Que o hinduísmo é uma das principais religiões do mundo muitas pessoas sabem, mas quem são os deuses hindus? E quem é o deus criador para os hindus?
Hoje vamos conhecer um pouco sobre os principais deuses indianos e o que eles representam para a religião. Então, se você quer saber quais são os deuses do hinduísmo, é só continuar comigo.
Nesse texto você vai ver:
- Quantos deuses há no hinduísmo: apesar de ter os seus deuses principais, o hinduísmo tem aproximadamente 330 milhões de divindades, contando com deuses, parentescos e aparições divinas em outras personalidades;
- Deus Shiva;
- Deus Ganesha;
- Deus Kamadeva;
- Deus Vishnu;
- Deus Brahma.
Quantos são os deuses hindus?
Índice do Conteúdo
O hinduísmo é considerada a tradição religiosa mais antiga do mundo, pois ela começou no subcontinente indiano a aproximadamente 1000 anos a.C. Apesar de ter os seus deuses principais, ele conta com mais de 330 milhões de divindades, contando:
- deuses/deusas;
- parentesco entre os deuses hindus;
- aparições de algumas divindades em diferentes personalidades (assim como a deusa tríplice que tem as faces de anciã, donzela e mãe).
Sendo assim, devido à quantidade de deuses fica um pouco difícil responder quem os hindus adoram, entretanto, aí vai uma lista de alguns dos principais deuses hindus, um pouco de sua história e seus mantras.
Entre em contato com a sua espiritualidade com o auxílio das cartas de Tarot!
Deuses hindus: Shiva, o deus da destruição
Shiva é um dos principais deuses indianos, é o deus da destruição e do equilíbrio, também é muito conhecido no yoga por ser responsável pelas transformações:
- física;
- mental;
- espiritual.
Devido à sua importância, Shiva possui uma corrente própria dentro do hinduísmo, conhecida como shivaísmo, ou xivaísmo. Além disso, ele faz parte de uma trindade (equivalente a Santíssima Trindade do cristianismo) chamada ‘Trimûrti’, juntamente com os deuses Brahma e Vishnu.
De acordo com a história, Shiva costumava visitar a Terra frequentemente, usando a forma de um velho yogi muito sábio. Entretanto, seus ensinamentos costumavam levar pessoas a seguir esse caminho, o que incomodou o rei dos demônios.
Com isso, o rei mandou uma cobra para matar Shiva, porém o mesmo a dominou, fazendo dela uma amiga e companheira.
Em uma segunda tentativa de acabar com o deus, o rei demônio mandou um tigre, entretanto Shiva não conseguiu controlá-lo como fez com a cobra, e acabou matando o tigre. Assim, como forma de honrá-lo, o deus começou a usar a pele do tigre como roupa.
Para honrar o deus Shiva, seus fiéis costumam:
- fazer orações;
- visitar seus templo;
- fazer oferendas (principalmente leite, mel, manteiga açúcar e iogurte);
- cantar.
Além disso, muitas pessoas também entoam o seu mantra, Om Namah Shivaya, que significa ‘eu invoco, honro e me curvo ao Ser interior’.
Ganesha, o senhor dos obstáculos
Conhecido também como deus da fortuna e da sabedoria, Lorde Ganesha é mais um dos principais deuses hindus, além de ser muito conhecido ao redor do mundo, principalmente por comerciantes.
Primeiro filho de Shiva e Parvati, Ganesha tem o corpo de um jovem humano, porém possui a cabeça de um elefante, e é cultuado para dar sabedoria para que possamos seguir nosso caminho. Entretanto, além de ajudar e se livrar de obstáculos, ele também coloca obstáculos na vida das pessoas para impedir de seguirem o caminho errado.
Em seu culto as pessoas costumam oferecer:
- arroz;
- doces;
- flores vermelhas.
Assim como Shiva, Ganesha também tem um poderoso mantra que é entoado tanto para homenageá-lo quanto para pedir suas bênçãos, que é o Om Gam Ganapataye Namah e significa ‘eu te saúdo, Senhor das tropas’.
