Se você gosta de produtos frescos, como vegetais e temperos, já considerou plantar a sua própria horta em casa? Ainda mais, já pensou que ela pode estar mais perto da sua cozinha do que em um quintal?
Sim, estamos falando de horta em apartamento ou pequenos espaços. Além disso, saiba que elas podem ser super elaboradas ou simplesmente ser uma hortinha com garrafa pet.
Acompanhe essa matéria e se delicie com essa prática que é cada vez mais comum nos dias de hoje.
Horta em casa: uma atividade relaxante.
Índice do Conteúdo
Nesse período de pandemia é normal se sentir esgotada e cansada de tanto ficar em casa. Além disso, muitos dos nossos lares tiveram seus cantinhos redecorados às pressas para acomodar nossos computadores, agendas e outras coisas do trabalho.
Morar e trabalhar no mesmo lugar, para muitos, é motivo de estresse. Sendo assim, porque não investir em uma atividade prazerosa e relaxante que pode lhe render frutos (ou legumes e temperos)?
Saiba que a atividade de pensar, criar e cuidar de uma horta traz muitos benefícios para sua saúde física e mental. Você cria vínculo com o que está cultivando e cada folhinha nova e cada brotinho que surge é uma conquista.
“Não adianta, não tenho o dedo verde” é o que mais escutamos. Entretanto, não é questão de ter mão boa ou não. Trata-se de seguir umas regrinhas básicas de cultivo que está tudo certo. Além disso, você pode trabalhar o Feng Shui no jardim. Por exemplo, escolher as melhores plantas para fazer esse Feng Shui já é por si só uma atividade que acalma a alma.
Como harmonizar o ambiente com uma horta em casa?
Uma das grandes preocupações de quem quer montar uma horta em casa é saber se vai conseguir ter um ambiente harmônico. Além disso, também há a preocupação sobre que vasos e estruturas usar.
Dessa forma, é muito comum a horta em casa acabar morrendo antes do projeto sair do papel. Sendo assim, vamos separar um passo-a-passo para você garantir um ambiente mais harmonioso e verde no seu apartamento.
Escolha um local apropriado – horta em casa
Primeiramente, a sua horta em casa precisa de, no mínimo, duas horas de exposição solar. Dessa forma suas plantinhas crescerão de forma saudável e sem grandes problemas.
Esse local precisa também ser arejado, ou seja, ter uma boa circulação de ar. Por exemplo, você pode escolher um espaço próximo a uma janela ou até mesmo em uma sacada.
Observe seu entorno – horta em casa
O que ficará perto da sua horta em casa? Será a sua cozinha ou será a sala? Ela vai ficar na lavanderia ou na sacada? Observe o ambiente em que vai ficar para poder fazer as escolhas certas na hora de montar sua hortinha.
Se ela ficar próximo à sala, por exemplo, você deve cuidar para que ela não “brigue” com a decoração. Escolha uma estrutura e vasos que, além de servirem de suporte à sua horta, sirvam como decoração.
Se a hortinha vai ficar escondida na cozinha ou lavanderia, longe de olhos curiosos, pode optar por estruturas mais simples e funcionais, como caixotes de madeira de feira e vasinhos de garrafa pet.
Lembrando que: não é porque é simples que tem que ser feio. Você pode envernizar os caixotes de madeira e criar estruturas de garrafa pet que são bem bacanas. No vídeo abaixo tem uma sugestão bem interessante. Confira!
Escolhendo os vasos para as plantas – horta em casa
Agora que você já pensou onde ela vai ficar e que estruturas usar, está na hora de escolher as plantinhas e seus suportes. Lembre-se que ervas e temperos costumam ter raízes menores, portanto podem ser colocadas em pequenos vasos.
Já vegetais e algumas verduras exigem uma certa profundidade. Sendo assim, invista em vasos grandes que podem ir diretamente no chão. Não se esqueça de proteger o piso com um prato apropriado e coberto com pedriscos ou bidim, uma espécie de manta, assim não acumula água.
Quais plantas e ervas escolher para minha horta em casa?
Se você é apaixonada pelo poder das ervas e costuma fazer banhos para atrair proteção e saúde, porque não cultivar com amor e carinho as próprias plantinhas? Isso mesmo! Deixe o poder emanar pelas suas mãos e deixar essa vida verde brotar!
E, se você costuma ter problemas no cultivo, deixe a lua dar uma forcinha. Ou seja, aguarde a melhor fase da lua para fazer o plantio e deixe a natureza agir.
Então, acompanhe abaixo uma sugestão de ervas a lista de ervas para sua horta em casa
Coentro
Fácil de plantar e cuidar, ótimo para receitas. Além disso, é perfeito para banhos de prosperidade.
Pimenteira
As sementes são vendidas tanto em mercados quanto em floriculturas. Exige um pouco de cuidado, mas o resultado é satisfatório. Além de livrar sua casa do olho gordo automaticamente, também pode fazer simpatias com pimenta..
Manjericão
Assim como o coentro, o manjericão funciona tão bem na cozinha quanto nos banhos de limpeza energética. Também é fácil de cultivar e a planta é bem aromática.
Hortelã
Falando em aroma, essa certamente é uma das mais aromáticas. Gosta de bastante luz e costuma se esparramar pelo vaso lindamente. Faça um banho de hortelã para eliminar tanto a sensação de cansaço quanto as energias negativas.
Camomila
Ela é linda e a rainha dos chás para acalmar. A Camomila é mais exigente, precisa de um vaso de tamanho médio, com cerca de 30cm de altura. Depois disso é só regar regularmente para ver essas lindas flores surgirem. Além de um delicioso chá, você pode fazer o poderoso banho de camomila que é energizante e atrai todo tipo de coisas boas.
Erva doce
Essa maravilhosa planta em que se aproveita desde as sementes até o talo! Essa maravilha pode atingir até dois metros de altura, dependendo de onde foi plantada. Como vamos plantar ela em nossa horta em casa, escolha um vaso grande, com no mínimo 30 cm de profundidade.
Ela gosta de muito sol e o solo tem que estar úmido, não encharcado. A colheita da erva doce se dará entre 90 e 100 dias e você pode aproveitar para fazer umas simpatias.
Gostou da ideia? Quer ver mais alguma coisa relacionada ao tema? Deixe sua mensagem nos comentários! Cuide bem da sua hortinha para ela cuidar bem de você depois!