Japamala é um colar de contas usado para contar mantras (orações em sânscrito) em conjuntos de 108 repetições como uma forma de meditação. Embora esta seja a principal maneira de usar japamalas, existem várias outras maneiras de praticar com eles para fortalecer sua mente e curar sua mente, corpo e coração.
A maioria dessas cinco técnicas principais pode ser combinada para amplificar os efeitos mentais, espirituais e de cura do uso de japamalas. Esperamos que você encontre pelo menos uma prática meditativa pela qual se apaixonar!
5 maneiras de usar o Japamala
Índice do Conteúdo
As técnicas a seguir fornecerão os resultados mais eficazes e eficientes para o uso de suas contas de japamala. Experimente e encontre a prática certa para que funcione melhor para sua personalidade, intenções e objetivos de vida.
-
Meditações – Japamala
Embora o canto e o uso de um colar de contas sejam usados como uma ferramenta espiritual em praticamente todas as práticas culturais e religiosas, existe uma técnica muito específica sobre como usar ioga japamalas ou contas de oração budistas para meditação e ativação espiritual. As técnicas tradicionais a seguir lhe darão os resultados mais eficazes e eficientes para usar seu japamala para cantar e meditar. Você precisará escolher um mantra para esta prática.
A prática de cantar um mantra usando contas de oração é chamada de meditação japa. Esse estilo de meditar com contas é usado com freqüência na ioga e no budismo. A meditação Japa é geralmente praticada sentado, mas também pode ser feita em pé ou caminhando. O canto é repetido silenciosamente ou em voz alta e pode ser repetido tão lentamente ou tão rapidamente quanto necessário para manter a atenção focada. Recomenda-se meditar pelo menos uma vez por dia. Meditar por pelo menos 10 minutos terá mais benefícios.
Japamala: escolhendo um Mantra
Um mantra é uma palavra ou série de palavras cantadas em voz alta ou silenciosamente para invocar qualidades espirituais. Na prática iogue, um mantra é uma palavra sânscrita que tem poderes especiais para transformar a consciência, promover a cura ou realizar desejos. Um mantra budista ou sânscrito é dado a você por um professor ou escolhido por você. Ao selecionar um mantra, seja claro qual é a sua intenção e use a sua intuição sobre o seu intelecto. Você pode querer experimentar cada canto por algumas repetições e ver como é para você e escolher aquele que parece ser melhor para você.
Capacitando o Japamala por meio do mantra
Para capacitar os japamalas e os mantras com a qual sua prática, a meditação japa deve ser praticada a cada dia por 40 dias contínuos. Quando os japamalas se tornam fortalecidos, eles podem ser usados ou colocados levemente em si mesmo ou em outras pessoas para transmitir a energia do mantra, bem como as qualidades energéticas dos japamalas. (Ele pode ser usado antes disso – só não terá essa quantidade de energia ainda.) Quando você usa um novo mantra com um japamala, esta energia é substituída, por isso é recomendado usar um novo japamala com cada mantra, se possível.
-
Prática de meditação respiratória
Você pode usar japamalas em conjunto com uma meditação clássica de respiração de ioga. Este método ajudará a diminuir sua taxa de respiração e a focar e acalmar sua mente. Para esta meditação respiratória, você vai segurar e usar suas contas de oração budistas da mesma maneira que faz para a técnica de meditação japa.
Para esta meditação de respiração, repita estas quatro etapas distintas:
- Respire lenta e profundamente pelo nariz, direcionando a respiração para o baixo ventre.
- Faça uma pausa de 1 a 2 segundos
- Expire lentamente pelo nariz
- Faça uma pausa de 1 a 2 segundos.
Para cada rodada, conte cada respiração com cada conta do japamala ou use uma conta para contar cada uma das quatro etapas da respiração. Concentre sua mente na sensação de cada uma dessas quatro etapas da respiração ao tocar cada conta com os dedos. Sempre que pensamentos ou distrações surgirem em sua mente, volte seu foco para as sensações de sua respiração e o toque de cada pedra preciosa ou semente.
