Os mantras são como uma porta que nos conecta ao nosso espírito, a qual nos guiará ao estado de meditação. Por meio desse hino, conseguimos alcançar vibrações que nos levam à paz em todos os setores da vida, pois ele nos transmite autoconhecimento e equilíbrio.
Por isso a prática e o aperfeiçoamento da concentração perante a um mantra, faz com que você purifique seus pensamentos e consiga lidar de forma eficiente e sábia com todos os problemas que lhe aparecem.
Não é surpresa dizermos que a maioria das doenças que nos perseguem – até mesmo as consideradas “problemas do mundo moderno” – têm uma grande chance de surgirem quando nos encontramos fracos e vulneráveis espiritualmente e mentalmente. Há diversas pesquisas que mostram que males como o câncer e Alzheimer podem ser frutos de depressões ou grandes tristezas. Pensando nisso, uma forma de procurar por uma vida saudável não consiste somente em trabalhar o corpo e esquecer da mente.
O mantra nos traz então, a possibilidade de nos concentrarmos ao máximo e tirarmos de nós mesmos as respostas que precisamos para nos permanecermos firmes, e adquirirmos sabedoria em todo nosso processo de vida.
Índice do Conteúdo
O significado da palavra mantra provém do sânscrito, onde “Man” que significa mente e “Tra” que em contexto geral aborda proteção, controle ou ainda sabedoria. Assim obtemos: “instrumento para conduzir ou proteger a mente”.
Portanto podemos definir um mantra como hino, oração, canção sagrada, sílabas programadas e até mesmo um poema religioso. Algumas religiões o utilizam para saudar, ofertar boas vibrações e louvar os deuses ou datas comemorativas.
Mas precisamos fortalecer o conceito de que embora a prática se destaque quando tratamos de cultura hindu, ele não está atrelado à uma religião, sendo assim não é necessário que se faça parte de uma para praticá-lo. O budismo espalhou a técnica de meditação pelo mundo, apresentando a sua prática como uma filosofia de vida, ou seja, uma forma de pensar e de encontrar o bem-estar total.
Até mesmo as pessoas mais agitadas, podem encontrar seu ponto de calma no momento que aprenderem a meditar e a repetir um mantra. O conceito para o uso dessa técnica é o de poder imergir no som das palavras que nos levam diretamente à nossa própria fonte espiritual de paz. É um momento nosso, único onde procuraremos em nosso interior as orientações que nos levam ao caminho do que nos faz bem, da nossa felicidade.
Um exemplo da eficácia de uma sílaba muito utilizada em mantras, é a repetição de “om“, que provavelmente é muito conhecido até para aqueles que não possuem experiência nessa área. Quando ele é entoada, causa correntes de energias purificadoras.
O mais mágico nisso tudo é que não é necessário compreender o significado das palavras para encontrar o efeito, porque o seu verdadeiro poder encontra-se no som. Esse som é capaz de harmonizar os chakras, trazer leveza e obstruir canais energéticos.
Alguns estudos também atribuem o poder dos mantras aos mudras, assim sendo, ao decorrer da humanidade a “oração” foi repetida tantas vezes com a mesma intenção que ela adquiriu um poder energético gigantesco e que passa através do inconsciente coletivo.
Foi a partir dos livros sagrados indianos chamados de Vedas, que os mantras surgiram. Nestas escrituras pode-se encontrar mais de 4 mil sutras, que tinham como objetivo louvar aos deuses. E foi a partir dos sutras, – considerados também como hinos – que os mantras nasceram.
Os sutras foram base para servir como inspiração no surgimento de milhares de mantras, cada um com seu objetivo: amor, bondade, paz interior, conexão com o Divino, calma e autoconhecimento.
Sua principal função é no auxílio à meditação, pois quando se pronuncia um mantra, ele é capaz de acalmar os pensamentos e nossas ações, facilitando a concentração. Podemos concluir então que ele tem o intuito de relaxar extremamente, tirando a pessoa de toda a tensão e colocá-la em um estado meditativo.
Os mantras podem nos influenciar positivamente em diversas áreas de nossas vidas, desde amor, relacionamentos familiares, finanças, na saúde e na busca de bem-estar e paz interior.
São diversas teorias que tentam explicar porque um mantra faz bem. Dentro da cultura indiana e chinesa, dizem que quando você começa a entonar as mesmas sílabas, o nosso cérebro relaxa, – pois não precisa de tanto esforço – e por isso a pessoa entra em um estado de calma.
Os psicólogos ocidentais defendem que quando se escuta ou fala um mantra, existe uma energia sonora que consegue ter efeitos poderosos no organismo, que nos tiram o estresse.
Independente da crença, o fato verídico é que ele realmente funciona e por isso conquista tanta pessoas em todo o mundo. Quando nos permitimos mergulhar em nossos próprios pensamentos e nos desligarmos do exterior, somos capazes de conseguir concentrar a energia em pontos onde ela é realmente necessária e por isso esse tipo de ação gera tanto benefício em diversos setores da vida, porque com a mente e espírito limpos somos capazes de identificar o que é realmente necessário.
Existem mantras específicos para diversos tipos de questões, eles focam a energia que circulam no chakra responsável por aquele ponto de vida.
Confira algumas curiosidades dos Mantras:
Essa prática leva o indivíduo para o caminho do autoconhecimento, além de influenciar positivamente na prática de meditação. Por isso o mantra é considerado um instrumento valioso na hora de aperfeiçoar a paz interior ou de alcançar sucesso e harmonia na vida.
Expansão e Busca Pessoal: Equilibrando nossas Mentes Amado(a) Leitor(a), chegamos aos dias 22 e 30…
O Tarot é uma prática ancestral que combina arte, misticismo e sabedoria espiritual. Entre os…
Deixe seu comentário