Muitos mantras budistas não possuem um significado concreto, isso porque a língua em que foram escritos hoje não é mais utilizada, e são compostas por algumas sílabas incompreensíveis. Mesmo assim após muitas pesquisas, e por meio dos ensinamentos passados oralmente, hoje temos sons que juntos podem ajudar a mente buscar o quieto e pacífico, além disso ajudam também automaticamente no relaxamento e concentração.
Os mantras, fazem um papel que vai muito além do relaxamento, eles aumentam drasticamente as vibrações energéticas de uma pessoa, faz com que sua percepção mude e as reações negativas e grosseiras vivam a verdadeira natureza das coisas, isto é, que a mente atenta a impermeabilidade da vida coloque uma claridade única na mente.
Toda forma de meditação auxilia no controle das emoções e equilibra a energia do corpo, se você gostaria do auxílio de um terapeuta holístico para realizar uma sessão de meditação, conheça mais sobre a Meditação Guiada e seus benefícios.
Vale ressaltar que os mantras podem ser entoados tanto em sânscritos como os mantras indianos ou também mantras tibetano, entenda o que é e a diferença, a seguir:
Índice do Conteúdo
Um mantra budista é uma série de sílabas tecnicamente estudadas para estarem onde estão, pois cada letra leva sua energia mística de Buda ou bodhisattva e junto com a repetição faz com que as palavras tomem uma proporção inesperada, por isso também que o Budismo é chamado de veículo de mantra.
Existem nesse caso dois tipos de mantras, que são os mais longos chamados de dharanis, e aqueles que são sintetizados, e que sua essência é iluminar a mente.
Da raiz “man” significa em sua essência “pensar” enquanto o “tra” significa instrumento ou recurso de acionamento.
Antes de falar sobre o surgimento é preciso entender a diferença desse mantra com o mantra indiano. O Hinduísmo acredita que toda vida tem uma ligação única com algum Deus. E por isso, eles acreditam em uma trindade que destrói (Shiva), cria ( Brahma) e protege (Vishnu), assim todos os mantras indianos estarão relacionados com um Deus.
Diferente do Budismo, que também é uma variação da religião Védica mas diverge do Hinduismo. Hoje o Budismo se tornou uma busca espiritual, doutrina própria, filosofia de causa e efeito que define atitudes presentes e como elas podem modificar o futuro.
Os mantras budistas surgiram da ideia de fixar na mente um pensamento obtido através do relaxamento, concentração e meditação. E é por esse motivo que são chamados também de suportes ou berços de sabedoria. Todas as sílabas dos mantras são pré-definidas, carregando representações de todos os Budas. Portanto elas são bençãos misturadas com amadurecimento cármico, no qual recebemos a sabedoria dos Budas através das sílabas abençoadas.
Confira alguns benefícios dos mantras:
Para quem pratica os mantras, percebem que suas sílabas e sons são capazes de transformar toda a energia tanto do ambiente quanto também de nós mesmos, isso porque ela é capaz de alterar todos os pensamentos trazendo consciência e paz.
Halloween, a famosa festa das bruxas, vai muito além de fantasias e “gostosuras ou travessuras”.…
O Tarot é muito mais do que um simples baralho de cartas místicas. Ele é…
Deixe seu comentário