Início Espiritualidade Umbanda e Candomblé Tudo Sobre Oxóssi na Umbanda e Candomblé – Orixá do Conhecimento

Tudo Sobre Oxóssi na Umbanda e Candomblé – Orixá do Conhecimento

0
106002
Orixá Oxóssi

De arco e flecha na mão, assim é representada a imagem de Oxóssi, um dos principais Orixás na Umbanda e no Candomblé. Muito ligado à natureza, ele enaltece tudo que ela nos proporciona e sabe usá-la perfeitamente, conforme a necessidade.

Receba as Mensagens Divinas Dos Orixás Por Especialistas em Jogo de Búzios Online. CLIQUE AQUI

 

Orixá da mata, dos animais, do alimento em fartura e da caça, O Orixá Oxóssi é o responsável por prover as refeições de todos, sempre afortunando os que o buscam. Seu conhecimento e seu modo de vida na natureza o torna um perfeito guerreiro e sábio. Ele está em sintonia com o meio ambiente e é responsável por todo o balanço do eco sistema, até mesmo o cantar dos pássaros. Esse Orixá é defensor de todos aqueles que lutam pelo seu sustento e de sua família.

Oxóssi está ligado a tudo que é natural, inclusive dons como a dança, o canto e as artes plásticas. Viver em sintonia com esse Orixá é esperar sempre o positivo e buscar no mundo o que ele naturalmente nos oferece. Por amar tanto tudo que naturalmente possuímos, ele também representa um pouco de preguiça e comodidade, pois, para poder contemplar é necessário paciência e tempo de relaxamento.

Apesar de ser um Orixá da caça e da arte, quem busca como guardião Oxóssi,  geralmente pede ajuda para encontrar um emprego ou para que suas condições no local atual melhorem, já que essa é a forma de manter o sustento de todos os dias.

Jogo de Búzios Online AQUI!

A história de Oxóssi

Índice do Conteúdo

Oxalá é pai de Oxossi e sua mãe Yemanjá, seu nome provém do iorubá, e possui significado de guardião popular. Oxóssi é considerado o Rei de Ketu, pois livrou a população de um dos pássaros de Eleyé, quebrando assim um feitiço que ele lançava sobre eles. Diz a lenda que Oxóssi não precisa de mais que uma flecha para matar seu alvo, por sinal desta forma que ele abateu este pássaro. Por isso ele é chamado de Otokan Soso, que é um Okiri com o significado de: guerreiro que precisa somente de uma flecha, pois nunca erra o alvo.

Na região da qual ele era Rei seu culto foi quase extinto, pois essa civilização sofreu grandes agressões e perdas durante a história da humanidade, sendo dizimados ou forçados a se tornarem escravos. Mas a raiz do culto ainda vive em locais como o Brasil, onde sua presença é muito forte e a cultura sobreviveu ao tempo.

A história de Oxum e Oxóssi

Oxóssi e Oxum se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga. Assim fizeram, e de início o plano dos dois deu certo, mas logo Oxum engravidou e não foi possível manter a farsa por muito tempo. Quando Oxalá descobriu que sua confiança havia sido traída por sua filha, expulsou Oxóssi do palácio e o condenou a ser bissexual, já que passou tanto tempo vestido como mulher.

Leia mais sobre Oxum e o amor de Oxossi com Oxum.

Entre em contato com os orixás através do Jogo de Búzios Online! Clique Aqui!

Qualidades de Oxóssi

OtinVive na mata, tem um temperamento agressivo. Se veste de cor azul claro e usa capangas. Está ligado a Ogum.
AjenipapoDe Iyamis Osorongá. O dono do Irukere. Relacionado as Iyamis Osorongá.
IbualamoApresenta-se em águas do rio Irinlé. Veste-se de branco com saiote e um capacete de palha. Um velho caçador. Está relacionado com Omolú e Oxun.
InkuleEstá ligado a Oxaguiã e Jagun, habita as montanhas, gosta de vestir turquesa e verde claro.
InleLigado a Oxuns, Oxaguiã e Yemanjá. É um caçador jovem, seu culto é as margens do Irinlé.
Dana DanaEste Orixá veste-se de azul claro, está relacionado a Exu e Ossain. Ele não teme a própria morte e a afronta pela mata da morte.
KaréSuas vestes são azuis e dourados, está atrelado às águas e a Oxum e Logun Edé.
InseewéHabita as matas com Ossain, é o senhor da floresta e está relacionado com as folhas. Usa um capacete que cobre quase todo seu rosto, usa banda de palha nas costas e veste azul claro.
InfamíSó usa branco e está relacionado a Oxaguiã e Oxalufã.
AkueranGosta de oferendas de comidas cruas. Mora nos lugares mais profundos da mata e é o Orixá da fartura. Veste-se de azul claro com detalhes de tiras vermelhas e usa contas de cor verde claro.

Oferenda para Oxóssi 

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

Por ter derrotado o pássaro de Eléye, Oxóssi ele não aceita mel de abelhas, pois elas são animais de Ìyámi Eléye. A oferenda para Oxóssi pode ser feita com melaço de cana-de-açúcar. Entre as comidas preferidas do Orixá, estão:

  • Axoxô

Ingredientes: 1 coco seco, mel de cana, 1 kg de milho vermelho e vinho branco frutado.

