A cruz é um dos símbolos mais conhecidos dentro de todas as crenças e culturas, existem diversas comemorações a esse ícone: desde o dia da exaltação à Santa Cruz, dia da bela cruz, dia da cruz vermelha brasileira até mesmo para um único dia da cruz, que é comemorado em 14 de Setembro.
Há algum símbolo ou acontecimento que se repete com frequência em sua vida? Então saiba o que o destino está tentando te alertar por meio dos nossos esotéricos, clique aqui!
Mas, o que todos não sabem é que a cruz representa um símbolo universal e que embora seja mais conhecida como representação dos cristãos, ao longo da história foi usada por egípcios, gregos, celtas, entre outros povos. Portanto, aproveite para continuar lendo esse artigo e entender mais sobre o significado da cruz em diversas religiões.
Significado da cruz em diferentes religiões
Índice do Conteúdo
Cruz Cristã
Ícone mais famoso do cristianismo, usado como um símbolo que mostra o sacrifício e entrega de Jesus Cristo para salvar a humanidade de todos os pecados eminentes. E além disso, representa também a vitória do filho de Deus sobre a morte.
Cruz Inca
Conhecida também como chakana ou ainda cruz andina.
Ela é na verdade uma escada de quatro lados, que forma ao final um quadrado, e representa:
- quatro estações do ano;
- quatro elementos;
- quatro pontos cardeais.
Mas não para por aí, ao total se tem 12 pontas, que são divididas em:
- três mundos;
- três animais;
- três afirmações;
- três condutas.
Cruz de Malta
É propriamente da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários ou conhecida também como Ordem de Malta, as oito pontas existentes representam os deveres dos cavaleiros:
- viver na verdade;
- ter fé;
- arrepender-se dos pecados;
- dar prova de humilde;
- amar a justiça;
- ser misericordioso;
- ser sincero e incondicional;
- suportar a perseguição.
Cruz Grega
Utilizada no século IV é chamada também de cruz básica. Ela simboliza:
- quatro pontos cardiais;
- quatro ventos;
- disseminação da palavra de Deus.
Tau
Símbolo de três grandes divindades:
- Deus do Sol, mitologia suméria;
- Deus Romano Mithras;
- Deus grego Átis.
Todos eles morreram e ressuscitaram, e é por esse motivo pelo qual eles se relacionam tanto ao Sol, isto é, é esse astro que se põe todas as noites e nasce novamente.
Cruz Celta
Espiritualidade focava totalmente na criação, isto é, símbolo de fertilidade, utilizado como um talismã.
Portanto é um símbolo necessariamente do povo celta, mas que também é usada pelas igrejas protestantes, representando o nascimento, morte e ressurreição de Jesus.
Cruz Ankh
Conhecida também como a chave da vida, era um símbolo utilizado somente para os nobres e faraós com o intuito de trazer proteção e prosperidade.
Em outras culturas também é representada como a união do masculino e do feminino, pelo junção das pontas que formam a curva, isto é um círculo em sua totalidade e unidade!
Cruz de Caravaca
Conhecida também como cruz de Lorena, amuleto que enaltece a Providência Divina.
Na lenda também conta que existe dentro dela um pedaço da cruz que Jesus foi crucificado.
Cruz Gótica
Ela é baseada totalmente no estilo gótico e seu simbolismo está relacionado ao lado sombrio e obscuro da fé, principalmente da dor e do mistério.
Mas vale ressaltar que não está relacionado ao Satanismo.
Cruz de Santo André e Cruz e Santo Antônio
As duas cruz são relacionadas a morte de Santo André em forma de X e posteriormente de Santo Antônio em formato de T (mesmo formato da Cruz de Tau).
Todos os tipos de símbolos relacionados a cruz, têm significados relacionados a fé e origem no qual ela foi criada. Mas agora que você conhece mais sobre os tipos de cruz, aproveite para conferir o que são pantáculos.
Fale AGORA com um Esotérico Online e Comece a Direcionar Melhor a sua Vida