3. Prática de contemplação de gratidão – Japamala
A simples prática da gratidão tem demonstrado cientificamente cultivar empatia e resiliência mental e melhorar o sono, a autoestima e a saúde física e mental. Para praticar essa contemplação de gratidão, você manterá e usará seu japamalas da mesma maneira que faz para a técnica de meditação japa.
Comece com algumas respirações lentas e profundas para limpar sua mente e então continue pensando ou sentindo algo pelo qual você é grato. Cada vez que você tocar uma nova conta do japamala, pense em algo pelo qual você é grato. Não se limite pensando que algo é muito pequeno ou insignificante para ser grato. É normal repetir os mesmos pensamentos de gratidão, mas tente e desafie-se a pensar em tantas coisas novas quanto possível.
Saiba que quanto mais você praticar isso, mais fácil se tornará o processo. Sempre que pensamentos ou distrações surgirem em sua mente, volte seu foco para os sentimentos de gratidão, o centro do coração e sua mão, pois está tocando a conta de oração.
-
Cura mente-corpo
Usar, vestir, tocar ou colocar uma pérola de japamala de pedra preciosa em seu corpo transmitirá os poderes de cura específicos para beneficiar seu corpo, mente e coração. Acredita-se que a conta do guru do japamala armazene o poder do japajapamala. Essa técnica é ótima porque você não precisa pensar em usá-la dessa forma, pois ela acontece automaticamente. Obviamente, quando usado com intenção e propósito, os efeitos de cura se tornam mais fortes e potentes.
-
Declaração de moda – Japamala
Usar japamalas de meditação apenas como uma declaração de moda é geralmente desaprovado por iogues e budistas dedicados. Mas, nos tempos modernos, é mais aceitável ver pessoas usando colares de japamala fora do estúdio de ioga e das salas de meditação. Exibir japamalas em público certamente se tornou um estilo de moda boho e hippie chique e na moda. Mostrar japamalas também é uma forma de comunicar às pessoas ao seu redor que você tem uma prática dedicada de ioga e meditação. Seja claro sobre qual é a sua intenção ao usar japamalas em público, para que se torne uma extensão do seu caminho de atenção plena.
Como usar o Japamala
Existem três maneiras diferentes de usar japamalas:
- Use um colar de japamala em volta do pescoço. Esta é a maneira mais comum de usar japamalas. Você pode colocar a conta de guru ou meru perto do seu coração ou pode usá-la da maneira oposta com a conta de guru ou meru atrás de seu pescoço.
- Enrole um japamala de colar em torno de seu pulso. Você precisará embrulhar seu japamala completo cerca de 3-4 vezes para caber em seu pulso. Nem todos os japamalas funcionarão, pois isso depende do comprimento do japamala. Não é recomendável embrulhar um japamala, pois isso aumentará a tensão do cordão e reduzirá a vida útil do japamala.
- Use uma pulseira em torno do pulso.Esta é a única opção para japamalas de pulso. Se você achar que a borla está atrapalhando suas atividades diárias, você pode virar o japamala durante essas atividades ou usar uma tesoura afiada para cortar a borla.
É importante notar que quando as contas do japamala são exibidas para as pessoas e para o ambiente, o poder das contas pode ser diminuído. Portanto, é recomendável usar suas contas de meditação dentro da roupa, se possível. Isso não será tão importante se você estiver perto de amigos ou pessoas que pensam como você e estiver em um ambiente calmo e acolhedor.
Como armazenar contas de Japamala
Quando não estiver em uso, guarde seu japamalas em um espaço especial, limpo e de preferência sagrado. Um ótimo lugar para guardar uma japamala é em um altar pessoal ou estátua de uma divindade. Mais importante ainda, guarde seus japamalas em um local repleto de amor, paz e devoção. Também vendemos lindos japamalas e caixas para guardar seus grânulos cantantes e itens sagrados.
Quer obter um Japamala? Clique aqui e saiba mais!
Aproveite para conhecer sobre a técnica de respiração diafragmática: