O uso do Tarot como oráculo é algo muito antigo, entretanto, hoje em dia é possível até fazer uma análise da jornada do herói no Tarot.
Como assim jornada do herói?
Todos nós temos uma jornada evolutiva, e ele envolve diferentes aspectos. Então, hoje vamos entender como acontece a jornada do herói no Tarot e o que ela significa.
Nesse texto você vai ver:
- A prática do autoconhecimento: o autoconhecimento nos ajuda a entender nossas dificuldades, e com isso buscar as melhores maneiras de evoluir;
- O que é a jornada do herói: a jornada do herói é algo que pode ser encontrado em diversas culturas, e ela representa as dificuldade e desafios que o herói deve passar para alcançar seus objetivos;
- Jornada do herói no Tarot: no Tarot a jornada do herói é marcada pelo Louco, e conforme ele passa por cada um dos Arcanos maiores, ele aprende algo que ajuda em seu caminho evolutivo;
- Diferentes lições na jornada do herói: plano físico, plano mental e plano espiritual.
Jornada do herói no Tarot: autoconhecimento em prática
Índice do Conteúdo
Certamente você já deve ter visto várias vezes como o Tarot pode ajudar nas dúvidas sobre o futuro, mas atualmente, ele faz mais do que isso.
A taroterapia é algo que vem ganhando espaço entre os adeptos do Tarot, pois além de funcionar como arte adivinhatória, nos ajuda a trabalhar nosso desenvolvimento pessoal. Por exemplo:
- desbloquear seu inconsciente;
- compreender sentimentos;
- planejar melhor seus passos;
- melhorar relacionamentos;
- cuidar de sua saúde.
Além disso, com a ajuda do seu Arcano Pessoal, você pode canalizar a energia dele para obter uma consulta mais objetiva e pessoal com as cartas de Tarot.
Mas o que é o Arcano Pessoal?
O Tarot é dividido em dois grupos, os Arcanos Maiores e os Menores. Os Arcanos Maiores são cartas numeradas de 1 a 22 e representam arquétipos específicos do Tarot. Assim, é entre essas cartas que você vai encontrar o seu Arcano Pessoal.
Dessa forma, a taroterapia juntamente com a energia do seu Arcano Pessoal te ajudam no processo de autoconhecimento, e por consequência, na compreensão da sua jornada.
Agora, vamos entender o que é a jornada do herói no Tarot.
Desenvolva seu autoconhecimento com o auxílio dos melhores especialistas no assunto!
O que significa a jornada do herói?
Apesar de estarmos focando na visão do Tarot, o conceito de jornada do herói é algo presente em diferentes culturas. Dessa forma, ela pode ser vista em:
- filmes;
- livros;
- jogos;
- até mesmo na religião.
Mas o que exatamente significa a jornada do herói?
A jornada do herói no Tarot ou em qualquer outro lugar se refere a uma série de etapas que o personagem principal tem que passar para que finalmente alcance sua transformação pessoal.
Em outras palavras, é uma jornada de autodescoberta, onde o personagem principal passa por diferentes obstáculos que o ajudam a crescer, até que consiga alcançar seus objetivos. E isso não acontece só nos livros.
Nós somos os heróis e heroínas das nossas histórias, mas ao contrário do que vemos nos livros, não existe uma única jornada. Assim, cada jornada é um ciclo que finalizamos até finalmente alcançar o desenvolvimento pleno de quem somos.
Além disso, a jornada costuma ter três etapas:
- material;
- mental;
- espiritual.
Igualmente, é assim que acontece a jornada do herói no Tarot, e ela é contada por meio dos Arcanos Maiores. Então, vamos ver como acontece essa jornada e o que cada carta representa.
Entenda mais sobre a sua própria jornada com o auxílio dos nossos tarólogos!
Jornada do Herói no Tarot: quem é o herói das cartas
De acordo com a taroterapia, a jornada do herói é feita com os Arcanos Maiores, entretanto, mesmo que cada um tenha o seu significado específico, juntos eles conseguem descrever fases dessa jornada.
Então, nosso herói, nessa representação é O Louco, ou Tolo, e está ligado aos:
- caminhos;
- novos começos;
- inocência (pois antes da jornada, ainda temos muitas coisas para aprender).
