Início Terapias Alternativas Meditação Saiba mais sobre os Tipos de Meditação

Saiba mais sobre os Tipos de Meditação

tipos de meditação

Existem vários tipos de meditação, elas variam conforme a tradição e o motivo pelo qual são realizadas. A meditação profunda e praticada de forma correta pode trazer diversos benefícios para os adeptos, e para que haja essa sinergia é muito importante que se busque por aquela que respeite e siga suas crenças e cultura.

Melhore Sua Vida Encontrando o Equilíbrio Para o Sucesso. Clique Aqui e Fale com um Terapeuta Holístico

O que é meditação?

Índice do Conteúdo

Para explanar sobre os tipos, primeiro vamos entender o que é a meditação.

Muitos livros e praticantes a definem como o despertar do homem para a conexão com o interior, o que traz autoconhecimento, paz, controle mental, espiritual e físico. Assim, é como se estivéssemos nos dispondo e mostrando o interesse de se encontrar com o nosso melhor e buscar a paz espiritual.

Essa prática auxilia a encontrar o caminho e a motivação para seguir em frente. Isso é, a cada vez que entramos em um estado meditativo temos a oportunidade de agirmos em busca do nosso bem-estar, onde o silêncio nos proporciona o encontro das melhores respostas por meio de nosso espírito e mente.

Porque e como meditar?

Foi provado cientificamente que a prática da meditação é benéfica em diversos sentidos, trazendo um equilíbrio psicológico para os praticantes. Sendo assim existem várias vertentes: meditação para ansiedade, estresse, depressão, déficit de atenção, sabedoria, calma, etc. Com ela, é possível discernir todos os sentimentos negativos e positivos e assim encontrar um equilíbrio ou sentido maior para tudo que acontece em nossas vidas.

Por isso, são inúmeros os benefícios da meditação, como:

  • ajuda a conter a raiva e o estresse;
  • purifica as energias;
  • evolui a compreensão e acalma;
  • eleva a espiritualidade;
  • promove o bem-estar;
  • aumenta a produtividade, concentração e segurança;
  • ajuda a superar traumas;
  • “desperta” a mente;
  • traz motivação;
  • traz paz interior;
  • aumenta a produção de hormônios.

Tipos de meditação

Meditação Budista

A descrevendo de maneira básica: busca a purificação, o foco na vida e a compreensão dos desejos humanos.

Zazen: significa “meditação sentada”, como a tradução já diz, geralmente é feita na posição de lótus, isto é, sentado com as pernas cruzadas. E o foco é totalmente voltado na movimentação do ar.

Vipassana: significa “visão clara”, visa sempre a concentração, tranquilidade e investigação, isto quer dizer, tomar atenção plena em absolutamente tudo do corpo.

Consciência Plena: neste caso, é uma adaptação das principais e tradicionais práticas budistas e ela vem da concentração intencionalmente do momento presente.

Metta ou Kindness: essa palavra significa bondade benevolência e boa vontade. Essa meditação se realiza sentado com os olhos fechados e visando os sentimentos citados. A sequência de evolução é a seguinte:

1.Você mesmo;
2.Um(a) amigo(a);
3.Uma pessoa “neutra”;
4.Uma pessoa difícil;
5.Quatro pessoas anteriores juntas;
6.Universo inteiro.

Meditação Hindu

Mantra (OM): se utiliza o mantra para que entre no estado meditativo com mais facilidade, pois devido a vibração transmitida ela induz ao estado de relaxamento.

Existem alguns outros mantras famosos: om, so-ham, rama, yam, ham, om namah shivaya, om mani padme hum e nam myoho rengue kyo, etc.

Transcendental: Foi introduzido por Maharishi Mahesh Yogi, sendo uma forma mais ampla para meditação estabelecida através de diversos sons.

Yoga: Não existe na verdade uma e única meditação com esse nome, mas diversos exercícios de Yoga que auxiliam para uma meditação. Podemos citar:

  • despertando o Terceiro Olho;
  • meditação dos chackras;
  • trataka – Fixação ocular;
  • meditação Kundalini;
  • Kriya Yoga;
  • Meditação do Som;
  • Tantra.

Eu Sou: Essa é a tradução de “atma Vichara” que também pode significar “investigar”. E busca principalmente encontrar nossas raízes e o princípio, para que possamos desvendar a pergunta”Quem sou eu?”.

Meditação Chinesa

Taoista: É uma tradição filosófica que visa e enfatiza a vida em harmonia. Esse termo significa: “princípio” ou ainda ” caminho”.

A principal característica é a transformação e geração de energia interna, além de existir outras diversas técnicas de meditação que partem da concentração e visualização. Como: Meditação Respiratória (Zhuanqi), Meditação Vazio (Emptiness), Nei Guan (Visualização Interna), Shouyi, Yuanyou, Zuobo e Zuowang.

Chi Kung: Significa ” cultivo de energia”, e parte de um exercício que fortalece corpo e mente para a busca da saúde pela meditação. Isto é, uma técnica um tanto quanto diferente porque mexe com movimentos corporais lentos, onde o foco continuará no interno e na respiração.

Meditação Cristã

Dentro dessa meditação existem outras 3 que completam:

Oração contemplativa: repetição de frases sagradas.

Leitura Contemplativa: ler e pensar o ensinamentos da Bíblia.

Sentado com Deus: silenciosamente concentrar a mente na presença de Deus.

Meditação Guiada

É uma prática moderna que é baseada em todas as tradições anteriores. Isto é: dependerá somente de você criar uma fórmula para melhor se concentrar em uma meditação, geralmente ela é guiada de um som e até mesmo vídeos.

Portanto existe diversos tipos de meditação, todos com sua particularidade e dirigidas por tradições distintas. Mas todas elas seguem a mesma linha de objetivo que é conectar o homem com sua verdadeira essência para assim encontrar o equilíbrio e paz interior.

Não Escolhemos os Problemas, mas Podemos Escolher como Lidar com Eles. Clique Aqui e Descubra Como Melhorar a Sua Vida

5/5 - (1 vote)

Estamos Online