No artigo de hoje, trouxe uma visão completa e curiosa sobre a flor de lótus. Afinal, esta planta é vista de maneira simbólica por várias culturas, incluindo na cultura de religiões ligadas ao hinduísmo, onde a flor representa até mesmo um símbolo de poder do Deus Vishnu. O que traz perspectivas espirituais diversas e certamente você se identificará com elas.
Índice do Conteúdo
Em um contexto geral, a flor de lótus representa a pureza de uma pessoa, o que por si só gera algumas discussões, já que a palavra pureza, pode servir para representar vários aspectos em uma pessoa. Podendo ser a pureza:
Enfim, uma verdadeira gama de opções para definir alguém. Porém, no caso da simbologia universal da flor de lótus, a pureza está relacionada com a percepção de mundo e a forma com que lidamos com outros seres.
Assim sendo, desde animais, pessoas e até seres espirituais (dependendo da sua religião e crença), a pureza na relação com todos que não são você pode servir como um gancho para o bom convívio e o aprendizado em lidar e conviver com outras pessoas.
No entanto, a pureza simbólica da flor de lótus serve perfeitamente para espelhar a benevolência interpessoal, e como podemos aprender com ela para sermos pessoas melhores.
Busque a evolução! Aprenda a ser uma pessoa melhor conhecendo a si mesma sem perder sua identidade!
A flor de lótus é uma planta facilmente encontrada em rios lodosos e carregados de raízes. Onde a sua maioria desabrocha de forma quase imperceptível, sendo gradual e natural, assim como desabrocha nossa vida espiritual.
Decerto, alguns simbolismos budistas são intensos e marcam o entendimento da evolução. Afinal de contas, esta religião conta com a presença histórica de Sidarta Gautama, que foi um homem santo e um peregrino espiritual.
Diz a lenda/ registros, que Sidarta Gautama foi um ser de iluminação máxima, quase sendo a equivalência de Jesus Cristo para o Cristianismo. No entanto, sua evolução não fora profetizada mas sim executada, onde por sua própria percepção de mundo, ele caminhou procurando entender a complexidade do universo por meio das coisas simples da vida. Sendo elas:
Portanto, não é de se espantar que algo tão simples como a flor de lótus pudesse despertar nele uma certa curiosidade, e de forma análoga, o budismo entendeu que a flor de lótus poderia significar algo mais do que uma simples flor na beira de um rio, e com a sabedoria desta religião, as coisas mundanas ganharam significados especiais e simbólicos.
Sidarta Gautama mais tarde teria descoberto um caminho mais intenso com sua sabedoria, e de forma análoga (ou metafísica) uniu-se com o universo e ascendeu a sua consciência, tornando-se o antro desta religião, o Deus Buda.
Dentro e fora do budismo, a flor de lótus possui diferentes significados pela simples coloração a qual ela nasce. Por consequência, o simbolismo se torna algo diverso e complexo quando olhamos para as cores, mesmo os significados darem um sentido de complemento uma para a outra.
Certamente as diversas cores parecem se completar, especialmente se olharmos para uma perspectiva de vida espiritual, a qual buscamos a pureza de nossas almas mesmo que elas ainda sejam presas em nossa condição física.
Ademais, pense na espiritualidade como um meio de vida redimida. Mesmo que seja de religiões diferentes, a espiritualidade está presente com fundamentos e ensinamentos próximos a da flor de lótus, de pureza e transcendência.
Confira como o Tarot pode revelar o seu caminho espiritual te guiando com muita luz e sabedoria
A mandala faz parte de uma simbologia complexa presente em diversas culturas. Onde parte de seu significado está alinhado com o propósito pessoal e individual de alguém, mas sem se resumir nem limitar.
Assim sendo, a mandala expande o significado de:
Enfim, dentro destes conceitos é comum encontrar a mandala como instrumento espiritual simbólico.
Mas o que a mandala tem a ver com a flor de lótus?
Oras, é muito simples! Lembra que ainda a pouco eu mostrei a diversidade de cores que a flor pode ter? Pois bem, faltou a mais famosa que é a lótus púrpura!
A lótus púrpura é a flor mais comum que você encontrará, especialmente se buscar por significados espirituais, pois ela é a flor que representada na mandala na espiritualidade e na busca por uma vida de completude e cíclica.
Os padrões geométricos são alinhados com a matemática de forma simétrica e assimétrica. O que torna a geometria uma matéria de estudos da perfeição física, levando em conta a terra e todos os seus segredos.
Dito isso, quero que você pense na mandala e na flor de lótus como formas padronizadas e complexas dentro de seus alinhamentos que criam formas. Decerto, a geometria sagrada da mandala e da flor traz a espiritualidade como um meio de arte, e a arte como um meio de espiritualidade.
Assim como a mandala pode ser impressa e exposta na sua casa, a flor de lótus pode ser usada como decoração. Mesmo que você não saiba onde ou como comprar, ainda assim pode colocar imagens representativas, aliás a sua energia está fortemente ligada a sua formação visual, logo pode usar e abusar de:
Enfim, o que você quiser para tornar a sua decoração de casa mais harmônica e espiritualizada!
Aproveite e conheça mais sobre praticar a espiritualidade com o nosso vídeo especial:
Expansão e Busca Pessoal: Equilibrando nossas Mentes Amado(a) Leitor(a), chegamos aos dias 22 e 30…
O Tarot é uma prática ancestral que combina arte, misticismo e sabedoria espiritual. Entre os…
Deixe seu comentário