Banho de camomila no bebe.
Os bebês, até o 3º mês de vida, passam por incômodos, como as crises de cólica, dificuldade para adormecer, entre outros desafios. Por terem a pele mais fina e mais sensível, são mais suscetíveis a infecções e também podem apresentar irritação cutânea por conta de calor, contato com alguns tipos de tecidos, entre outros fatores.
Além de buscarem apoio na medicina convencional, os pais podem optar por meios alternativos e naturais, a fim de prevenir e tratar os episódios alérgicos e doloridos nos bebês.
Índice do Conteúdo
Por ter efeito antiespasmódico (combate os espasmos causados durante a cólica) e sedativo, a camomila ajuda no tratamento de irritações na pele, resfriados, inflamações nasais (como sinusite), má digestão, diarreia, insônia, ansiedade, nervosismo e nos desconfortos ocasionados por cólicas. É uma das alternativas naturais mais popular e eficaz.
Em forma de chá, o recomendado é que o bebê ingira apenas uma colher de chá antes das amamentações e também como forma de banho, que pode ser dado tanto na banheira, como em um balde (remetendo ao ofurô).
Além disso o banho de camomila no bebê:
Uma ótima alternativa para os recém nascidos é o ofurô de camomila.
Pode seguir a mesma forma de preparo do banho, mas será utilizado no lugar da banheira, um balde que melhor comporte o bebê.
Envolva o bebê em uma toalha fina, como um charutinho, de modo que fique em posição fetal dentro do balde, para que ele tenha a sensação de aconchego e segurança.
Além do efeito relaxante que a camomila trará, a inalação do vapor do banho beneficiará o trato respiratório do bebê.
Esse banho dura o mesmo tempo de um banho relaxante. O ideal é que o bebê permaneça enquanto a água ainda estiver morna. Começou a ficar fria, hora de terminar!
O mais indicado para a pele do bebê é sempre a planta natural, que não foi processada industrialmente. Mas caso não encontre os saquinhos de chás naturais (in natura), pode utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água. Numa situação de “emergência” pode usar sim que também vai funcionar perfeitamente.
Por ser um banho relaxante, o mais indicado é dá-lo perto do horário da noite, no momento em que o bebê for dormir, em dias mais agitados, quando a criança sente cólica, em dia de vacina e mesmo quando estiver com alguma gripe ou resfriado.
Lembre-se sempre verifique se a criança não possui sensibilidade ou alergia a camomila!
Você pode também conhecer o banho de alecrim:
O Tarot das Luas é uma vertente encantadora e mística do tarot, que conecta a…
Novembro: O Mês da Celebração do Seu Poder Querido(a) leitor(a), esta semana lunar oferece um…
Deixe seu comentário