Plantas medicinais 💚
O homem sempre esteve profundamente relacionado com o reino vegetal. Desde a pré-história ,supostamente, já se fazia uso dos vegetais e raízes na alimentação. Os fatos históricos também indicam que antes do reconhecimento da medicina como ciência, as plantas eram usadas como meio de tratamento para muitos males.
É comum encontrar uma pessoa ou outra que tenha sido beneficiada na infância por um ou outro desses remédios caseiros. Isso significa que ,em algum momento, sua eficácia foi constatada. É um tipo de remédio simples, de baixo custo – às vezes gratuito.
Converse com um consultor iQuilibrio, aqui!
A cura natural e a medicina tradicional não se excluem mutuamente, cada um tem suas vantagens e limitações. Elas se sobrepõem em muitas áreas. Dentro desse cenário, um dos remédios mais conhecidos são as ervas. Podem ser usadas de diferentes formas para chegar na cura em resultados específicos. Separamos alguns males de saúde e como curá-los por meio das ervas medicinais. Veja só:
Índice do Conteúdo
Rale quatro batatinhas de bom tamanho. Em seguida, coe a massa em pano e beba o suco, imediatamente. A dose é de 1 xícara das de chá, 3 vezes ao dia.
Ferva 150 gramas de folhas de sabugueiro em 2 litros de água, por 2 minutos. Tome vários cálices durante todo o dia, com intervalo mínimo de 3 horas entre cada copo.
Aspire o vapor do cozimento das folhas de eucalípto.
Se você está com afta ou qualquer ferimento na boca, mastigue por 3 minutos uma folha de alecrim. Ou faça um chá de folhas de alfavaca. Bocheche o chá de 3 a 4 vezes ao dia.
Tome chá de folhas de framboesa ou ferva 20 gramas de avenca em 1 litro de água e coe espremendo. Faça gargarejos.
Misture suco de limão, óleo de amêndoas doce e álcool absoluto em partes iguais. Use externamente nas articulações doloridas ou endurecidas, para que adquiram maior elasticidade.
Tome chá de folhas de pé de graviola e de caramboleira sempre que sentir sede. A segunda opção é fazer um chá com folhas de sabugueiro e tomar 3 xícaras por dia, durante 3 meses seguidos.
Amasse bem 5 folhas de camomila, e ponha em 1 ⁄ 2 copo de água com 1 pitada de bicarbonato de sódio. Espere 3 minutos e beba. Quando sentir dor de cabeça, tome um copo de suco de cereja e a dor passará rapidamente.
Para retirar o calos, pegue um pedaço de casca de banana verde, coloque em cima do calo, entre 3 a 4 dias, prendendo-o com esparadrapo. O calo sai inteiro.
Tome chá de folhas de salsa, 1 copo após as refeições, durante 4 dias. Ou faça um chá de quebra-pedras e tome-o sem adoçante.Repita a receita até que a pedra saia
Uma das ervas consideradas mais eficazes para esse fim é o verbasco que cresce em muitos lugares como uma erva daninha. As suas folhas macias e felpudas podem ser colocadas em um bule com água quente e seu vapor inalado para aliviar os sintomas. O chá de verbasco também melhora o estado de saúde.
A Erva-de-gato é um dos mais antigos remédios caseiros,ao fazer um chá jamais deixe ferver. Deixe-o em infusão num recipiente tampado. Não beba grandes quantidades do chá, pois doses excessivas podem produzir náusea.A melhor maneira de tomar esse chá talves seja com camomila e hortelã, adoçado com mel. Esta é uma excelente combinação para aliviar os sintomas.
Os galhos novos, as folhas e as flores do Alecrim produzem uma infusão que constituem um bom remédio para dores de cabeça, cólicas, gripes e doenças nervosas. Dizem que a tensão e a depressão respondem muito bem aos encantos do alecrim. Ele também pode ser usado na água do banho, como um estimulante para crianças e pessoas idosas doentes.
A Salvia é útil no tratamento das inflamações de garganta, sendo também recomendada para gripes e tosse. Adicione 15 gramas de folhas frescas de salvia ao suco de limão. Adoce com mel e faça uma infusão com 1 ⁄ 4 de água fervente afastada do fogo. Coe e sirva quente ou fria.
As maids indicadas nesse caso são a bardana, o olmo, tanchagem,”comfrey” e sinete-de-ouro (hidraste) .Felizmente, essas ervas não são difíceis de encontrar.Qualquer loja de produtos herbáticos deverá tê-las, o mesmo acontecendo com algumas lojas de produtos naturais.Para usar a bardana,faça uma infusão em água quente das sementes e/ou de outras partes da planta e aplique na pele, de preferência sob a forma de compressa. De maneira geral, um punhado de ervas é utilizado para fazer uma xícara da infusão.
As informações acima citadas foram obtidas através dos livros:
As ervas também possuem grande função em nossas vidas espirituais. Confira mais sobre a alfazema e seus benefícios:
Faça seu curso do poder das ervas, aqui! 🖤
O Tarot das Luas é uma vertente encantadora e mística do tarot, que conecta a…
Novembro: O Mês da Celebração do Seu Poder Querido(a) leitor(a), esta semana lunar oferece um…
Deixe seu comentário