O Salmo 24 da Bíblia, escrito por Davi, descreve a ação de Deus na Cidade Santa e vem para reforçar o que anteriormente o Salmo 15 quis nos dizer, porque ambos questionam: ” quem é digno de entrar na presença do Senhor?” e os dois possuem o cuidado de respondê-la com precisão e fé.
Esse Salmo de sabedoria está entre os mais procurados dentre os salmos da Bíblia. Ele possui três passagens, confira :
- louvar a Deus sobre todas as coisas;
- questionar qual seria a abordagem mais apropriada ao Senhor;
- explicar e esclarecer a visão do Rei da Glória.
Salmo 24 da Bíblia Sagrada
- Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
- Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
- Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
- Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
- Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.
- Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)
- Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
- Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.
- Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
- Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)
Interpretação do Salmo 24
Nos versículos 1 e 2 o salmista adora a Deus, reconhecendo que Ele é o Soberano por ter amor e compaixão à humanidade e criar tudo: os céus, mares e a terra, além de enviar o seu filho para a salvação de todo o pecado. E com essas palavras podemos levantar a questão: se Ele é o Senhor de tudo, quem poderá abordá-lo? E a resposta está dentro de todos nós, porque somos a criação dEle e temos o livre-arbítrio de usufruir de todo Seu amor.
Continuando no versículo 3, aquele que for puro de coração e andar conforme as leis do Senhor, terá a oportunidade de subir. Todos poderão ouvir o chamado e se aproximar dEle e aquele que o fizer, saiba que precisa estar purificado de pensamentos e atitudes para ir se prostrar ao Rei da Glória.
Os versículos 4 e 5 respondem a pergunta feita anteriormente, refere-se às ações das pessoas, aquelas que voltam sua postura para o interior purificado.
Já os versículos 6 e 7 indicam um alerta para erguer as cabeças porque Ele está chegando. Eles conselham a todos ir em busca de Sua glória para que se salvem, e para que possam entrar em Sua moradia com honra, e principalmente para adorar ao Senhor com Seu merecimento.
Na continuação do versículo 8, se inicia com uma pergunta, e logo após aparece um elogio para o Rei de todos, que é aquEle que tem o poder sobre tudo e todos, mas também reforça a vinda de Jesus, que vem para reavivar o sentido deste salmo.
E por fim, finalizamos com os versículos 9 e 10, que trabalham com repetições a fim de caracterizar e glorificar ao Rei.
Que o Salmo 24, em estudo possa encher nossos corações de orgulho e que sirva como exemplo para buscarmos cada vez mais o caminho de Deus, porque sabemos que só nEle está nossa salvação e felicidade.
Saiba o que os Anjos Querem te Revelar para Melhorar sua Vida. CLIQUE AQUI