Cristianismo

São Roque: o Padroeiro dos Inválidos e Doentes

São Roque é conhecido como o protetor contra doenças e pragas, o dia de São Roque é comemorado em 16 de agosto. Ele é reverenciado e invocado em todo o mundo, mas principalmente na França e Itália, que foi o lugar onde seus milagres aconteceram.

Representado com um cachorro e usando capa e chapéu, ele também é reconhecido como protetor dos animais e aquele que dedicou sua vida em nome de Jesus Cristo.

Se você hoje quer receber conselhos e respostas reveladoras, conte com o  Tarot dos Anjos. A energia de sua fé mais a proteção dos Anjos de Deus irão de mostrar quais as melhores soluções para tudo que precisar em sua vida. Clique aqui e confira!

História de São Roque

Índice do Conteúdo

São Roque Santo da salvação, nasceu no ano de 1295, fruto de um grande milagre. Isso porque seu nascimento era complicado, sua mãe que se chamava Libéria já estava em uma idade avançada, mas mesmo assim não deixou de ter fé e acreditar que Nossa Senhora e Deus realizariam seu sonho: que era ser mãe.

Roque, nasceu na França com uma marca em seu peito que deixou todos muito curiosos. Carregava em sua pele uma cruz vermelha, que se tornou símbolo de salvação e devoção.

Depois de muitos anos, Roque ficou órfão e consequentemente herdou uma grande fortuna de sua família que era nobre. Mas mesmo assim o menino tinha o desejo de imitar a vida de Cristo e demonstrar toda sua fé não só através dos pensamentos e palavras, como também em suas atitudes. Como ele ainda não tinha idade para que pudesse decidir o caminho de seus bens, confiou tudo ao tio e logo em seguida partiu para a cidade de Roma, sem absolutamente nada.

Primeira viagem

Em Roma, São Roque viveu por três anos, e por conta das condições de vida, contraiu praga. Para não ocupar um leito no hospital, decidiu arrumar um lugar no meio da floresta e aproveitar os últimos momentos de vida em oração. Ao passar dos dias, ele viu uma pequena fonte de água límpida nascer próximo a ele, começou então a se lavar e beber da água, no qual trazia um grande alívio para suas feridas.

A história conta também que um cachorro o encontrou no meio da floresta e começou a levar pão para Roque, o dono do cão notando a saída do animal decidiu segui-lo, se deparando com Roque que já estava curado da doença.

Após esse milagre, ele viajou para a Itália com o intuito de ajudar os doentes, então pediu permissão para os administradores do hospital e começou a assistir os enfermos. Não demorou muito tempo, a epidemia em toda a cidade foi cessada, São Roque curou muitas pessoas fazendo somente o sinal da Cruz!

Morte e milagre

Quando voltou para Montepellier, Roque foi preso. A cidade estava em guerra e ele foi acusado de ser espião disfarçado. Ficou na prisão por 5 anos, e no dia 16 de agosto de 1327 foi encontrado morto em sua cela. A partir de então o seu primeiro milagre foi realizado com o carcereiro, que depois de tocar em seu corpo deixou de ser manco.

Significado e representações de São Roque

A peste negra em São Roque

A fé sobre qualquer doença ou enfermidade;

O hábito marrom de São Roque

Representa a humildade, simplicidade e pobreza;

O cajado de São Roque

Vida de peregrino, aquele que caminha por votos missionários;

A cuia de São Roque

A fonte de água límpida que São Roque bebeu e ficou curado;

A ferida de São Roque

O sofrimento marcante com a doença;

O cão de São Roque

Amizade que socorreu São Roque da fome.

Oração de São Roque

Oração 1

“São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, dai-nos paciência no sofrimento e na dor. São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas. Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me ajuda-los em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento. São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais e defendei a todos das doenças e dos perigos. Amém.”

Oração 2

“São Roque, vós que não tomando em conta o perigo do contágio da peste, vos dedicastes, de corpo e alma, ao cuidado dos doentes e Deus, para provar vossa fé e confiança, permitiu que contraísseis a doença, mas que este mesmo Deus, no abandono de vossa cabana, no bosque, por meio de um cão, vos alimentou de um modo milagroso e também milagrosamente vos curou, protegei-me contra as doenças infecciosas, livrai-me do contágio dos bacilos, defendei-me da poluição do ar, da água e dos alimentos. Enquanto eu tiver saúde, vos prometo rezar pelos doentes dos hospitais e fazer o possível para aliviar as dores e os sofrimentos dos enfermos, par imitar a grande caridade que vós tivestes para com os vossos semelhantes. São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais, curai os doentes, defendei os que têm saúde contra o contágio e a poluição. São Roque, rogai por nós.”

