Parte de uma cultura milenar, as Runas nórdicas são repletas de história e ensinamentos capazes de nos guiar nos caminhos do autoconhecimento, da sabedoria e da evolução pessoal. Mas você sabe como utilizá-las ou interpretá-las?
Entre as diferentes maneiras de usá-las, duas se tornaram bastante populares: o jogo de uma runa e o de três runas. No primeiro, você faz uma pergunta e escolhe uma pedra que dará uma resposta mais global sobre a situação.
Procurando por respostas para melhorar sua vida? Saiba AQUI o que as Runas têm para te revelar!
Já o segundo é uma consulta mais completa, envolvendo a resposta objetiva, o caminho a seguir e o resultado. Sendo interpretado da direita para a esquerda.
Para interpretá-las no futhark clássico isto é, o alfabeto rúnico, as 25 runas existentes exploraram possibilidades distintas, inclusive a apresentação em sua forma invertida que resulta no efeito contrário ao da posição normal.
Para que você compreenda melhor os significados de cada runa e como elas revelam sua natureza mais íntima, abordaremos cada grupo e suas respectivas peças.
Índice do Conteúdo
Odin – o grande deus criador das Runas Odin – um dia dependurou-se na Yggdrasil (famosa árvore mítica também conhecida como a árvore da vida), e se feriu com sua espada para que seu sangue juntamente com a energia da vida se transformassem nas Runas, sendo assim cada vez que uma gota pingasse no chão, uma nova pedra surgiria.
Após a criação, Odin juntou as Runas e as levou até a fonte da sabedoria que alimentava com as suas águas a Yggdrasil. A fonte era guardada por Mímir que concedeu ao deus que ele bebesse das águas desde que deixasse um dos seus olhos como pagamento.
Odin aceitou o acordo e em troca ganhou o poder da vidência, conhecimento e da interpretação com clareza, o que o permitiu decifrar as orientações que as pedras lhe passavam com muita sabedoria e assertividade.
Essa Runa de Odin é composta somente por seu sangue, sem a gravação da essência dos demais deuses. Ela é rodeada de mistérios e diz respeito a acontecimentos que não temos como ir contra, pois eles vêm de uma força superior. Odin está cheia de magia e segredos para serem realizados.
Esse grupo com 8 runas nórdicas é regido pela figura divina de Freyr e Freya e faz alusão ao plano físico e às realizações materiais. Além disso, representa a criação do mundo e com ele, o início da vida e da fertilidade.
O Fehu está associado ao dinheiro, à prosperidade e ao enriquecimento material – reverberando inclusive, a nível sentimental. Em sua posição invertida expressa impasses, frustrações, problemas financeiros e projetos não acabados.
Uruz traz consigo a coragem, a maturidade, o progresso e a vontade de buscar oportunidades até mesmo em meio às dificuldades. Quando invertida a runa demonstra falta de foco e preparo para lidar com adversidades.
A escolha desta runa implica a proteção da divindade nórdica e mostra um temperamento explosivo, determinação e facilidade em agir sem pensar. Se invertida simboliza a necessidade de cautela antes de tomar decisões precipitadas, egoísmo e teimosia.
Retratando a boca, Ansuz faz referências à comunicação, ao conhecimento e à ampliação da cultura. Se escolhida invertida a runa anuncia mentiras, futilidade, mau uso da palavra e fracassos.
A Roda traduz movimento, mudanças. E elas podem ser na moradia, nas metas de vida ou devido a viagens. Na posição invertida implica instabilidade, situações desagradáveis, rompimentos e fracassos.
A Tocha sugere renovação, criatividade, fertilidade e novos começos. Quando invertida a runa significa doenças, fim de relacionamentos e do prestígio social.
Esta é a runa da harmonia e reflete a união bem-sucedida, seja amorosa ou fraterna. Também é o companheirismo, a generosidade, o equilíbrio na vida e negócios prósperos. Ao contrário das demais no grupo ela não possui posição inversa.
Representa o lado lógico sobre o emocional, o sucesso, a felicidade e o bem-estar. Mas se invertida, aponta perdas afetivas, frustrações e infelicidade.
