De fato, hoje em dia cada vez mais pessoas estão buscando maneiras de se manterem saudáveis, e uma delas é a panaceia da ayurveda.
Baseada em uma terapia complementar muito antiga, a panaceia é um tônico que promete ajudar em nossa saúde física. Então, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a panaceia na ayurveda e como fazer esse tônico.
Nesse texto você vai ver:
- Origem da panaceia e ayurveda: a ayurveda surgiu na Índia a muitos anos atrás como uma terapia complementar e a panaceia é uma de suas técnicas.
- Como funciona a ayurveda: a ayurveda estuda o ser humano com um todo (corpo, mente e espírito) e então combina várias técnicas para trabalhar no equilíbrio energético do ser.
- O que é panaceia: a panaceia é uma receita que combina alguns ingredientes que, ao serem ingeridos, ajuda a eliminar as toxinas do corpo, e como resultado, promove melhora física de alguns sintomas e fortalecendo o sistema imunológico.
- Benefícios do consumo da panaceia;
- Receita e contra-indicações da panaceia.
Panaceia e ayurveda: como surgiu?
Índice do Conteúdo
Antes de mais nada, para que possa entender a panaceia, você sabe o que é ayurveda?
A ayurveda surgiu na Índia, há muitos anos atrás, e trata-se de uma terapia complementar que estuda o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, propondo diferentes técnicas para trabalhar na energia do corpo.
De acordo com ela, as energias podem afetar nossa saúde física, por exemplo:
- traumas;
- má alimentação;
- bloqueios emocionais;
- estresse.
Assim, tais coisas, podem trazer uma carga negativa para o nosso corpo, o que acaba bloqueando o nosso fluxo energético, e por consequência, enfraquece o nosso sistema imunológico nos trazendo doenças.
Então, a ayurveda encontrou algumas maneiras de trabalhar esse fluxo energético para curar sintomas de:
- ansiedade;
- depressão;
- problemas de estômago;
- dores crônicas;
- insônia;
- problemas de pele;
- entre muitas outras coisas.
Contudo, é sempre bom lembrar que a ayurveda é uma terapia complementar. Ou seja, antes de se autodiagnosticar e começar a prática, você precisa se consultar com um médico.
Entenda mais sobre as energias que afetam a sua saúde com os nossos especialistas!
Como a ayurveda funciona
Como vimos anteriormente, a ayurveda combina diferentes técnicas para trabalhar o fluxo energético das pessoas, então, vamos conhecer algumas delas.
- Aromaterapia: a partir da aromaterapia é possível enviar sinais para o nosso cérebro e ajudar com o relaxamento do corpo e trabalhar em alguns bloqueios emocionais e mentais;
- Massagens: trabalhando pontos específicos é possível aliviar dores e desbloquear o fluxo energético dos chakras, além de relaxar os músculos, trazendo uma sensação de tranquilidade.
- Meditação: com a meditação podemos trabalhar no relaxamento da nossa mente e compreender mais sobre os nossos próprios sentimentos e pensamentos. Com isso, também é possível identificar possíveis traumas e bloqueios mentais no nosso inconsciente.
- Yoga: a yoga é uma prática que combina a percepção mental (com a meditação) e corporal da pessoa, além de ter algumas posições que auxiliam a diminuir dores e melhorar nossa energia.
- Fitoterapia: a fitoterapia usa as forças naturais das plantas para promover a limpeza energética e curar algumas dores e doenças. Assim, tais plantas podem ser usadas na forma de chás, sucos, cápsulas ou em pó.
- Alimentação: cada alimento que consumimos possui sua própria energia, por consequência, alguns alimentos podem nos afetar negativamente. Sendo assim, na ayurveda aprendemos algumas dietas que podem nos ajudar a deixar nossas energias mais leves.
Então, foi pensando no consumo de alimentos e nutrição do nosso corpo que surgiu a panaceia. Então vamos aprender sobre esse tônico, quais são os seus benefícios e como fazer a panaceia da ayurveda.