Novena de São Roque

Primeiro Dia

“Deus e Senhor omnipotente, a cuja inefável Providência tudo está subordinado; Vós, que não deixais de amar o homem e que por Vossa infinita Misericórdia Vos Dignastes preparar Roque, Vosso Servo, para ser o nosso Advogado contra o flagelo da peste; Vós que lhes imprimistes no peito o Venerando sinal da Santa Cruz, em que Vosso Divino filho expiou os pecados dos homens e lhes adquiriu a saúde espiritual e eterna, fazei, Vos rogamos, que por esta mesma Cruz Sacrossanta e pelos Merecimentos infinitos do Preciosíssimo Sangue de Cristo, alcancemos, pela poderosa intercessão de São Roque, a cura de todas as enfermidades da alma, dos pecados e vícios, bem como das enfermidades do corpo, de todos os contágios e pestes. Assim Vos rogamos com o coração contrito. Amém”

Segundo Dia

“Deus Poderoso e providente que com inefável sabedoria ilustrais o entendimento do homem, preparais e moveis o seu coração sem lhe destruir o livre arbítrio; e que eficazmente prevenistes o jovem Roque com a vossa Graça, fazendo que ele em tão tenra idade se resguardasse do contágio dos vícios e pecados por meio de austeras mortificações e do contínuo estudo da vossa Santa Lei: perdoai-nos Senhor todos os pecados e confortai-nos para que recuperemos a Vossa Graça. Ajudai-nos a fugir do contágio dos vícios e pecados a que vivemos expostos, de maneira que, recobrando a pureza de consciência, possamos merecer a continuação da Vossa Graça; e fortalecidos por esta melhor possamos resistir às enfermidades do corpo, contágios e pestes, para melhor cumprirmos os nossos deveres e merecer a salvação das nossas almas. Amém”

Terceiro Dia

“Deus, Senhor absoluto do Universo e de tudo quanto nele se contém, Vós que tudo criastes para Glória Vossa e proveito do homem, concedei-nos a Graça de usar corretamente dos bens do mundo, à semelhança de São Roque, que com um grande desapego tudo abandonou e cedeu para socorrer os pobres, sem que o seu coração se apegasse aos bens materiais. Ajudai-nos, vos rogamos, a servirmos-nos dos bens do mundo para Vossa maior Glória, socorrendo e amparando os mais necessitados e desprotegidos, para melhor cumprirmos os deveres da caridade pela prática das boas obras e melhor merecer a celestial Bem-aventurança. Amém”

Quarto Dia

“Senhor Deus de infinito Poder e Misericórdia, Vós que a tantos remédios naturais, capazes de curar as enfermidades do corpo, acrescentastes o exercício da Caridade Evangélica como remédio sobre todos eficaz, para minorar e sanar tantos males, defeitos e enfermidades inseparáveis da nossa natureza, necessariamente imperfeita; Vós que inflamastes os Apóstolos e tantos outros sinceros Discípulos do Evangelho com o fogo da Caridade, Vós que vos dignastes exercitar esta mesma Virtude no maior grau em Roque, Vosso Servo, com espanto e proveito dos homens de seu tempo, excitai agora e sempre em todos nós o fogo Sagrado da mais ardente caridade, para que possamos auxiliar-nos uns aos outros, diminuindo o sofrimento decorrente dos males físicos e morais que amarguram a vida humana. Continue o caritativo Roque a ser lá do céu o benéfico instrumento do vosso Poder e Misericórdia como o foi em vida e que, livres dos flagelos, possamos merecer a felicidade eterna. Amém”

Quinto Dia

“Deus Justo e Misericordioso, que coroais com a Glória eterna aqueles que com valor Cristão combatem as tentações e as adversidades, assisti-nos e fortalecei-nos com a Vossa Graça para podermos suportar as adversidades, perigos e moléstias a que estamos expostos. Senhor, que sois Pai de Misericórdia, dai-nos forças para suportarmos como devemos todos os males e, pela Vossa Graça livrai-nos daqueles a que nos arrasta a nossa malícia ou imprudência. Fazei que, pela paciência com que os suportarmos, expiemos nossas culpas e venhamos a merecer a Coroa da Bem-aventurança. Amém”

Sexto Dia

“Deus Eterno, Criador do mundo e de tudo quanto existe! Digno da Vossa Grandeza, Poder e Sabedoria infinita é o mundo e tudo quanto criaste. Concedei-nos a Vossa Graça para que vivendo no meio dos homens e do mundo não nos deixemos contaminar com os seus maus exemplos, nem sucumbamos debaixo do peso da sua iniquidade, com perigo da nossa salvação eterna. Ajudai-nos a usar do mundo com prudência, recato e desapego, próprio de verdadeiros Cristãos, conforme aos santos fins para que Tu nos criaste. Amém”

