Em 20 de Agosto comemora-se o dia de São Bernardo. Ele dedicou sua vida inteira para a propagação da fé e dos costumes principais que rondavam a vida de Cristo. Através da simplicidade e da humildade vivia colocando seu dom da oratória em prática, convencendo aquelas pessoas que estavam afastadas do amor de Cristo a retornarem à vida pela oração.
Aproxime também a sua vida de Deus através do amor, dedicação e devoção. Clique aqui e faça uma consulta com o Tarot do Anjos, receba mensagens de inspiração e sabedoria para enfrentar qualquer dificuldade em sua vida!
Índice do Conteúdo
Bernardo nasceu na França, por volta do ano de 1090. Ele era filho de um nobre e de uma mulher virtuosa, tinha 7 irmãos e sempre se destacou por sua sabedoria e facilidade de comunicação.
Com 22 anos, entrou na Abadia de Cister, que era um mosteiro fundado por São Roberto de Molesme e foi nesse período que convenceu mais de trinta homens, incluindo diversos amigos para entrarem na ordem.
São Bernardo sempre se dedicou muito aos estudos e oração, praticou as regras do mosteiro com muita seriedade e rigidez. Tinha grandes dons para a oratória e por isso, através das conversas, conseguiu converter tanto o pai como também um dos irmãos para entrarem para o mosteiro, os quais mais tarde foram eternamente gratos a Bernardo.
Com apenas 25 anos, fundou a Abadia de Claraval e tornou o lugar conhecido por toda a França como também pela Europa. Todos falavam da humildade, caridade e principalmente da cultura profunda que era pregada no lugar, por isso cada vez mais pessoas se interessavam e convertiam-se.
Bernardo teve uma visão com um menino cheio de luz divina, que dizia:
“Fala aos outros sempre, pois serás inspirado pelo Espírito Santo e receberás a graça especial de compreender as fraquezas das pessoas e ajudá-las.”
Assim, ele colocou em prática a Palavra de Deus e tudo o que a visão pedia e depois de muito esforço e trabalho, o mosteiro chegou a abrigar mais de 700 monges.
Com o passar dos anos, São Bernardo fundou mais 72 casas, além de participar do Concílio de Latrão, do Concílio de Troyes e do Concílio de Reims.
Sua devoção à Virgem Maria era insubstituível, quando estava na Alemanha em uma das igrejas, ele se ajoelhou e repetia fervorosamente:
“Ó Clemente; Ó Piedosa; Ó Doce Virgem Maria!”
Essa frase mais tarde compôs o Salve Rainha.
Depois de quase mil anos, a Ordem Cisterciense ainda continua crescendo, junto com diversos mosteiros que o próprio São Bernardo fundou: 35 na França, 14 na Espanha, 10 na Inglaterra e Irlanda, 6 em Flandes, 4 na Itália, 4 na Dinamarca, 2 na Suécia e 1 na Hungria.
Além disso, aqui no Brasil temos uma cidade chamada de Claraval, que nasceu em volta de um grande mosteiro.
Em seu falecimento os monges rezavam fervorosamente para que Deus poupassem a vida de Bernardo, em meio a tudo isso o Santo disse:
“Porque desejais reter aqui um homem tão miserável? Usai da misericórdia para comigo e deixai-me ir para Deus.”
Assim, em meio à misericórdia, Bernardo faleceu em 20 de Agosto de 1153 aos 63 anos de idade.
“Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum dos que recorreram à vossa proteção, imploram a vossa assistência e clamaram por vosso socorro tenha sido por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo.
Amém.”
Reze a oração abaixo durante 9 dias e finalize com 1 Pai-nosso, 1 Ave-maria e 1 Glória.
“Santo Abade de Claraval, São Bernardo, fervoroso servo de Maria, a Igreja o honra e o invoca universalmente como padroeiro das causas mais difíceis visto dirigir a Maria todo o seu fervor. Assim peço que com Maria, venha pedir por mim a Jesus. Eu estou sozinho e desamparado. Faça uso, eu imploro, do seu especial privilégio que Maria deu a voz para trazer um benefício visível e rápido a esse seu servo desesperado. Venha assistir a esse servo que está em grande dificuldade e grande necessidade de consolo e ajuda e atribulado e com sofrimentos.
Assim me consiga a graça (pedido), e ainda a graça da salvação de minha alma.
E que isto possa agradar a Deus. A vós, seu eleito para sempre. Eu prometo amado São Bernardo, sempre honrar-vos com fervor, e como especial padroeiro, encorajar a devoção a vós. Amém.”
Através da Palavra de Deus é possível se encontrar, aprofundando-se em um caminho de fé, amor e compaixão. Clique aqui, escolha seu consultor e comece hoje mesmo!
Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes
O Tarot das Luas é uma vertente encantadora e mística do tarot, que conecta a…
Novembro: O Mês da Celebração do Seu Poder Querido(a) leitor(a), esta semana lunar oferece um…
Deixe seu comentário