A pedra Lápis-Lazúli além de ser considerada de grande poder, é repleta de benefícios que proporcionam a cura espiritual, energética e física, pois ela traz amor, paz, iluminação e harmonia em diversos campos de nossas vidas, como: família, estudos, dinheiro e saúde.
Por isso, ela é uma das pedras preciosas (valiosas em questão de poder) mais queridas e belas, considerada um verdadeiro amuleto da sorte. Seu custo para aquisição é baixo e os países de maior incidência são Rússia e Afeganistão.
Devido à sua cor principal ser o azul profundo, o lápis-lazúli é usada por diversas gerações para a decoração de ambientes e para resolução de questões espirituais, por isso é considerada uma porta para a iluminação.
Mas há diversas tonalidades de azul para essa pedra e também pode ser encontrada nas cores douradas e brancas. É comum identificarmos pedaços de pirita na composição, que dá a impressão de brilhos de estrelas.
A história da Pedra Lápis-Lazúli
Índice do Conteúdo
A Lápis-Lázúli – pedra que sempre foi utilizada por diversos povos – tem uma grande representatividade quando falamos de purificação e elevação espiritual.
Seu nome significa “céu” ou “azul“. Foi considerada uma das pedras mais caras no passado, tendo o seu valor comparado ao do ouro. A explicação era porque muitas culturas a via como essência de uma força divina, e enviada pelos anjos para trazer proteção, amizade e harmonia.
No Antigo Egito essa pedra azul foi usada de diversas formas: como amuletos e ornamentos, e quando pulverizadas eram consumidas como sombra cosméticas para os olhos por senhoras de grande importância hierárquica.
Além de que como acreditavam em seu grande poder, os egípcios lapidavam-a em forma de um olho, e a ajustava em meio ao ouro para que esse objeto fosse ofertado no último dia do mês aos Deuses. E assim eles faziam um ritual de agradecimento, devolvendo aos Deuses o que pertencia a eles. Se tratando do Egito, é também muito comum vermos o uso da pedra como base para estatuetas de pássaros e roedores.
Outros povos que utilizavam dessa pedra mágica são os assírios e babilônicos. Eles gravavam suas histórias através de símbolos em pedras e uma das mais utilizadas era a Lápis-Lazúli por ser considerada sagrada.
No mundo romano e bizantino, não foi diferente e a cor azul foi associada à realeza. Quem recebia a pedra possuía o mais alto símbolo de vitória e autoridade.
O uso da Pedra Lápis-Lazúli
Essa pedra quando carregada como joias ou simplesmente em sua forma bruta, irá movimentar a energia estagnada do corpo, facilitar a resolução de problemas em qualquer tipo de relacionamento, além de que quando usada para meditação e relaxamento é uma ótima aliada na concentração e expansão de espírito.
Esta pedra é uma forte combatente das energias negativas. Porém, não é aconselhável utilizá-la dentro do quarto.
Confira as mais comuns formas de utilização:
- Usada em formato de joias, mosaicos, canecas, vasos e caixa;
- Quando moído, forma um pigmentação azul para objetos, artes e até mesmo maquiagens;
- Pode ser utilizada com outras pedras;
- Seu formato bruto é ótimo para meditação.
Os principais benefícios
- Atenua dores de cabeça e febre quando utilizada no terceiro chakra;
- Impulsiona o crescimento de unhas e cabelo quando usada no primeiro chakra;
- Poderosa afrodisíaca;
- Acalma dores de garganta e tosse no quinto chakra;
- Indicado para doenças de peles;
- Relaxa o sistema nervoso;
- Ativa o bom-humor e a comunicação;
- Influencia positivamente na intelectualidade;
- Melhora memória e visão;
- Promove inspiração, amor e limpeza espiritual;
- Ótima para disciplina, relaxamento e vitalidade;
- Auxilia no desenvolvimento da clarividência;
- Ajuda no controle da tiroide;
- Melhora a energia do ambiente, afastando energias negativas.
Como cuidar da pedra Lápis-Lazúli
A Pedra Lápis-Lazúli é muito delicada, por isso recomenda-se não usar solventes e vapores. No momento da limpeza utilize somente água e se preferir a um sabonete suave ou neutro.
Nunca colocá-la em contato com água salgada. Porém também é possível realizar uma limpeza rápida se deixá-la em uma corrente de água doce, como rios e cachoeiras. Aconselha-se que ela seja sempre limpa após ter sido utilizada para alguma sessão, meditação ou uso como joias.
Já para sua recarga energética (após a limpeza), coloque-a ao luar e evite ao máximo o Sol por conta dos raios UV.
Características relacionadas à Lápis-Lazúli
Os signos
Os signos que mais possuem relação com essa pedra são: Libra, Touro, Aquário e Sagitário. Lembrando que não há restrição de signo para o uso da pedra, essa é somente uma indicação de acordo com as características de cada signo, porém a sua utilização é feita de acordo com a necessidade de cada um.
Profissões relacionadas
Qualquer tipo de comunicador, publicitário, dentista, escritor, estudante, executivo, inventos, jornalista, músico, advogado, psicólogo e cientista.
Planeta relacionado
Regida por Urano.
Chakra
Está associada ao 6º Chakra ( chamado também de terceiro olho) – Ligada à inteligência e poder psíquico.
Essa pedra extraordinária é utilizada há séculos, e várias culturas já se beneficiaram com suas propriedades, tanto para saúde quanto para obter ganhos em diversas áreas da vida. A conexão com o equilíbrio que a Lápis-Lazúli proporciona é incrível e muitas vezes até mesmo inacreditável.