Sétimo Dia

“Senhor Deus de infinita Bondade que tão prontamente perdoais aqueles que Vos ofendem, quando se mostram arrependidos, que nos enviastes o Vosso Divino Filho e seus fiéis Discípulos a perdoar as injúrias e calúnias daqueles que nos devem corresponder com gratidão, dai-nos força e graça para bem imitarmos tais exemplos. Fazei que eles vendo da nossa parte essa correspondência de Perdão e Caridade que o Santo Evangelho nos prescreve, se confundam e emendem. Perdoai-nos as ingratidões com que tantas vezes Vos temos correspondido: perdoai também a nossos inimigos para que florescendo mais e mais a Caridade Evangélica, possamos viver uns, e outros em santa paz e praticar a Virtude, de que depende a nossa salvação eterna. Amém”

Oitavo Dia

“Deus Eterno, Supremo Juiz dos vivos e dos mortos, que nunca desamparais os Vossos fiéis Servos e que quando o mundo os julga abandonados e cobertos de ignomínia, os julgais dignos da Vossa Glória, confortando-os poderosamente no meio das maiores afrontas e tormentos, sobretudo na dura agonia da morte: Vós que tanto consolastes o virtuoso Roque ao terminar sua vida terrena, confortai a todos nós na última hora, fazendo-nos conhecer que, não tanto por nossas boas obras, como por vossa Misericórdia infinita, nos julgais dignos da glória eterna. Ajudai-nos a prepararmo-nos para rematarmos a nossa existência de maneira que não receemos comparecer perante o Tribunal da Vossa Divina Justiça. Livrai-nos de morte súbita, da peste e de todas as enfermidades violentas e contagiosas, para que recebendo dignamente os Sacramentos consigamos resistir às agonias da morte.

Assim Vo-lo pedimos pela intercessão do Bem-Aventurado São Roque, por Vós escolhido para especial Advogado contra a peste. Amém”

Nono Dia

“Deus Supremo e Poderoso Remunerador da Virtude! Vós que com prodígios próprios da Vossa Omnipotência e infalível Justiça costumais distinguir a morte do Justo da do pecador e que tão gloriosamente distinguistes a de Vosso fiel Servo São Roque, com tanta ventura dos que têm invocado o seu patrocínio e recorrido ao seu amparo; Vós que a rogos deste Vosso Bem-aventurado Servo tantas vezes tendes diminuído e dissipado o flagelo da peste e mortíferas moléstias em todo o Orbe Católico, compadecei-Vos de nós agora. Vede que somos os descendentes desses devotos e fiéis Portugueses a quem tantas vezes tem valido a intercessão do Vosso Bem-aventurado Servo neste Templo, onde piamente veneramos suas Relíquias. Não vos lembreis de nossos pecados mas somente da Vossa Misericórdia infinita, das Virtudes e súplicas de nosso Celestial Advogado. Continuai Senhor a mostrar que ele mereceu a glória eterna, que reside junto a Vós e que o prémio da Virtude sobrevive à morte do corpo. Resplandeça mais, e mais, a salutar Providência com que tudo dispondes na terra e que com tanta Misericórdia tendes mostrado o Vosso favor. Valha-nos o Bem-Aventurado São Roque, a cuja Intercessão recorremos com justa esperança e que Vossa Divina Misericórdia nos assegura. Assim seja.”

Oração Final

“Deus de Misericórdia, ouve com Amor o que, por intermédio de São Roque, te pedimos e atende a nossa súplica.

Liberta-nos das doenças do corpo e da alma e, no fim da nossa vida, concede-nos a salvação eterna.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, Teu Filho, que é Deus Contigo, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

São Roque é prova de que tudo pode ser superado se a fé persistir. Nós podemos nutrir tudo que há de melhor em nós para assim alcançarmos o que desejamos, a crença é uma das fontes mais fortes de autoconfiança e manutenção do nosso bem precioso que é a vida. Se você procura por orientações claras e ajuda de Salmos fortes em suas questões, fale com um esotérico experiente e o pergunte qual o é o Salmo mais indicado para seu momento: clique aqui.

Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes

Rate this post
Redação iQuilibrio

A equipe de redação da iQuilibrio é composta pelos mais diversos especialistas e esotéricos. Além de dominar a arte de traduzir as energias que o universo emana, nossos redatores sentem imenso prazer em trabalhar com palavras. Boa leitura e um ótimo aprendizado!

Deixe seu comentário

Posts recentes

A Energia dos Ciclos Lunares de 22/11 a 30/11 por Emylian Kali

Expansão e Busca Pessoal: Equilibrando nossas Mentes Amado(a) Leitor(a), chegamos aos dias 22 e 30…

22/11/2024

O Tarot e a estrela de David: Simbolismo e métodos de tiragem

O Tarot é uma prática ancestral que combina arte, misticismo e sabedoria espiritual. Entre os…