Alcançar o equilíbrio entre corpo e mente é algo que faz parte da busca humana desde muito tempo atrás. Com isso, várias técnicas foram sendo desenvolvidas, a terapia holotrópica é uma delas.
Juntando alguns elementos com técnicas de respiração, ela visa ajudar as pessoas a desenvolver seu autoconhecimento e trabalhar em alguns aspectos de sua vida. Então, hoje vamos conhecer um pouco mais da terapia holotrópica e como fazê-la.
Nesse texto você vai encontrar:
Índice do Conteúdo
A terapia holotrópica surgiu em 1.976, e foi desenvolvida por um casal de pesquisadores e psicanalistas tchecos, Stanislav e Christina Grof.
Em uma de suas pesquisas, o casal começou a se interessar mais pelos estados expandidos da consciência, e perceberam que tais estados poderiam auxiliar na superação de traumas e cura interior.
Assim, eles desenvolveram uma técnica de respiração, chamada de respiração holotrópica. De acordo com suas pesquisas, essa técnica ajuda as pessoas a expandir suas mentes e lidar com:
Apesar de ser uma terapia experimental, a terapia holotrópica vem crescendo muito, principalmente por usar algo tão simples e fundamental como a respiração.
A terapia holotrópica, ou respiração holotrópica, se trata de uma técnica respiratória que combina respirações curtas e rápidas com o intuito de promover a expansão da consciência e o contato da pessoa com o seu interior.
Além disso, o ambiente onde a técnica é feita deve ser preparado para que esse contato aconteça da melhor forma possível. Ou seja, a pessoa ficará em um lugar confortável, onde não haverá interrupções e é colocada uma música para auxiliar no relaxamento.
Como resultado, a pessoa consegue atingir um alto grau de relaxamento e ter um contato mais profundo com sua própria consciência.
Dessa forma, por respeitar o tempo de conexão da pessoa que está fazendo a terapia holotrópica, as sessões podem durar até três ou quatro horas, trazendo uma série de benefícios..
Assim como outras técnicas de respiração, a respiração holotrópica promove não só o relaxamento, mas também:
Da mesma forma, a respiração holotrópica pode ajudar a lidar com traumas escondidos em nossa mente. Dependendo do grau de expansão que você alcança, é possível lidar com sentimentos e coisas que foram bloqueadas pelo seu inconsciente.
Conheça maneiras de alcançar o equilíbrio com o Tarot dos Anjos!
Hoje em dia existem muitas coisas que podem nos ajudar a trabalhar no nosso autoconhecimento:
Todas essas ferramentas nos ajudam a entrar em contato com nós mesmas e trabalhar aspectos que nos guiam para alcançar o equilíbrio entre nosso corpo e a nossa mente. Sendo assim, a terapia holotrópica não poderia ficar de fora.
Por causa de suas técnicas, a respiração holotrópica tem sido muito usada como ferramenta de autoconhecimento. Pois, além de nos permitir entrar em contato com nossa consciência, após as sessões, as pessoas são encorajadas a falar sobre os seus sentimentos no momento, ou desenhar o que estão sentindo.
Ou seja, além do seu processo interno, você pode expressar sua jornada de diferentes formas, o que ajuda a internalizar mais ainda a sua evolução.
Porém, assim como outros tipos de terapia, ela deve ser feita com cuidado.
Alcance seu potencial máximo trabalhando o autoconhecimento com a ajuda dos oráculos!
Por se tratar de uma técnica que mexe muito com a nossa respiração e algumas funções corporais, ela pode causar ataques de pânico ou desmaios em algumas pessoas. Além disso, não é indicada para pessoas com:
Por isso, as terapias holotrópicas costumam ser feitas em grupos, onde os participantes se revezam entre o papel de ‘respirante’ e assistente.
Além disso, todos são acompanhados por profissionais certificados na respiração holotrópica, para que não haja nenhum problema com os participantes.
Primeiramente, tenha certeza de que você pode fazer a técnica sozinha e sem problemas. Além disso, certifique-se de fazer a técnica em um dia mais calmo, para que o seu tempo de conexão seja respeitado.
Então, finalmente, comece a preparação do local.
Com o local preparado, deite-se confortavelmente no tapete, feche os seus olhos e comece com respirações longas primeiro, para que seu corpo relaxe.
Depois de algumas respirações longas, comece o processo de hiperventilação, ou seja, faça respirações rápidas e curtas. O tempo que você vai usar para fazer a respiração holotrópica só depende de você, pois se trata de um processo totalmente pessoal de expansão da consciência.
Se você se interessou pela terapia holotrópica mas não tem certeza se pode fazer, você pode começar com algumas técnicas mais simples de respiração e relaxamento. Assim, conforme você vai evoluindo, pode fazer a respiração holotrópica quando se sentir mais confortável.
A primeira técnica é a respiração ressonante, que pode ser feita mais de uma vez por dia. Ela consiste em cinco respirações completas por minuto. Ou seja, você inspira contanto até 5, e expira fazendo o mesmo. Você também pode fazê-la durante o tempo que achar necessário.
A segunda técnica é a da respiração alternada, que além de te ajudar a relaxar pode te ajudar a controlar a ansiedade. Para fazê-la você se senta em uma posição confortável, em seguida, você deve alternar a respiração entre as narinas.
Primeiro expire completamente, então tampe a narina direita com o dedo e inspire. Depois tampe a narina esquerda, libere a direita e expire, e então vá alternando conforme você faz suas respirações.
Além dessas, existem várias técnicas de respiração que você pode testar, até que encontre a melhor para você.
Enfim, agora que você conheceu mais sobre a terapia holotrópica e como você pode usá-la, aproveite e busque equilíbrio também com a meditação. Temos vários profissionais que podem te ajudar. Até a próxima!
Aprenda as melhores técnicas de meditação e conecte-se com você mesma!
Conheça mais sobre os oráculos e como eles podem te ajudar a crescer cada vez mais.
O Tarot das Luas é uma vertente encantadora e mística do tarot, que conecta a…
Novembro: O Mês da Celebração do Seu Poder Querido(a) leitor(a), esta semana lunar oferece um…
Deixe seu comentário