Ossain é o pai das plantas sagradas e milagrosas. Possui o poder sobre qualquer tipo de vegetação e delas consegue extrair as curas de todos os males. É o defensor da saúde e auxilia todos aqueles que buscam uma vida saudável.
Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI
Ossain é também responsável pelo sucesso e alcance de bens materiais, isto se deve ao fato de que ele possui o dom da feitiçaria. Este Orixá é o único que possui total domínio sobre as plantas, até mesmo os demais Odús o procura para que possam viver repletos de saúde e para alcançar sucesso em seus projetos.
Os Odús por sua vez são os caminhos da vida, e é os compreendendo que temos a capacidade de traçar melhor nossos planos e conquistar o que desejamos. Se você quer ter uma leitura sobre a sua vida por meio dessas divindades, clique aqui e faça a Cabala dos Odús!
Nas curas através das folhas de Ossain é possível encontrar o axé oculto, que é um dos mais poderosos pois ele é oriundo da vibração do poder da terra que é alimentada pela natureza e pela chuva. Sem Ossain não é possível realizar cerimônias no Candomblé, pois o seu axé é essencial para ativar o sangue verde, na Umbanda seu axé está associado ao de Oxóssi.
O seu símbolo é a haste de ferro no formato de um leque com 6 pontas, em seu centro está o Pássaro do Poder que pode ir a todo lugar e trazer relatos. Essa simbologia é a representação do poderoso axé de Ossain que além de curandeiro é também feiticeiro.
Não é aconselhável penetrar na mata sem deixar alguma oferenda para Ossain, Oxóssi e Ogum, pois eles são defensores deste local e o seu território é sagrado por isso deve ser respeitado. São nas matas mais virgens e profundas que os Orixás encontram a emanação mais pura da energia da natureza.
Ossain é um Orixá misterioso e reservado, não se sabe muito sobre sua vida e não possui nenhum relacionamento anunciado como os demais Orixás, acredita-se que ele já se envolveu com Yansã, mas que possui maior afinidade com Oxóssi e ambos têm preferências e gostos muito parecidos, estão sempre em sintonia. Ele não faz parte do panteão Jeje como muitos acreditam, pois é originário dos Iorubás.
Índice do Conteúdo
Ossain já possuía conhecimento em de algumas plantas e de suas propriedades, pois já as estudava com afinco, um certo dia ao passar na região de Àgbàsaláààrin ayé lòrun (é uma rocha que está no meio do percurso entre o céu e a Terra) ele encontrou o Orixá Orunmila que descia do céu carregando inúmeras folhas:
Ossain aonde vai? – interrogou Orunmila
Irei buscar folhas para fazer alguns remédios para alguns doentes na Terra. – respondeu Ossain
Vendo a dedicação do Orixá aos seres humanos, Orunmila que descia com todas as espécies de folhas para nomeá-las o convidou para que ele pudesse ter conhecimento delas no momento de sua nomeação, e foi assim que Ossain aprendeu o nome das plantas e de seus segredos. Os dois Orixás desceram com as folhas para a Terra e as espalharam pelo planeta.
Xangô, que é um Orixá de temperamento forte e guerreiro, queria tomar posse do poder de conhecimento das folhas de Ossain e para tal propósito teve uma ideia. Ao observar o passos de Ossain ele notou que em determinados dias, ele pendurava a sua cabaça que continha todas as plantas em um galho de Iroko. Então, ele solicitou o auxílio de sua esposa Yansã para que ela enviasse uma forte tempestade quando isso acontecesse, o objetivo era espalhar as folhas para que eles pudessem recolhê-las e desvendar os seus segredos.
Yansã então enviou uma tempestade muito forte que arrancou grandes árvores pelas raízes e espalhou as folhas que estavam na cabaça para todo lado. Os Orixás saíram correndo para pegá-las, cada um tornou-se conhecedor de algumas folhas, mas Ossain continuou a ser o único a ter o domínio de todas, pois elas já faziam parte de seu Axé e só ele era o rei absoluto para invocar seus poderes.
Agbènigi | É um velho feiticeiro, é acompanhado por um pássaro sagrado. Tem total poder sobre as ervas. |
Ossain Agué | Usa roupa de contas rosas e verdes. Ligado a Oxumaré e Oyá. |
Ossain Aroni | É o mais velho de todos, está ligado a Yansã. Veste-se de verde escuro e vermelho, protege as matas e a morte. |
Ossain Atulá | Ligado a Oxalufã, se veste de branco e só come de dia. |
Ossain Birigan | Ligado a Oxóssi, tem uma pluma branca na cabeça, veste-se de verde claro com rosa e igbá possui pequenos chifres. |
Ossain Gayaku | Jovem e ágil, não vai em locais habitados. Aparece na roda do padê de Exú e come com Oxóssi. |
Ossain Miró | Veste-se de verde claro e escuro, é grande conhecedor das ervas sagradas. Anda com o paregum em mãos e tem fundamento com o tempo. |
Ossain Modun | Conhece todas magias de cura e morte. É ligado com Omulu e Nanã. |
Ossain Mokossu | Está ligado a Exú, é idoso, vive isolado nas matas, gosta de bebida e fumo. |
IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.
