Não seria ótimo se pudéssemos para no meio de um dia estressante e liberaremos nossas energias na natureza? Pois é isso que faz o jardim zen.
O jardim zen, ou jardim japonês, vem ganhando cada vez mais destaque, principalmente por ser um meio poderoso para ajudar a tranquilizar nossa mente em um dia agitado. Isso porque ele tem algumas técnicas e materiais que nos ajudam a descarregar as energias.
Ficou curiosa?
Então continue comigo e vamos aprender como fazer jardim zen e quais benefícios ele pode trazer para a nossa vida.
Nesse texto você vai ver:
O jardim zen japonês é um espaço que pode ser montado em qualquer lugar, desde um espaço grande como o seu quintal, até a sua mesa de escritório. Assim como o feng shui, ele nos ajuda a preparar o espaço de maneira harmoniosa e que nos traga boas energias.
Mas para que serve o jardim zen?
O jardim zen é uma combinação de itens que ajudam a entrar em contato com a natureza em qualquer ambiente, e assim, é possível meditar e acalmar a mente onde quer que você esteja.
Melhore o fluxo de energia de qualquer ambiente com o auxílio do Feng Shui!
Índice do Conteúdo
O jardim zen é uma prática que vem sendo feita há quase três mil anos. Ele surgiu a partir dos preceitos do budismo, e era um local para meditação que trazia paz, tranquilidade e relaxamento.
Com a ajuda de elementos do feng shui, o jardim zen tem o objetivo de trazer as forças da natureza para mais perto das pessoas, colaborando com o seu relaxamento.
Ainda assim, mesmo que a diferença de tamanho altere algumas coisas na montagem do jardim ze japonês, existem alguns elementos que são essenciais, e fazem parte de qualquer montagem. São eles:
A madeira costuma estar sempre em retângulos, e no caso dos jardim zen de mesa, ela é a base que sustenta a areia. Na composição do jardim zen, esse elemento representa o mundo e a energia fundamental que recebemos.
Em seguida temos a areia, que representa a fluidez da água. Da mesma forma, esse elemento também representa como as coisas estão sempre mudando em nossa vida. Com isso, temos o ancinho, que é usado para fazer desenhos na areia.
Contudo, nunca faça triângulos em seus desenhos, pois acredita-se que as pontas dessa figura representam espinhos e podem nos ferir. Então é indicado que os desenhos na areia representem sempre esse poder de mudança e continuidade, assim como desenhos circulares ou ondas.
E por fim temos as pedras, que representam a permanência e mutualidade em nossas vidas.
Como vimos anteriormente, o jardim zen pode ter diferentes tamanhos, sendo assim quanto maior o jardim, mais detalhes você pode acrescentar, como:
Contudo, você deve se lembrar que o jardim japonês surgiu para ser um lugar tranquilo, sendo assim, o uso exagerado de alguns elementos pode acabar tendo o efeito contrário e deixar o seu jardim desarmonioso.
Então para que você possa fazer o seu jardim da melhor forma, aí vão algumas dicas.
Consiga mais harmonia em sua vida se guiando com as cartas do Tarot!
Como vimos anteriormente, o excesso de coisas pode deixar o seu jardim zen desarmonioso e acabar deixando o fluxo de energia mais congestionado. Então, mesmo que você use todos os elementos que vimos antes, é extremamente importante que você o faça de uma maneira simples.
Primeiramente, você precisa decidir o lugar onde o seu jardim será feito, então despeje areia no espaço escolhido. Depois disso, vamos às pedras.
Você pode usar gravilhas para colocar em volta do seu jardim ou misturar algumas com a areia para dar mais consistência em sua superfície. Entretanto, não deixe pedras no meio do seu jardim, pois isso pode atrapalhar o fluxo energético. Então, é hora de escolher as plantas.
A escolha das plantas depende de você, mas lembre que elas não precisam ser muito grandes. Sendo assim você pode colocar:
Em relação à madeira, você pode usá-la para delimitar o espaço do seu jardimjaponês ou fazer um caminho com pedaços de madeira. Além disso, as plantas também podem servir para representar esse elemento.
Por fim, temos a fonte e a estátua. Muitas pessoas usam esses elementos para decorar o seu jardim. A fonte pode ser colocada para potencializar o efeito relaxante, por causa do som. Já na estátua, as pessoas costumam colocar uma estátua de Buda, como um símbolo de calma.
Para o jardim zen de mesa, você vai precisar dos itens básicos.
A caixa de madeira vai ser a base do seu jardim, sendo assim, você pode escolher o tamanho que você quiser, mas lembre-se, nada de triângulos. O ideal é que seja uma caixa quadrada ou retangular.
Para as pedras, você pode colocar pedras pequenas ou cristais, mas o número de pedras deve ser ímpar. Algumas pessoas montam seus mini jardim ze com as 7 pedras dos chakras, mas você pode colocar uma quantidade menor se quiser.
Da mesma forma que os jardins grandes, no mini jardim japonês também é possível colocar plantas e estátuas. Para as plantas, algumas pessoas usam suculentas, ou até pequenas plantas de plástico (o que importa aqui é a representação).
Igualmente, para as estátuas existem miniaturas que você pode colocar para complementar o seu jardim. Entretanto, cuidado para não exagerar, ou seja, se for uma caixa pequena, não precisa colocar tanta coisa.
Como vimos antes, no lugar das pedras é possível colocar cristais no seu jardim. Dependendo do tamanho dele, é possível colocar as 7 pedras dos chakras:
Entretanto, existe outros cristais que também pode trazer uma boa energia para o seu ambiente, como:
Mas, se você ainda tiver dúvidas sobre como montar o seu mini jardim, existem vários modelos prontos disponíveis para compra.
Enfim, agora que você já sabe para que serve o jardim zen, que tal conseguir o seu? Com alguns minutos por dia de interação com o seu jardim, é possível acalmar sua mente e seu coração, para que a harmonia esteja sempre em seu caminho.
Até a próxima!
Converse com nossos especialistas e conheça as melhores simpatias para trazer harmonia!
Liberte-se do estresse do dia com essas poderosas técnicas
Expansão e Busca Pessoal: Equilibrando nossas Mentes Amado(a) Leitor(a), chegamos aos dias 22 e 30…
O Tarot é uma prática ancestral que combina arte, misticismo e sabedoria espiritual. Entre os…
Deixe seu comentário