Deuses hindus: Kamadeva, deus do amor
Conhecido como o deus do amor e da atração, Kamadeva é o equivalente ao Cupido do hinduísmo. Jovem e bonito, ele voa em um papagaio gigante, e usando seu arco de cana de açúcar com suas cordas de mel e flechas de flores, ele inspira o amor e atração nos seres da Terra.
De acordo com a história, por perder seu amor, Shakti, Shiva entrou em estado de meditação, abandonando suas funções. Com isso, o mundo começou a entrar em desequilíbrio, entretanto, Shakti renasceu como a deusa Parvati e queria se casar com Shiva, porém ele não demonstrou interesse.
Então, para que Shiva pudesse amar novamente e voltar às suas funções, pediram para que Kamadeva o acertasse com sua flecha e o fizesse se apaixonar novamente. E assim Kamadeva o fez, porém por ter sua meditação interrompida, Shiva matou o deus do amor em sua fúria.
Com isso, Kamadeva permaneceu morto por um tempo, e junto com ele, o amor do mundo. Vendo o que isso estava causando, Shiva permitiu que Kamadeva renascesse, porém sem um corpo físico.
Para honrá-lo e pedir suas bênçãos no amor, muitas pessoas usam o seu mantra Om kamadevaya vidmahe, que tem uma tradução próxima a ‘de toda a energia que possa ser, que me venha o amor’.
Tire todas as suas dúvidas em relação a sua vida amorosa com os nossos especialistas!
Vishnu, restaurador do universo
Assim como Shiva e Brahma, Vishnu é um dos deuses hindus que faz parte da trindade, e ele é o responsável por manter a energia do mundo em equilíbrio.
Esse deus indiano tem diferentes formas para aparecer na Terra, porém sua forma principal tem 4 braços e cada um carrega um item específico.
- concha: a concha possui os 5 elementos essenciais da vida (água, ar, fogo, terra, éter) e ao soprá-la é possível ouvir o som primordial do mundo, o OM.
- disco de energia: representa equilíbrio e controle dos sentimentos;
- lótus: representa a pureza e a verdade;
- cajado: representa toda a força do mundo (física e mental).
Para honrá-lo, as pessoas oferecem frutas, velas e incensos, além de entoar o seu mantra Om Namo Narayanaya, que significa algo como ‘me ajoelho e me entrego a sua energia’.
Entretanto, apesar do poder dessas divindades, ainda não vimos qual é o principal deus do hinduísmo. Sendo assim vamos conhecê-lo.
Quem é o deus criador para os hindus?
Mesmo com todas as personalidades anteriores, o deus mais poderoso do hinduísmo é Brahma, o terceiro deus da trindade. Brahma é o criador do universo, de acordo com o hinduísmo, e foi a partir dele que todas as criaturas e todo o conhecimento surgiram.
Sendo assim, é ele que mantém o equilíbrio entre a força de sustentação do mundo (Vishnu) e o poder de destruição (Shiva).
De acordo com a história, Brahma é descrito como uma figura com 4 rostos, pois quando criou a deusa do conhecimento (Sarasvati) ela estava sempre fugindo de seus olhares, então ele se modificou para que pudesse sempre apreciar a beleza da deusa.
Além disso ele também possui 4 braços, cada um com um símbolo importante:
- flor de lótus: símbolo da verdade e pureza absolutas;
- japamala: símbolo de foco e controle sobre a mente (se parece com um rosário cristão);
- Vedas: livro sagrado do hinduísmo;
- vaso ou tigela com água: símbolo da imortalidade e coragem.
Hoje em dia o deus Brahma não é tão cultuado, entretanto ele ainda é a divindade mais importante, sendo associado ao mantra Om Brahmane Namah, que pode ser traduzido como ‘eu me curvo ao grande deus Brahma’.
Enfim, esses são os principais deuses hindus, e agora que você já sabe a energia que cada um deles traz, pode usar seus mantras e energias em sua meditação, e como consequência, elevar ainda mais seu espírito.
Até a próxima!
Se conecte com a espiritualidade com as melhores meditações guiadas!
Conheça um poderoso mantra de Ganesha para cura!