Abelha, árvore e coelho: com qual postura vamos começar? Por sinal, sabia que fica mais fácil ensinar yoga para crianças se inspirando na fauna e na flora? Afinal, essa técnica milenar nos conecta com a mãe natureza em busca de plenitude.
Aliás, essa prática traz inúmeros benefícios para o corpo, a mente e o espírito de adultos, certo? Mas, por que isso seria diferente com os pequenos?
Então, se você quer saber como funciona a yoga para crianças, vamos começar com um vídeo prático. Em apenas 15 minutos, você vai conhecer uma super oportunidade de aprendizado (e diversão).
Índice do Conteúdo
A aula de yoga para crianças adapta os conceitos dessa técnica milenar para a compreensão infantil. Ou seja, não é preciso falar nomes difíceis de entender quando estamos nos referindo a uma árvore ou um pássaro.
Hoje em dia, existem escolas que são voltadas para o público infantil, como o método Brincayoga. Por outro lado, também é possível aprender enquanto os pais se exercitam. A propósito, muitas pessoas enxergam a prática de yoga como um estilo de vida, não é?
Além das aulas de yoga para crianças, você também pode apostar em outras estratégias, tais como:
Sabia que existe um canal no Youtube especialmente dedicado à prática de yoga para crianças? Nele, a instrutora Kali Ananda conta com o apoio da filha Luana para demonstrar as posturas inspiradas na natureza. E, se você se interessou pela proposta, confira algumas delas a seguir!
Com base em uma cantiga popular, a dupla dinâmica trabalha diversas posturas, que são as asanas. Por exemplo, as posturas da árvore, da montanha e da semente, entre outras técnicas. Com isso, as duas também exercitam a coordenação motora, a memória e o equilíbrio.
Na época da Páscoa, Kali e Luana prepararam um vídeo inspirado na tradicional música do coelhinho. E, como não poderia deixar de faltar, elas ainda incluem a respiração e a asana do coelho.
Agora, Kali e sua filha fazem a brincadeira do passarinho, desde que ele sai do ninho até voar. Durante o vídeo, elas demonstram várias asanas, enquanto cantam, dançam e se divertem.
Com a Badrasana, mãe e filha demonstram como fazer a postura da borboleta, junto com 3 músicas. Por falar nisso, a posição de ficar sentada sobre as pernas juntas também é uma ótima pedida para a hora de meditar.
Chegou a vez de se conectar com os sons do ambiente ao fazer a asana Bhramari Pranayama. Isto é, a respiração da abelha contribui para acalmar o corpo, a mente e o coração. Neste vídeo, Luana e Kali nos mostram como contemplar os momentos de calma e de tranquilidade. Assim, podemos nos conectar com a nossa essência interior.
Continuando com a temática da respiração, Kali e Luana contam com a ajuda de uma lagarta de papel. De maneira lúdica, elas trabalham algumas técnicas de respiração que reduzem o estresse do dia a dia.
Para fechar com chave de ouro, nada melhor do que saudar o astro rei, não é mesmo? Dessa maneira, podemos trazer mais força e luz para o nossa jornada. Isso porque a yoga tem tudo a ver com esse caminho de evolução.
Se você fala espanhol (mesmo que só o básico), confira o canal MiniPadmini yoga para niños e niñas. Por exemplo, assista o vídeo que tem a respiração do leão para liberar a ansiedade. 🦁
Gostou dessas dicas ligadas à prática de yoga para crianças? Então, conta pra gente nos comentários. Além disso, aproveite para conferir mais posts do nosso Blog sobre a riqueza que envolve o universo infantil:
E, para finalizar, não poderíamos esquecer da saudação “Namastê”! Tanto para você, quanto para as crianças que nos rodeiam!
🙏🧒🤸♀️
Expansão e Busca Pessoal: Equilibrando nossas Mentes Amado(a) Leitor(a), chegamos aos dias 22 e 30…
O Tarot é uma prática ancestral que combina arte, misticismo e sabedoria espiritual. Entre os…
Deixe seu comentário