Quando eu era criança, tinha um vizinho meu que era terrível. Ele jogava pedra na casa dos vizinhos, tocava a campainha e saía correndo… um caos em miniatura! Um dia ouvi a avó dele gritando “ô menino, tá com o espírito zombeteiro?”.
Eu fiquei pensando o que era aquilo. A ideia de ter um espírito na volta já me arrepiava (eu tinha uns 10 anos), e ainda um que era zombeteiro. Mas o que é zombeteiro? O que isso significa?
Tanto para umbanda quanto para o espiritismo, o espírito zombeteiro começa com um encarnado que, durante a vida, não fez a diferença, não quis evoluir, se aproveitava dos outros, mas não era mau, só queria bagunçar, e, após desencarnar, continua com as mesmas dificuldades: não fazem ou desejam o mal dos encarnados, mas também não se ocupam com o bem e nem procuram evoluir.
Índice do Conteúdo
Quando encarnados, se encaixavam no grupo “não querem nada com nada”. Eram pessoas que não tiveram a orientação adequada ou procuravam ignorar quando alguém mostrava o caminho certo.
Por não terem limites, faziam o que queriam, quando e como desejavam. Sendo assim, não se preocupavam com o amanhã ou as consequências de seus atos. Se encaravam a vida dessa forma, já dá para imaginar o que pensavam sobre desencarnar.
É provável que muitos fugiram dos momentos em que alguém decidiu ensinar ou tentou mostrar como ser uma pessoa mais produtiva. Entretanto, não podemos considerar esse encarnado como mau, apenas não estavam interessados em instrução e não levavam a vida a sério.
Antes de serem espíritos zombeteiros, esses encarnados possuíam algum tipo de vício:
Dessa forma, quando desencarnaram, esses espíritos continuam sentindo a necessidade de permanecer com seus vícios. Por isso, é comum vermos esses espíritos zombeteiros “encostando” em pessoas com esse tipo de comportamento.
Eles podem ser considerados como encosto espiritual? Sim, podem. Inclusive, nós já escrevemos sobre esse fenômeno:
Socorro! Estou com encosto espiritual. E agora?
Entretanto, nesse caso, ele não se alimenta de nossas energias negativas. Ele só quer ver a “bagunça” acontecer e ver alguém com os mesmos vícios que ele. Podemos dizer que ele sente uma espécie de alívio quando alguém se entrega ao mesmo vício que ele. É como se ele estivesse vivo novamente e fazendo a mesma coisa.
Espíritos zombeteiros podem ser também conhecidos como espíritos obsessores e confundidos com Eguns e Kiumbas.
Eguns, de acordo com as religiões de matriz africana, são espíritos desorientados, que não tiveram um bom direcionamento em vida e se sentem perdidos após a morte. Já os Kiumbas são como espíritos zombeteiros, mas tem uma índole má e se alimentam do medo, raiva e tristeza e de tudo que possa afetar uma pessoa em vida.
Todos esses espíritos obsessores agem da mesma forma: se aproximam de quem emana as mesmas vibrações baixas que eles. Por isso é importante tentar vibrar energias, sentimentos e situações boas.
Veja a tabela abaixo.
Esses espíritos zombeteiros só “encostam” em quem está na mesma frequência e que tem os mesmo costumes que eles. Por isso, nada de praticar o mal ou se acostumar a pensar maldades.
Quando um espírito zombeteiro encontra um hospedeiro que o alimente com sua falta de espiritualidade e seus vícios, ele costuma apresentar os seguintes sintomas:
Se você está desconfiada de que está com um espírito zombeteiro perto de você ou na sua casa, é melhor se preparar para se livrar dele.
Com simples passos você consegue se livrar deles, mas se mesmo assim você não se sentir segura, pode procurar um de nossos esotéricos especializados, como nossos médiuns.
enquanto isso, você pode experimentar as seguintes práticas:
Vamos ver cada um deles?
Nós publicamos aqui na Iquilibrio a Oração de 21 dias do Arcanjo Miguel (só clicar no link da lista ali em cima). É uma poderosa oração que será realizada ao longo de 21 dias.
O intuito dela é limpar seu corpo e sua alma de qualquer coisa que pode te atrapalhar a vida. Há relatos de pessoas que fizeram os 21 dias de oração e, durante o processo de desintoxicação, tiveram pesadelos inexplicáveis, enjoos, vômitos e até diarréia.
Esses sintomas são de quem está passando por uma limpeza profunda, então, não tem porque se preocupar. E nesse processo, pode ter certeza que seu espírito zombeteiro vai sair de você e da sua casa.
Você pode promover limpeza do seu corpo e da sua alma por meio de banhos, defumação e meditação. Se fizer os três juntos, melhor ainda!
Conheça abaixo algumas práticas que podem ajudar.
Por fim, depois de limpar sua casa e sua alma, é hora de evitar que mais um espírito zombeteiro grude em você. Mantenha-se espiritualizada, pratique o bem e não dê bola para energias negativas.
Um grande beijo e até a próxima! 💖
Expansão e Busca Pessoal: Equilibrando nossas Mentes Amado(a) Leitor(a), chegamos aos dias 22 e 30…
O Tarot é uma prática ancestral que combina arte, misticismo e sabedoria espiritual. Entre os…
Deixe seu comentário