Talvez para você, falar sobre os mantras indianos pode parecer algo muito distante, mas entendendo um pouco do que se trata e como funciona é possível ligar com os problemas e necessidades de forma única, sábia e segura.
Algumas pessoas sonham em encontrar um amor, outras estão em busca de um trabalho que proporcione melhor qualidade de vida e ainda existem aquelas que infelizmente estão lutando contra os problemas da saúde. Independentemente de qual é sua finalidade hoje, tudo parte de como vamos lidar e controlar nossas emoções e conflitos internos. Com toda a pressão surgem desesperos e em muitos casos, a depressão é tão profunda que afasta tudo e até mesmo uma luz de esperança. A prática do mantra pode ajudar, e mesmo em situações mais difíceis consegue apresentar um propósito na sua vida.
Por isso, é certo dizer que quem pratica os mantras indianos, entra em contato com seu Deus interior, e começa a efetuar mudanças positivas que ajudará a enfrentar todas as situações, independentemente da origem, se é algo antigo, ou desafios atuais, e até mesmo a ansiedade pelo futuro.
Se você gosta de mantras, não deixe de ler também o nosso artigo sobre os Mantras Budistas!
O que é Mantra Indiano?
Índice do Conteúdo
Para compreender melhor essa energia, primeiramente é preciso entender o que é um Mantra Indiano, essa palavra provém do sânscrito e tem muitos significados, dentre eles o que mais condiz é “ instrumento da mente“, “linguagem divina” e também “linguagem da fisiologia espiritual humana“. Mas isso são apenas conotações para explicar um pouco de todo o efeito que causa.
A prática do Mantra Indiano, vai ajudar você a trazer calma e paz para sua vida, sentindo-se pronto e energizado para os desafios. Além disso percorrendo esse caminho e posteriormente com muita sabedoria, o principal benefício é poder tomar as rédeas da própria vida, saber moldar-se as situações, enfrentar todos os desafios e com calma, para que simplesmente as coisas aconteçam.
O mantra é um método pessoal, são fórmulas antigas embutidas dentro de cada som divino, que quando ativos através das vibrações vocais e palavras, servem para ajudar a transformas hábitos e situações.
Você gosta e confia nas terapias alternativas? Saiba que elas são fortes ferramentas que auxiliam em diversos aspectos de cura, clique aqui e saiba mais sobre o Reiki a distância da iQuilibrio.
Surgimento dos Mantras Indianos
É um grande mistério em que época os mantras indianos começaram, alguns registros comprovam que 1000 a.C. Mas isso é só uma hipótese, pois o respeitado sábio S. Radhakrishnan afirma, que não são somente hinos compostos por sons, mas que conta a história da Índia, e a literatura de outros povos, por isso são tradicionalmente julgados como 1500 até 4000 a.C.
Os ensinamentos védicos, rituais e até o próprio Vedas que continha os mantras eram reservados à classe de Sacerdotes, e com isso foram surgindo as primeiras bibliotecas, para não perder todo o ensinamento era escrito em folhas de palmeiras todas as palavras, e quando secassem, se repetia novamente todo o procedimento.
Eram tantos mantras e ensinamentos catalogados que com o tempo obteve a necessidade de existir mais bibliotecas cuidando disso. E assim, eles seguiram com transmissões orais e consequentemente escritos em sânscrito. Muito dos textos são os resumos dos resumos, a fim de poder conservar todo conteúdo, eram feitos resumos rápidos e práticos que conseguiam explicar tudo, mas existem hinos que até hoje sobreviveram intactos.
Verdades sobre o Mantra Indiano
- Eles são formados baseados em sons energéticos;
- Sons provenientes também dos chakras;
- Existem exclusivos mantras para meditação;
- O alfabeto Sânscrito possui 50 letras, que correspondem as 50 pétalas dos seis chakras;
- Os Mantras indianos possuem o poder de aumentar os benefícios físicos e espirituais;
- Possuem a magia de energizar o prana;
- Escritos por sânscritos, língua que não é mais falada em conversas e no dia a dia;
- Os mantras possuem energias comparáveis a do fogo.
Benefícios dos Mantras Indianos
- Ajuda na concentração e relaxamento;
- Guia na busca pela cura interior;
- Estimula para um caminho sábio de autoconfiança e autoconhecimento;
- Elimina estresses e preocupações;
- Estimula a respiração consciente e controlada;
- Reduz palpitações e fadigas;
- Auxilia diversos problemas psicológicos;
- Aumenta consideravelmente a endorfina.
Esses são alguns dos diversos benefícios que os mantras indianos trazem para aqueles que os praticam.
Exemplos de Mantras Indianos
- OM TARE TUTARE TURE DZAMBEH MOHEH DANA METI SHRI SOHA – mantra de Tara para a prosperidade;
- Om Namah Shivaya – Para ter total controle da mente, chamado também de mantra Om;
- OM GAM GANAPATAYE NAMAHA – mantra para proteção, prosperidade, desobstrução e qualquer pedido;
- Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare – mantra para relaxar a alcançar a felicidade suprema;
- Om Namo Bhagavate Rukmini Vallabhaya Swaha – mantra da beleza e rejuvenescedor;
- Hare Krishna – limpa carma e atrai sorte;
- Om bhūr bhuva svar, tat savitur varenyam, bhargo devasya dhīmahi, dhiyo yo nah prachodayāt – iluminação e prosperidade.
Quando recitamos os mantras liberamos uma vibração poderosa que corresponde a um nível específico espiritual, por isso conseguimos despertar uma consciência plena e única. Aos poucos e com muita prática o mantra acaba sendo o melhor aliado para silenciar as dores e sofrimentos encontrados diante o caminho.
E assim, finalmente a pessoa entrará em um universo de perfeita harmonia, pois toda energia contida nele formam um tecido com as vibrações de quem recita.