A prática do Feng Shui na cozinha é uma maneira de valorizar e harmonizar esse cômodo especial, que tanta gente usa não só para cozinhar, mas também para conversar, comer e até mesmo se divertir.
É uma área da casa cheia de energias e que merece uma atenção a mais, com boas práticas e ideias. Conheça um pouco mais sobre o Feng Shui e veja dicas para praticá-lo na sua cozinha!
Origem e conceito de Feng Shui
Índice do Conteúdo
O Feng Shui é uma prática de origem chinesa e é considerado uma arte milenar. Seu objetivo é harmonizar os espaços e, por essa razão, potencializa tudo aquilo que é positivo e minimiza os aspectos negativos.
Tem como tradução literal “Vento-Água” e está ligado ao princípio ying-yang. Isso significa que é importante estarmos em sintonia com todos os elementos da natureza, para assim extrairmos o que é benéfico.
Técnicas e diagnósticos do Feng Shui são capazes de resolver os nossos problemas e os problemas de casa. Sua prática acontece como um exercício que harmoniza o homem com a natureza e toda a energia a sua volta.
Feng Shui na cozinha
É na cozinha onde acontece a grande celebração de sabores, de aromas e a transformação dos alimentos e da energia vital. Com o Feng Shui, é possível ativar todas as energias positivas, deixando o ambiente mais agradável e harmonioso, no entanto é importante atentar-se aos detalhes.
A cozinha é a parte que nutre e sustenta a vida, que representa riqueza e prosperidade. Faz parte de um importante triângulo (cozinha, banheiro e quarto), que diretamente está ligado ao bem-estar e à saúde. Nosso corpo está ligado às boas energias da cozinha e, por isso, é um cômodo tão importante.
Pensando nisso, mostraremos ideias e dicas de como implementar em sua cozinha algumas práticas do Feng Shui.
Mantenha a cozinha organizada
Os armários significam ordem nas finanças, por isso, mantenha a cozinha sempre limpa e organizada. Além disso, os móveis e eletrodomésticos devem estar em uso e funcionando normalmente.
Tudo que não funciona ou não é utilizado representa energia parada e não queremos isso para a nossa cozinha, certo? Doe ou jogue fora esses itens.
Valorize o elemento Fogo
O Fogo é o principal elemento da cozinha e está relacionado com a energia das finanças. É por meio da alimentação que conseguimos a energia física e nos sustentamos. Por isso, sempre que possível, reserve um tempo para cuidar desse espaço.
O fogão é um item que também merece ser valorizado, pois os chineses acreditam que existe um deus na cozinha e seu lugar preferido é esse eletrodoméstico que representa prosperidade.
Invista em uma decoração alegre
Ter uma decoração alegre e bastante iluminada é um ponto fundamental para valorizar todas as energias existentes. Para inspirar os cozinheiros de plantão, invista em utensílios bonitos e alegres que levam boas vibrações.
Para ativar a energia da fartura, aproveite as delicadas flores, as deliciosas frutas e os bonitos potes com alimento na sua decoração.
Prefira as cores claras
Cores em tons neutros e a cor branca são as melhores opções para o ambiente e os móveis. A cozinha deve ficar clara, mas pode conter detalhes com cores intensas e coloridas também.
É importante evitar o preto, pois essa cor simboliza a Água e entra diretamente em conflito com o Fogo, principal elemento da cozinha. O vermelho pode ser usado, mas é preciso ter cautela e não exagerar.
A harmonia agradável e alegre da cozinha é capaz de transformar o seu dia a dia em momentos muito melhores. Isso diminui as energias pesadas que prejudicam a saúde mental, física, emocional e espiritual. Lembre-se de que quanto mais alegria, mais vida e felicidade! Aproveite a beleza do Feng Shui e a prosperidade!