Celebra-se em 14 de Fevereiro o dia de dois Santos chamados de São Valentim e o outro de São Valentim de Terni. Eles foram padres e viveram no mesmo século, dedicaram a vida na luta pela liberdade dos namorados através da devoção e amor por Jesus Cristo, por isso sempre ensinavam sobre o matrimônio e sobre toda graça que é a união de dois corpos.
Abra seus Caminhos AQUI com a Orientação dos Melhores Especialistas em Salmos
Vale lembrar que é por causa desses padres e de suas maneiras de enxergarem o amor, que existe o dia dos namorados em 14 de fevereiro, comemorado em diversas partes do mundo e também chamado de Dia dos Valentins (Valentin’s day).
Índice do Conteúdo
São Valentim viveu em Roma no tempo de um governador chamado Claudio, mas na época o seu Império enfrentava vários problemas, por causa das inúmeras batalhas perdidas.
Em muitas análises Claudio chegou a uma conclusão: atribuiu a culpa das derrotas nos soldados que eram casados, achava que aqueles que iam para a guerra solteiros se arriscavam muito mais do que estavam unidos. E ainda completava o raciocínio se defendendo no ponto de que aqueles que estavam solteiros e se feriam, iam para casa mas quando voltavam casados, não lutavam do mesmo jeito. Por isso Claudio proibiu todos soldados de se casarem.
Padre Valentim ao saber de tudo isso não concordou e o julgou como um ato injusto. Por isso continuava a celebrar os casamentos secretamente. Quando Claudio soube de sua ousadia, interrogou-o diante a todos em um julgamento, e Valentim na sua defesa dizia sobre o matrimônio como uma união Sagrada e querida por Deus e que o Imperador não tinha o direito de proibir isso. Fato que deixou Claudio mais revoltado ainda, e por isso mandou com que prendessem o Santo e o enviasse a uma prisão domiciliar na casa do prefeito de Roma, cuja família inteira era de pagã.
Enquanto vivia na casa do prefeito, o mesmo contou para Valentim sobre o sofrimento que passava com uma das suas filhas que era cega, consequentemente São Valentim prometeu que pediria a Jesus Cristo para que curasse a jovem.
Alguns dias depois, através de diversas orações a jovem estava curada e neste momento a família inteira do prefeito tinha se convertido a fé cristã.
No dia 14 de fevereiro do ano de 268 d.C que São Valentim foi condenado à morte pelo prefeito de Roma, onde recebeu pauladas e posteriormente foi decaptado decapitado.
Valentim foi o sagrado bispo de Terni, também considerado o fundador desta cidade italiana. Bem ao lado da igreja, ele construiu sua casa com um enorme campo de rosas, no tempo vago que não estava se dedicando a igreja, o bispo gostava de cuidar de suas roseiras e abrir seu jardim para jovens e crianças visitarem.
Em todo pôr do sol ele abençoava cada criança e lhes davam uma flor para que fossem levadas às mães, ele queria que o amor se espalhasse e que todas as elas sentissem o respeito e confiança pelos pais.
Tenri ficou muito conhecido pelas conversas e o modo como se expressava sobre o amor, ele conseguiu reconciliar inúmeros casais de namorados. Certo dia em seu jardim haviam dois jovens namorados que estavam discutindo, Valentim pegou uma rosa e foi até eles, e com um sorriso lhes deram uma das maiores lições:
“As rosas são lindas, perfumadas, delicadas, mas tem espinhos. E elas não vivem sem espinhos. Assim também são as diferenças entre o casal. É preciso conhece-las, respeita-las e trata-las com delicadeza para que nenhum dos cônjuges seja ferido. Agindo assim, serão felizes e as brigas desaparecerão.”
Depois de alguns meses, São Valentim estava celebrando o casamento dos jovens, fazendo com que sua fama de casamenteiro se espalhasse.
Quando Valentim estava em Roma, ele converteu um dos mais famosos filósofos da época, chamado de Crato, além de curá-lo. Isso o levou a ser denunciado, preso e julgado. E mesmo com o povo tentando ajudá-lo e defendê-lo, não teve jeito, e São Valentim de Tenri foi decapitado em 14 de Fevereiro de 273.
Crato ao ver tudo, resgatou o corpo de Valentim e o transportou para a cidade de Terni, onde fez questão de fazer um sepultamento digno.
Portanto, São Valentim de Terni foi incluído no calendário como protetor dos namorados e dos jovens, conhecido também como patrono do amor.
Para você que procura entrar em conexão com os Anjos e os Arcanjos, criar equilíbrio e harmonia em sua vida, não deixe de conferir nosso atendimento especializado com o tarot dos anjos.
“Meu querido São Valentim,
Tu que proteges o amor
E favoreces a fertilidade,
Dá-me a sabedoria e a sensibilidade necessárias
Para saber reconhecer o verdadeiro amor
Quando o encontrar,
E conserva junto de mim
a minha alma-gémea.”
“São Valentim, patrono do amor, lance seus olhos bondosos sobre mim. Impeça que maldições e heranças emocionais de meus ascendentes e erros que tenha cometido no passado perturbem minha vida afetiva. Desejo ser feliz e fazer as pessoas felizes. Ajude-me a entrar em sintonia com minha alma gêmea, para que possamos desfrutar o amor, abençoados pela providência divina. Peço a tua intercessão poderosa, junto a Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém”
Reze a oração abaixo durante os 9 dias, e finalize com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Credo.
“Ó Jesus Cristo, Salvador nosso, que viestes ao mundo para o bem das almas dos homens, mas que fizestes tantos milagres para dar saúde ao corpo, que curastes cegos, surdos, mudos e paralíticos; que curastes o menino que sofria de ataques e caía na água e no fogo; que libertastes aquele que se escondia entre os túmulos do cemitério; que expulsastes os maus espíritos dos possessos que espumavam; peço-vos, por intermédio de São Valentim, a quem destes o poder de curar os que sofrem de desmaios e ataques, livrai-nos da epilepsia.
São Valentim, peço-vos especialmente que restituais a saúde a (nome do doente). Fortalecei-lhe a fé e a confiança. Dai-lhe coragem, ânimo e alegria nesta vida, para que possa render-vos graças a vós, São Valentim e adorar a Cristo, o divino médico do corpo e da alma.
São Valentim, rogai por nós.”
Que no dia de São Valentim, possamos encher nossos corações de amor, paz e harmonia. Assim como os dois dedicaram suas vidas não só pela fé, mas para explicar a importância do matrimônio, que entendamos também a importância do amor em nossas vidas.
Vença Seus Desafios de Vida Com a Ajuda de Esotéricos Experientes
O Tarot das Luas é uma vertente encantadora e mística do tarot, que conecta a…
Novembro: O Mês da Celebração do Seu Poder Querido(a) leitor(a), esta semana lunar oferece um…
Deixe seu comentário