A homeopatia é um sistema médico baseado na crença de que o corpo pode curar a si mesmo. Aqueles que o praticam usam pequenas quantidades de substâncias naturais, como plantas e minerais e acreditam que isso estimula o processo de cura. A homeopatia foi desenvolvida no final dos anos 1700 na Alemanha.
Confira o atendimento personalizado da iQuilibrio!
Índice do Conteúdo
Uma crença básica por trás da homeopatia é “semelhante cura semelhante”. Em outras palavras, algo que provoca sintomas em uma pessoa saudável pode – em uma dose muito pequena – tratar uma doença com sintomas semelhantes. Isso serve para acionar as defesas naturais do corpo.
Por exemplo, cebola roxa faz seus olhos lacrimejarem. É por isso que é usado em remédios homeopáticos para alergias. Os tratamentos para outras doenças são feitos de hera venenosa, arsênico branco, abelhas inteiras e uma erva chamada arnica.
Os médicos homeopatas (também chamados de “homeopatas”) enfraquecem esses ingredientes adicionando água ou álcool. Em seguida, eles agitam a mistura como parte de um processo chamado “potenciação”. Eles acreditam que esta etapa transfere a essência de cura. Os homeopatas também acreditam que quanto mais baixa a dose, mais poderoso é o medicamento. Na verdade, muitos desses remédios não contêm mais nenhuma molécula da substância original. Eles vêm em uma variedade de formas, como bolinhas de açúcar, gotas líquidas, cremes, géis e comprimidos.
Confira o atendimento personalizado da iQuilibrio!
Os tratamentos são “individualizados” ou adaptados a cada pessoa – é comum que diferentes pessoas com a mesma condição recebam tratamentos diferentes. A homeopatia usa um sistema de diagnóstico diferente para atribuir tratamentos a indivíduos e reconhece padrões clínicos de sinais e sintomas que são diferentes daqueles da medicina convencional.
Durante sua consulta, um homeopata fará uma série de perguntas sobre sua saúde mental, emocional e física. Eles prescreverão o remédio que melhor corresponda a todos os seus sintomas. Em seguida, eles definirão o tratamento para você.
Você também pode comprar remédios homeopáticos de venda livre em drogarias e lojas de produtos naturais. A dosagem e a qualidade desses produtos dependem do fabricante.
É usado para uma ampla variedade de problemas leves de saúde, incluindo algumas doenças crônicas:
Também pode ser usado para problemas menores, como hematomas, arranhões, dores de dente, dores de cabeça, náuseas, tosses e resfriados.
Uma avaliação abrangente de evidências feita em 2015 pelo Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica do governo australiano concluiu que não há evidências confiáveis de que a homeopatia seja eficaz para qualquer condição de saúde.
A homeopatia é um assunto controverso. Vários dos conceitos-chave subjacentes à teoria da homeopatia não são consistentes com os conceitos científicos fundamentais como os entendemos. Por exemplo, as preparações homeopáticas podem ser tão diluídas que uma substância considerada “ingrediente ativo” se torna incomensurável, o que cria grandes desafios para a investigação rigorosa de tais produtos. No entanto, pesquisas recentes começaram a examinar os atributos físicos dessas preparações para determinar se será possível caracterizá-los no futuro.
A homeopatia pode te ajudar a melhorar doenças e sintomas, porém, não deve substituir os tratamentos médicos e deve ser utilizado como uma medicina complementar, ou seja, além dos medicamentos tradicionais, a utilização das homeopatias podem potencializar os remédios e agilizar os tratamentos. De qualquer forma, sempre procure um médico e se informe sobre como utilizar esse tipo de medicina.
Confira o atendimento personalizado da iQuilibrio!
O Tarot das Luas é uma vertente encantadora e mística do tarot, que conecta a…
Novembro: O Mês da Celebração do Seu Poder Querido(a) leitor(a), esta semana lunar oferece um…
Deixe seu comentário