessoa é inteligente, charmosa e segura de si… Impossível não se apaixonar, não é mesmo? Aí o relacionamento começa e, em pouco tempo, o mar de rosas vira um pesadelo.
Você deixa de viver a sua vida para fazer o que a outra pessoa quer fazer. Dessa forma, vai se anulando e ficando em segundo plano. As brigas são constantes e aquele vai e volta é enlouquecedor.
Pode ser que você tenha se envolvido com uma pessoa narcisista. Conheça outros sinais.
Você está triste, precisa de uma ajuda ou quer um auxílio para finalizar uma tarefa? Não espere isso de uma pessoa narcisista. Ela vai exigir tudo isso de você, mas não fará o mesmo por você.
Narcisistas se colocam em primeiro lugar e o que importa é o que você pode oferecer. Quando não recebem toda a atenção que necessitam, ficam frustrados, raivosos e entristecidos.
Ah! Não espere comprometimento e companheirismo. Isso funciona de forma unilateral para o narcisista. Ele quer seu comprometimento 24 horas por dia, mas não quer fazer isso por você.
Flertar com outras pessoas na sua frente é natural e alimenta o ego da pessoa narcisista. Encaram isso como um desafio do tipo “viu? Eu consigo conquistar outras pessoas mesmo estando namorando. Nada nem ninguém me segura”.
Essa falta de respeito machuca e quando você tenta impor limites, a situação fica feia. Logo, a pessoa narcisista irá se frustrar e debochará de sua reclamação. Pois, para ela, não tem fundamento.
Certamente, uma pessoa que se relaciona com um narcisista pode ter ouvido algumas dessas frases. Algumas vezes de forma séria, outras em tom de brincadeira. Mas a presença do “eu” nas frases é sempre uma constante. O assunto nunca será você e o seu sentimento.
O narcisista está com você por algum motivo e, geralmente, ele irá mostrar o motivo quando exibe você. Talvez você seja sexualmente mais atraente que os(as) companheiros(as) dos amigos, mais inteligente ou tenha um cargo de prestígio.
Essa é a única hora que você vai ver o narcisista se rasgar de elogios para outra pessoa.
Sabe aquele vai e vem no relacionamento? É exatamente isso. Você não aguenta mais a instabilidade e esse “namoro unilateral”, reclama e o relacionamento acaba. Pouco tempo depois a pessoa volta, pede desculpas, vocês reatam e tudo acontece novamente.
Infelizmente, não é amor. A pessoa narcisista está usando você como consolo, para alimentar a sua necessidade de ser aceito e agradado.
A pessoa narcisista só te procura quando quer transar. Aí começa aquele jogo de sedução, os flertes intensos e ambos acabam na cama.
Infelizmente, quando tudo acaba, o narcisista se levanta, coloca as roupas e some da sua vida até bater o tesão novamente.
Se o narcisista é o “melhor melhor do mundo” em todas as tarefas, os outros não são bons o suficiente e ele deixará bem claro.
Pois, além de querer se posicionar como excelente, o narcisista fará questão de machucar e mostrar como os outros são inferiores. Fazer isso lhes causa enorme prazer.
O que fazer nesse caso? Restaure seu amor próprio, pois você não é o que a pessoa narcisista diz que é. E se o seu amor por essa pessoa for grande, aconselhe que procure ajuda psicológica e psiquiátrica.
Essa condição tem tratamento, mas não tem cura. O que acontece é o aumento do reconhecimento de que há algo errado.
Mas se você não tem mais paciência, parta para outra e se ame. Pensando nisso, separamos uma série de publicações que podem ajudar você nesse momento. Confira:
E se você precisa de uma ajudinha extra, como uma orientação. Saiba que nossos esotéricos estão de braços abertos para receber e acolher você. Além disso, temos uma área específica para cuidar apenas de assuntos amorosos.
Espero que você fique bem! Um grande abraço e até a próxima! ✨❤️
O Tarot das Luas é uma vertente encantadora e mística do tarot, que conecta a…
Novembro: O Mês da Celebração do Seu Poder Querido(a) leitor(a), esta semana lunar oferece um…
Deixe seu comentário