Utensílios: quartinha de barro e alguidar.

Modo de preparo: cozinhe o milho vermelho somente em água, após o preparo, retire e aguarde esfriar, o coloque no alguidar de barro e cubra com bastante mel, finalizando com fatias de coco.

O vinho branco frutado será servido como acompanhamento na quartinha de barro.

  • Melão especial para Oxóssi

Ingredientes: 1 melão de tamanho grande, 1 coco seco, mel natural e vinho frutado.

Utensílios: quartinha de barro e alguidar.

Modo de preparo: faça fatias bem finas do coco e reserve. Divida o melão ao meio, o coloque no alguidar e cubra com bastante mel, para finalizar coloque as fatias de coco por cima.

O vinho branco frutado será servido como acompanhamento na quartinha de barro.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús!

Dia de Oxóssi

O dia do Orixá Oxóssi é em 20 de janeiro, ele é um Orixá muito valorizado no Brasil pois os poucos escravos que sobreviveram nos navios negreiros que o cultuavam, conseguiram se enraizar aqui em nosso país. Ele é conhecido como o Padroeiro da Linha dos Caboclos.

O seu dia da semana é a quinta- feira.

Cores de Oxóssi

As principais cores de Oxóssi são: verde, azul e azul – turquesa. Essas cores estão ligadas com as principais representações da natureza, da floresta, rios e mata, aos quais Oxóssi pertence.

Características das Filhas e Filhos de Oxóssi

São pessoas muito agradáveis e comunicativas. Estão na maioria das vezes de bom humor e são ótimas companhias. Adoram sair à noite, assim como a maioria dos caçadores. Quando em fúria, ferem profundamente com a palavra. Sabem o que desejam e não descansarão enquanto não conseguirem. Eles são guerreiros, lutadores, e é muito raro algo conseguir abatê-los, parece que a energia da vida flui facilmente para essas pessoas.

No relacionamento são extremamente dedicados e zelosos, e não admitem de forma alguma a traição, pois isso desperta sua fúria. Eles magoam-se facilmente, e se algum dia você perder a amizade de um filho de Oxóssi, saiba que será para sempre. Os filhos de Oxóssi não aceitam serem enganados de nenhuma forma. Eles também são ótimos trabalhadores, muito focados e determinados.

Jogo de Búzios Online! Clique Aqui!

Sincretismo de Oxóssi

O sincretismo desse Orixá é com o São Sebastião. Esse Santo, tentou de diversas formas motivar a fé cristã dos prisioneiros torturados, mesmo ele fazendo parte do exército de perseguição romano, na época liderado pelo Imperador Diocleciano.

E foi essa bondade que o condenou à morte. São Sebastião foi intitulado traidor e ordenado a ser executado com flechadas, mas não morreu, então foi condenado ao espancamento e teve o seu corpo descartado no esgoto. Santa Luciana ao encontrá-lo, o limpou e sepultou.

Devido a façanha de suportar as várias flechadas, ele teve sua imagem sincretizada ao Orixá Oxóssi, que possui a flecha como um de seus símbolos mais conhecidos.

Vale também lembrar que na Bahia Oxóssi é sincretizado com São Jorge, Santo reconhecido pela força e garra, e por enfrentar tudo que venha pela frente.

Oração a Oxóssi

Meu pai Oxóssi! Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário á manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos organismos coma vossas energia, para curar de nossos males!

Vós que sois o protetor dos caboclos, dai-lhes a vossa força, para que possam nos transmitir toda a pujança, a coragem necessária para suportarmos as dificuldades a serem superadas!Dai-nos paz de espírito, a sabedoria para que possamos compreender a perdoar aqueles que procuram nossos Centros, nosso guias, nossos protetores, apenas por simples curiosidade, sem trazerem dentro de si um mínimo da fé.

Dai-nos paciência para suportarmos aqueles que se julgam os únicos com problemas e desejam merecer das entidades todo o tempo e atenção possível, esquecendo-se de outros irmãos mais necessitados!

Dai-nos tranqüilidade para superarmos todas as ingratidões, todas as calúnias!

Dai-nos coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto aqueles que sofrem de enfermidades para quais, na matéria, não há cura!

Dai-nos força para repelir aqueles que desejam vinganças e querem a todo custo magoar seus semelhantes!

Oke Arô Oxóssi!

Saudação a Oxóssi

A saudação a Oxóssi é: Òké Aro!!! Arolé!

Significado: Salve ao Rei! É uma saudação ao que fala mais alto.

O Orixá Oxóssi, é senhor das matas, Rei dos homens Ketu, cheio de energia e não teme a morte, pois ele simplesmente não acredita em sua existência. Ele enxerga a vida como um ciclo eterno. Generoso e zeloso com seus filhos, ajuda a todos aqueles que querem lutar para manter sua família. Oxóssi é Orixá de felicidade e fartura, dá valor ao que é natural da vida e auxilia quem sabe como procurá-lo.

Receba Aqui as Melhores Orientações Transmitidas Pelo Poder Dos Odús

4.9/5 - (102 votes)

Estamos Online