Este incenso natural, extraído da árvore Bursera graveolens, é facilmente reconhecido pelo seu aroma. Entretanto, não é apenas um aroma intenso com um toque ligeiramente cítrico: com o Palo Santo, benefícios não faltam!
Largamente utilizado desde a antiguidade, o Palo Santo normalmente se destina tanto para fins espirituais quanto para fins curativos. Dessa forma, podemos considerá-lo um grande aliado energético que atua em nosso corpo e espírito. Continue nos acompanhando para saber sua origem e formas de utilização.
Índice do Conteúdo
Afinal, você sabe o que é o Palo Santo? Primeiramente, o termo “Palo Santo” se refere a “Madeira Santa” e é extraído de uma árvore aromática com propriedades medicinais e espirituais. Encontrada em grande quantidade no Equador, inclusive nas Ilhas Galápagos, essa árvore também está presente na Costa Rica, Peru, Honduras, México e Guatemala.
Com a finalidade de atrair harmonia, boa sorte e estabelecer uma comunicação com o mundo espiritual, o Palo Santo começou a ser utilizado pelos Xamãs Incas. Além disso, cerimônias de união incluíam o plantio dessa árvore pelo casal, simbolizando uma união duradoura e feliz.
Também utilizado para acender fogueiras sagradas, esse incenso natural fazia parte do dia a dia das pessoas daquela época. Dessa forma, a população buscava no Palo Santo, benefícios como limpar os ambientes em busca de atrair prosperidade.
Confira o vídeo abaixo que criamos sobre Palo Santo, seus benefícios e como usar.
Para obter o Palo Santo, não basta tirar uma lasca da árvore Bursera graveolens. Ou seja, o processo é muito mais longo e significativo.
Primeiramente é preciso esperar que a árvore morra e que seu tronco descanse a céu aberto. Esse processo pode durar entre quatro e dez anos. Durante esse período, a madeira vai ganhando as características que conhecemos, como o seu cheiro calmante e cítrico na medida certa.
Dessa forma, a madeira concentra energia e propriedades medicinais que hoje conhecemos. Confira abaixo a lista de alguns dos benefícios.
Quanto às propriedades medicinais do Palo Santo, benefícios como antidepressivo, diurético, antirreumático, descongestionante e anti-séptico são notados. Sendo assim, dentre seus componentes, os principais são o Limoneno, Menthofuran e o Terpineol.
Essas três substâncias são responsáveis pela redução da ansiedade, aumentar a imunidade, descongestionante, estimular o bem-estar, e transmitir equilíbrio emocional.
Sim, existe um Palo Santo que está em extinção, mas não é esse. Vários fatores contribuíram para essa fake news circular pela web.
Primeiramente, a árvore que está em perigo de extinção é a Bulsenesia sarmientoi, que também é conhecida por Palo Santo. Entretanto, o Palo Santo que falamos é a Bursera graveolens.
O fato de terem o mesmo nome popular e serem utilizadas pelos seus benefícios acabou contribuindo para esse equívoco. Entretanto, há uma grande diferença entre ambas. As madeiras são de tonalidades bem diferentes, sendo a Bulsenesia sarmientoi escura e a Bursera graveolens clara.
Além disso, o outro “Palo Santo” é mais utilizado para construção de mobiliários e extração de seu óleo essencial.
Você sabia que pode encontrar o Palo Santo em forma de bastão, serragem ou incenso? Dessa forma, você pode escolher a que mais lhe agrada e usufruir de seus benefícios.
Ele pode vir tanto em forma de um pequeno toco de madeira ou um bastão feito de serragem prensada. Diferentemente do incenso e da serragem, essa forma que se apresenta tem uma queima mais demorada.
Existe uma técnica para acendê-lo e você deve evitá-lo se estiver com pressa. Sendo assim, posicione o bastão acima da chama de uma vela. Gire-o lentamente para que o fogo pegue em todos os pontos.
Assim que pegar fogo, deixe-o queimando por uns 20 segundos e depois o apague, deixando apenas a brasa. Dessa forma, a brasa irá consumir o bastão lentamente, liberando seu aroma e propriedades.
Aproveite para energizar seus cristais ou fazer uma limpeza energética no ambiente.
Essa versão é feita de pequenas raspas da madeira seca. A utilização é bem simples e pode ser feita com a queima da serragem sozinha ou com algumas ervas. Tudo vai depender do que você está buscando.
Se você busca saúde, queime junto folhas de alecrim, capim-cidreira ou camomila. Entretanto, se você busca boas energias, experimente queimar com folhas de hortelã ou folhas de laranjeira . Agora, se você quer limpeza energética, adicione folhas de arruda, eucalipto ou manjericão.
Você pode fazer essa queima juntando todos os ingredientes em uma tigela. Comece a queima com a chama de uma vela ou até mesmo um fósforo.
Procure mentalizar o que está em busca e mantenha o sorriso nos lábios. Assim que pegar fogo, aguarde uns segundos e apague-o com cuidado, mantendo apenas as brasas.
Essa forma também é bastante utilizada por ser mais simples. Entretanto, a queima é rápida e você pode fazê-la junto com outros incensos.
Caso vá praticar meditação ou yoga, mantenha o Palo Santo um pouco distante. Dessa forma a fumaça não vai perturbar e você terá acesso apenas ao aroma energizante.
Sim, você sabia que também é possível fazer chá de Palo Santo? Entretanto, recomendamos que você procure a procedência para não fazer chá de uma lasca de madeira qualquer.
Os benefícios desse delicioso chá se dão pela presença de antioxidantes e fitoquímicos, como limoneno e α-terpineol, que ajudam a combater os danos dos radicais livres.
Faça a infusão de Palo Santo fervendo lascas por 15 minutos em fogo baixo. Deixe descansar por mais 5 minutos, filtre e beba.
Gostou de saber mais sobre o Palo Santo, benefícios medicinais e espirituais que ele traz com? Deixe seu comentário aqui embaixo. Vamos adorar ler sua mensagem!
Grande abraço e até a próxima! 🍀
O Tarot das Luas é uma vertente encantadora e mística do tarot, que conecta a…
Novembro: O Mês da Celebração do Seu Poder Querido(a) leitor(a), esta semana lunar oferece um…
Deixe seu comentário