Este grupo de Runas nórdicas aborda o plano das emoções e as adversidades da vida, sejam elas oriundas da natureza ou elementais. Aqui, Heimdall rege as 8 pedras.
Em sua posição normal, representa os obstáculos, complicações legais, limitações e adiamento de planos. Já na invertida, anuncia a necessidade de controlar a raiva, evitar precipitações e aprender a lidar com a adversidade.
Nied significa necessidade e também a pobreza. Ela é a runa que mais indica dificuldades, atrasos em planos, fracassos ou desistência. O seu lado contraposto por sua vez, é a elevação da negatividade da pedra e sinaliza doenças, sofrimento, carência e muitas situações precárias.
O gelo simboliza a concentração, a neutralidade. Ele também aponta limitações no imóvel e em relacionamentos. Também aponta dificuldades futuras que podem acarretar em restrições e perda da liberdade. Contudo, esta runa não apresenta lado invertido.
Anuncia abundância merecida, recompensas e muita satisfação. Também pode envolver sinais de karma ou mesmo justiça, o que implica possíveis disputas nas quais nem sempre você sairá com a vitória. Esta runa também não possui posição invertida.
Apesar dos problemas que surgirem, essa Runa demonstra bases sólidas para poder prosseguir, simboliza segurança e confiança.
Esta runa indica a revelação de mistérios, surpresas e notícias inesperadas. Quando invertida revela traições, situações desagradáveis e perdas financeiras.
Eolh representa a espiritualização, novos caminhos e progresso. Indica proteção divina ou influência de terceiros que ajudarão você. No lado oposto significa escolhas erradas, caminhos tortos e vulnerabilidade.
Quarta runa do grupo a não apresentar posição invertida, o Sol remete à evolução, à vitória e à vida. Ele também manifesta amor, alegria, dinheiro, amizade e muitas festas.
Neste grupo de Runas encontramos a regência de Tyr, outra divindade. Elas invocam o plano espiritual e como devemos conduzir nossas vidas e caminhos.
Representa a coragem, a justiça, a honra e a vitória. Também significa a capacidade de vencer problemas e resolver dificuldades afetivas. O lado oposto demonstra falta de vontade, problemas emocionais e físicos.
Com a mensagem de fertilidade, esta Runa simboliza a gravidez, a multiplicação e a abundância. Se invertida sinaliza dificuldades em controlar gastos, esterilidade ou aborto.
Essa Runa é a mensageira das mudanças, de crescimento devido ao movimento e empenho, simboliza o progresso gradual ao decorrer do caminho.
Revela posturas imparciais, integração e confiança no próximo. Na posição contraposta sugere falsidade, egoísmo e individualismo.
A água é clara e profunda o que significa que esta Runa manifesta a intuição, as emoções e a maturidade. Se ela aparecer invertida remete a pensamentos confusos, ilusões e forças negativas.
Ing retrata a necessidade do altruísmo, da coragem e de novos recomeços. Também representa acontecimentos ou mesmo um nascimento. É uma das duas runas do grupo que não apresentam posição invertida.
Expressa a esperança, a fé, as transformações positivas, o otimismo e a confiança. Esta runa traduz o conceito de que nada melhor do que um dia após o outro para superar as adversidades. Ela também não possui posição invertida.
Odal simboliza a hierarquia, o conservadorismo, a sabedoria, as separações e até mesmo as cobranças. No lado oposto, demonstra o autoritarismo e problemas com propriedades.
Como você percebeu ao longo do texto, as runas nórdicas não servem apenas para fins adivinhatórios. Elas permitem a você se conectar com o seu eu interior e reavaliar os caminhos que está trilhando em sua vida para resolver problemas e alcançar o equilíbrio que tanto deseja.
Fale AGORA com um Esotérico Online e Comece a Direcionar Melhor a sua Vida
O Tarot das Luas é uma vertente encantadora e mística do tarot, que conecta a…
Novembro: O Mês da Celebração do Seu Poder Querido(a) leitor(a), esta semana lunar oferece um…
Deixe seu comentário