Por isso, é muito comum encontrar o Louco como a carta 0 ou 22 do baralho, pois ele pode ser representado como o herói no início ou no fim de sua jornada. Então, vamos conhecer como os arcanos aparecem na jornada do herói.
Jornada do herói no Tarot: o plano material
A primeira parte da jornada representa o plano material, ou físico, e as figuras com quem o herói ‘se encontra’ nessa parte da jornada estão ligadas a ensinamentos para lidar com o mundo externo.
Essas cartas são:
- O Mago: ligado à força de vontade e criação, o mago ensina confiança e humildade;
- A Sacerdotisa: ligada à intuição, ela ensina a importância da sabedoria interior e que nem tudo é o que parece;
- A Imperatriz: figura materna do tarot, ela ensina a ser gentil consigo mesmo e a busca da felicidade;
- O Imperador: o arquétipo do pai, ele ensina a importância de ser firme em suas decisões e da estabilidade;
- O Hierofante: ensina a importância da fé, da espiritualidade e do equilíbrio entre o corpo e a mente;
- Os Amantes: mostram a importância do amor e da união, e como isso nos ajuda a valorizar a vida;
- O Carro: sempre em movimento, o carro ensina dedicação e foco, para que possa chegar em seu propósito sempre com energia.
A jornada pelo plano mental
Aqui chegamos à parte da jornada referente ao nosso inconsciente e como podemos conhecer nós mesmos e crescer nesse processo.
- A Força: mostra que o poder nem sempre está relacionado ao físico, e é possível conseguí-lo com paciência e compaixão, contudo, o autocontrole também faz parte desse poder ;
- O Eremita: está ligado à introspecção, e ensina que o isolamento e a reflexão são ótimas maneiras de adquirir sabedoria interior;
- A Roda da Fortuna: ensina que a vida é feita de altos e baixos, e cada momento tem sua hora de acontecer;
- A justiça: ligada ao karma, ela ensina que tudo que fazemos tem consequências, portanto devemos sempre fazer a coisa certa;
- O Enforcado: ensina que a mudança de perspectiva pode ajudar a resolver problemas e ver as coisas de outro modo;
- A Morte: ligada às mudanças, ela ensina que todo ciclo tem um fim, e mesmo que seja inesperado, seguir em frente sempre é a melhor escolha;
- A Temperança: ligada ao equilíbrio, ensina que a moderação é algo muito importante e é a partir dela que conseguimos nosso bem estar e tranquilidade.
A jornada do herói no Tarot: plano espiritual
Na última fase dessa jornada é onde aprendemos que a espiritualidade vai além de nós mesmos, e nos aperfeiçoar é somente uma das lições que aprendemos em nossa jornada.
- O Diabo: ensina que para evoluirmos, precisamos enfrentar nossos medos e inseguranças, só assim o equilíbrio interno será alcançado;
- A Torre: ensina que a destruição pode ser necessária para que algo mais forte seja construído no lugar, criando uma oportunidade de renovação;
- A Estrela: ensina que até mesmo na escuridão é possível encontrar a luz, você só precisa ser otimista e manter a fé;
- A Lua: ligada à intuição, ela ensina que até nossos medos e inseguranças podem nos ajudar a enxergar além das aparências;
- O Sol: ensina que você precisa ser positivo sempre, pois não importa quão escura seja a noite, sempre haverá luz no próximo dia;
- O Julgamento: representa a avaliação e o perdão, pois é a partir do desapego que conseguimos renascer;
- O Mundo: representando o prêmio final dessa jornada, o mundo mostra o fim de um ciclo, e como sua visão mudou desde o início da sua caminhada, pois com os aprendizados que você teve, esse mundo se torna diferente daquele que conheceu.
Enfim, essa é a jornada do herói no Tarot, contudo, você também pode tirar ensinamentos para a sua própria caminhada. Então, aproveite cada figura que encontrar e aprenda com elas.
Até a próxima!
Alcance a sabedoria interior com as melhores meditações guiadas!
Avance em sua jornada evolutiva com essas poderosas dicas.