Que a yoga nos ajuda a ter qualidade de vida, muitas pessoas sabem, mas você já ouviu falar na yoga para os olhos?
Também conhecida como Trataka, a yoga para os olhos traz alguns exercícios para ajudar na musculatura dos olhos, e por consequência, na saúde deles. Então vamos conhecê-la.
Nesse texto você vai ver:
Índice do Conteúdo
Atualmente, o uso de telas é algo extremamente comum em nossas vidas, seja no trabalho ou em casa. Normalmente usamos:
Com isso, acabamos forçando demais nossa visão, e por esse motivo, o uso dos óculos está se tornando cada vez mais comum, inclusive entre crianças.
Então, para diminuir um pouco o efeito negativo das telas, foi criada uma técnica chamada Trataka, ou yoga para os olhos, que ajuda a diminuir os efeitos do uso excessivo de telas. Com ela você consegue:
Além disso, a yoga para os olhos também ajuda na diminuição de dores de cabeça causadas pela tensão muscular dos olhos, melhorando significativamente a qualidade de vida.
Contudo, apesar de ajudar na saúde ocular, a yoga para os olhos não substitui os cuidados de um profissional, sendo assim, se sentir que precisa de acompanhamento, busque ajuda de um especialista.
Mas como fazer yoga para os olhos?
É muito simples!
Você só precisa se sentar confortavelmente, relaxar o seu corpo com algumas respirações profundas, e seguir para os exercícios. Aliás, assim como a yoga comum, a Trataka não tem restrição de idade, sendo assim, você pode tentar criar um momento ‘lúdico’ e fazer com seus filhos se quiser.
Então, vamos a alguns exercícios que você pode fazer para melhorar sua saúde ocular.
Saiba como os oráculos te ajudam a cuidar da sua saúde com os nossos especialistas!
Esse exercício é muito bom para fazer logo no início da sua prática, pois vai ajudar a relaxar os músculos dos seus olhos.
Primeiramente, esfregue suas mãos uma na outra até esquentar as palmas. Enquanto faz isso, mantenha os seus olhos fechados e faça respirações profundas.
Assim, suavemente, coloque as palmas da sua mão sobre suas pálpebras e permaneça nessa posição até sentir que suas mãos já não estão tão quentes. Então, ainda com os olhos fechados, repita esse processo por mais 3 vezes, no mínimo.
Sente-se confortavelmente com os olhos abertos, e então, pisque 10 vezes rapidamente.
Depois disso, feche os olhos e faça entre 5 e 6 respirações profundas, e então repita o processo 5 vezes.
Sente-se confortavelmente e coloque suas mãos em cima dos joelhos. Então, levante o braço direito na altura do ombro, e feche a mão deixando o polegar para cima (fazendo um sinal de positivo).
Mantenha o seu olhar fixo no seu dedão e faça, lentamente, dois círculos com o braço mantendo o olhar fixo no seu dedo e sem mexer a cabeça. Depois que fizer os círculos, descanse o braço e pisque 10 vezes, e então faça a mesma coisa com o braço esquerdo.
Depois faça o mesmo processo movimentando os seus braços na:
Sempre fazendo o descanso entre um lado e outro. Depois disso, posicione seu polegar bem na frente do seu rosto (na direção do nariz), e estique o braço, afastando-o e depois traga de volta para perto.
Primeiramente, sente-se com as pernas esticadas em frente ao seu corpo, e então, estique os braços para frente na largura dos ombros. Feche suas mãos e deixe os polegares para cima.
Agora, você vai alternar o seu foco entre diferentes pontos.
Melhore o foco também em sua vida desenvolvendo o seu autoconhecimento!
Para que esse exercício seja feito você precisa se sentar de frente para uma janela com visão para o horizonte. Então, mantenha seus braços juntos ao corpo e faça respirações profundas.
Assim, olhe para a ponta do seu nariz e concentre sua visão nele por 10 segundos. Depois olhe para as figuras do horizonte pelo mesmo tempo. Feche os olhos, relaxe por alguns segundos, e então, repita o exercício entre 10 e 20 vezes.
Assim como os outros exercícios, para esse você precisa se sentar confortavelmente e fazer algumas respirações lentas. Em seguida, levante o seu braço direito e deixe-o esticado bem em frente ao seu nariz.
Feche sua mão e deixe o polegar esticado apontando para cima e mantenha o seu olhar fixo no dedo.
Agora, comece a dobrar o braço devagar, levando o dedo na direção do seu nariz, até que o dedo encoste nele. Então, mantenha o dedo na ponta do nariz por alguns segundos e comece a esticar o braço, sempre mantendo os olhos focados no seu polegar.
Assim, repita esse processo por mais 4 vezes.
Contudo, além dos exercícios da yoga para os olhos, existem outras coisas que você pode fazer para cuidar da sua visão. Aí vão algumas dicas.
Cuidar da saúde dos nossos olhos é muito importante, principalmente para aquelas pessoas que passam muito tempo na frente do computador. Então, além de se consultar com um especialista você pode:
Enfim, agora que você já sabe como funciona a yoga para os olhos, é só incorporar essa prática na sua rotina, e você terá mais uma maneira para melhorar sua qualidade de vida. Até a próxima!
Saiba como o Tarot te ajuda a ter qualidade de vida com os nossos especialistas!
O estresse também pode afetar a saúde dos nossos olhos, então, conheça algumas dicas espirituais para se livrar do estresse.
O Tarot das Luas é uma vertente encantadora e mística do tarot, que conecta a…
Novembro: O Mês da Celebração do Seu Poder Querido(a) leitor(a), esta semana lunar oferece um…
Deixe seu comentário