O que é panaceia na ayurveda?
Alguns conhecem como um tônico, outros como xarope, contudo, independente da nomenclatura, a panaceia é uma receita da ayurveda que foi feita para ajudar a melhorar nossa saúde.
Assim, usando alguns ingredientes específicos, podemos fortalecer o nosso sistema imunológico de uma maneira natural e que não agrida nosso corpo.
Mas como exatamente funciona a panaceia da ayurveda?
Ao fazer a panaceia, a receita mistura ingredientes que induzem nosso corpo a expelir algumas toxinas que possam estar acumuladas em nosso organismo. Como resultado, além de nos livrarmos dessas toxinas, nosso sistema imunológico fica mais forte.
Elimine as energias negativas que atrapalham a sua saúde espiritual com as simpatias de limpeza!
Qual é o benefício da panaceia?
Além do fortalecimento do sistema imunológico e da liberação de toxinas, a panaceia leva em sua receita alguns ingredientes que podem ajudar muito o nosso corpo.
- ajuda a desinchar;
- combate retenção de líquido;
- ajuda no controle da pressão arterial, pois melhora a circulação sanguínea;
- diminui a acidez do estômago, evitando gastrites;
- acelera o metabolismo;
- ajuda na digestão;
- melhora a absorção de nutrientes;
- reduz o colesterol;
- diminui quadro de enjoos (muito usado por pacientes em tratamentos fortes que causam náusea e vômito).
Então, para que você possa obter todos esses benefícios, vamos aprender como fazer a panaceia da ayurveda e como você deve tomá-la.
Como fazer xarope de panaceia- receita
Para que você faça panaceia não há segredo, e você pode fazer em quantidade pequena, para que não estrague, ou em um volume maior, para o caso de ter mais de uma pessoa para consumir. Assim, para essa receita você vai precisar de:
- 3 colheres de sopa de suco de limão (espremido na hora) ;
- 3 colheres de sumo de gengibre;
- 1 colher de café de sal marinho ou de rocha (o sal comum pode aumentar a pressão arterial);
- 3 colheres de café açúcar mascavo.
Primeiramente, para conseguir o sumo do gengibre você deve ralar e espremer, até que consiga a quantidade específica.
Então, em um recipiente com tampa, coloque todos os ingredientes, e vá mexendo até que fique homogêneo. Depois é só fechar e guardar na geladeira para mantê-lo fresco.
Como tomar a panaceia da ayurveda
Por se tratar de um tônico para ajudar com a nossa imunidade, a panaceia pode ser tomada de diferentes maneiras.
- se você estiver completamente saudável, tome uma colher de sopa da panaceia 20 minutos antes de cada refeição;
- se houver algum sintoma de gripe ou resfriado, você pode tomar 1 colher de chá a cada hora, ou a cada 2 horas, dependendo de como estiverem os seus sintomas.
- No caso de crianças, faça uma receita nova e acrescente 200 ml de água para diluir, então, pode oferecer da maneira que preferir.
Porém, apesar de seus benefícios, a panaceia não é indicada para todas as pessoas, sendo assim, aí vão alguns cuidados a serem tomados.
- crianças de até 7 anos e idosos devem tomar uma dose menor, ou seja, com a receita diluída em água;
- não deve ser oferecido para bebês;
- deve ser evitado durante toda a gravidez;
- pessoas com problemas de ganho de peso devem tomar metade da dose;
- em casos de irritação, queimação ou aumento de pressão arterial, o uso da panaceia deve ser interrompido.
Então, agora que você conhece os benefícios da panaceia da ayurveda e sabe como fazê-la, é só colocá-la em sua rotina e aproveitar seus benefícios. Contudo, lembre-se dos cuidados, e se começar a se sentir mal, interrompa o seu consumo. Até a próxima!
Trabalhe no seu equilíbrio energético com as melhores meditações guiadas!
Saiba como limpar suas energias do estresse com essas técnicas.