A quizila do Orixá Ossain é a ventania, por isso é preferível que suas oferendas sejam entregues nas matas virgens. Suas principais oferendas são o fumo, o mel e a cachaça.
Ingredientes: azeite de oliva, folhas de fumo e 3 quilos de inhame, mel e sal.
Materiais: velas brancas e 1 alguidar.
Modo de preparo: cozinhe os inhames descascados e os amasse usando um pilão ou as mãos. Lave o alguidar utilizando água e mel, na sequência o forre com as folhas do fumo previamente lavadas, coloque a massa de inhame por cima e regue com azeite e acrescente uma pitada de sal.
Observação: as velas não devem ser acesas, pois Ossain não suporta que suas ervas queimem.
Seu dia da semana é a quinta-feira e o dia de comemoração é 05 de outubro.
Suas principais cores são o verde e branco.
É muito raro encontrar os filhos e filhas de Ossain, isto pode ser porque eles possuem características como as do Orixá, que é extremamente reservado. Essas pessoas não avaliam nada nem ninguém a primeira vista, são muito inteligentes e sabem que para compreender melhor uma pessoa e seus mistérios é necessário que haja paciência. Assim, devido ao mesmo fator, um filho de Ossain também não confiará em ninguém tão brevemente, o que os fazem pessoas de sentimentos reclusos.
São curiosos e não aceitam uma afirmação facilmente, querem saber o porquê de tudo e estudar possíveis caminhos, isso faz com que sejam ótimos em descobertas e estudos aprofundados. A pressa e ansiedade não fazem parte de sua vida, eles precisam de espaço para analisar meticulosamente cada detalhe, características que os tornam pessoas detalhistas e que preferem na maioria das vezes trabalhar sozinhos.
Os filhos desse Orixá são ótimos julgadores, pois eles nunca usarão sua emoção para decidir algo, serão sinceros e analisarão o contexto de forma racional e justa. Não são muito bons com relacionamentos sociais, pois não fazem questão alguma de saber da vida alheia e muito menos entra em uma fofoca. Possuem uma grande energia interna e mesmo com sua aparência esguia são capazes de realizar muito mais coisas do que aparentam.
Nunca confunda o silêncio e isolamento dos filhos de Ossain com falta de carinho ou amor. Eles são pessoas amorosas, mas precisam de seu tempo de solidão para se satisfazerem pessoalmente.
Seu sincretismo é com São Benedito, um Santo da Igreja Católica, negro, protetor dos escravos e afro descendentes. Benedito nasceu em uma família de escravos na Itália, viveu com voto de pobreza entre os eremitas por 17 anos, andando descalço e dormindo nas ruas e mesmo após iniciar a sua jornada como cozinheiro em um convento, não perdeu a sua humildade e sempre levava comida escondida para os pobres e mais necessitados do que ele.
“Ossain, senhor da cura e do axé das folhas!
Que os obstáculos e entraves sejam afastados dos meus caminhos;
Que as encruzilhadas da vida sejam livres e abençoadas;
Senhor das Folhas!
Que no outono as folhas protejam meus caminhos;
Que na primavera as folhas enfeitem meu destino;
Que no inverno as folhas aqueçam minha jornada;
Que no verão as folhas alegrem minha vida.
Amém!”
“O “Senhor das Ervas” venho louvar no começo deste dia
Peço nessa Oração a Ossaim que seu axé inspire minhas ações
Sem o “Orixá das Folhas” nenhum orixá é cultuado, sendo assim; pela sua força e poder eu peço:
Que suas bênçãos derramem sobre meu espírito, minha mente e meu corpo trazendo paz e harmonia a minha vida
Com as folhas frescas traga a fartura, a saúde, a alegria e o amor a minha jornada diária, Ewê ô!
Com as folhas secas leve para longe aqueles que obstruem meus caminhos, Ewê ô!
Saravá Ossaim, traga sua proteção a meus caminhos! Ewê Asá! Ewê ô!”
“Ewé Ó” seu significado é: Salve as folhas!
Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús
Dezembro é um mês de reflexão sobre nossos caminhos e escolhas, marcando uma transição essencial…
Reavaliando e Alinhando as Metas da Vida Estimado(a) Leitor(a) na semana de 1º a 7…
Deixe seu comentário